Engajar colaboradores é uma missão e um grande desafio das empresas e é mais ainda trabalhosa quando pensamos fora dos escritórios e vamos também para as indústrias e para o famoso “chão de fábrica”.
Ter profissionais engajados é mais do que aqueles que fazem suas tarefas do dia a dia, mas sim aqueles profissionais que são realmente motivados e participativos em suas atividades, sejam individuais ou em grupo.
Investir em ações para engajar colaboradores é crucial para os resultados e, justamente por isso, vamos falar sobre o tema e te dar dicas para que você olhe para os funcionários da indústria. Acompanhe!
Engajamento e resultados
Como dissemos, profissionais engajados são muito mais do que aqueles executores de tarefas, mas sim aqueles que têm de fato um compromisso e uma espécie de laço com o trabalho que realizam.
É possível dizer que o engajamento vai além do que é estabelecido em contrato, mas tem também a ver com vínculos psicológicos e afetivos a partir das trocas existentes entre empresa e empregador.
O especialista em pesquisas organizacionais, Stephen Harding, definiu que o engajamento é constituído por 3 dimensões:
- Pensar: o profissional entende e aceita os objetivos, valores e estratégias estabelecidos pela empresa da qual faz parte.
- Sentir: o colaborador sente orgulho da organização, gosta do que faz e se sente pertencente a ela.
- Agir: o funcionário acredita e se sente bem em trabalhar em uma empresa, portanto, ele fará mais do que ações de rotina, mas sim dará maior esforço para que exista sucesso.
Investir em pessoas é crucial para a gestão de pessoas e um bom endomarketing, ou seja, estratégias realizadas para seu time interno faz toda a diferença para um ambiente mais saudável, colaborativo e produtivo. Engajar pessoas vai muito além de felicidade e ela dá grandes benefícios, como:
- Os colaboradores se tornam embaixadores da marca, sendo divulgadores espontâneos em qualquer ambiente em que ele esteja e conquistando outras pessoas;
- As lideranças passam a ser mais competentes;
- Aumenta a atração e retenção de talentos;
- Diminui-se os ruídos na comunicação interna;
- Melhora o clima organizacional;
- Alinha objetivos de empresa e colaborador.
Como engajar colaboradores nas indústrias? 7 dicas para seu negócio!
1. Tenha uma gestão de pessoas humanizada
Não adianta achar que as pessoas vão se engajar sozinhas se não existe cultura de pessoas e de valorização no negócio. Seja na fábrica ou nos escritórios, é preciso que exista uma política estrutura de gestão de pessoas para que ela funcione.
Essa cultura deve unir times de recursos humanos, marketing, líderes e quaisquer outros que façam parte desse círculo e devem ser os responsáveis pela implementação de ações entre necessidades de colaboradores e do negócio.
É preciso entender que é necessário enxergar os colaboradores como ativos humanos e não apenas como recursos operacionais dentro da indústria.
2. Tenha valores claros do negócio e contrate de acordo com o match
É preciso que as empresas tenham claro dentro do negócio quais são seus valores, missão e visão e é preciso que isso seja repassado para todos dentro do ambiente. Mesmo que existam profissionais muito bons tecnicamente, certamente eles não vão se encaixar se fugir completamente da cultura da empresa e, consequentemente, não irão se engajar no ambiente.
Portanto, saiba qual o guia do seu negócio e utilize essa base para contratações, treinamentos de soft skills e tenha os valores da empresa como norte inegociável da organização.
3. Defina metas que façam sentido
Para que os colaboradores estejam engajados no seu trabalho é essencial que eles se sintam desafiados, mas que não vejam que é impossível realizar seus desafios. Muitas vezes as organizações traçam metas surreais, o que faz com que as pessoas se desmotivem e deixem de entregar o seu melhor, causando frustração e sobrecarga.
Entender o papel de cada profissional e traçar objetivos que façam sentido para o crescimento individual e no negócio não pode ser deixado de lado quando falamos em engajar pessoas.
4. Invista em comunicação interna
Uma das grandes frustrações dos colaboradores, especialmente quando não são aqueles que estão dos escritórios e que não atuam com computadores o dia todo, é que não existe comunicação interna definida, fazendo com que as informações não cheguem a todos.
Esse é um dos grandes desafios dos negócios e é preciso que as empresas invistam em comunicação interna para que ela de fato seja eficaz e chegue aos colaboradores. Lembre-se que comunicação interna é muito mais do que e-mails prontos, mas sim toda uma estratégia para que as pessoas realmente saibam o que acontece na organização.
5. Tenha plano de carreira e invista nas pessoas
Mesmo que o colaborador adore sua função, não dá para esperar que ele fique motivado e engajado por muito tempo se ele não enxerga futuro em seu ambiente de trabalho, certo?
Por isso, é crucial engajar pessoas e investir em cada uma delas e em seu futuro com a organização. Isso se dá através de planos de carreiras claros, trilhas de desenvolvimento, treinamentos e possibilidades de crescimento do colaborador.
Lembre-se que aqui é muito mais do que aumentar porcentagem no salário de acordo com o tempo. Ainda que dinheiro seja importante, o emocional e a valorização do profissional faz toda a diferença para os talentos, portanto, investir em pessoas e em seu crescimento é crucial.
6. Dê feedbacks e ouça colaboradores
Ninguém melhor do que os próprios profissionais para dizer o que está funcionando ou não em um negócio, por isso, é importante entender como eles se sentem e isso faz diferença em cada parte do processo.
Ouça as pessoas, desenvolva pesquisas de satisfação e faça com que o colaborador saiba que sua voz faz diferença no desenvolvimento das estratégias.
Mais do que isso, dê também retorno através de feedbacks para as pessoas para que elas entendam qual seu momento com o negócio e tenham oportunidades de se desenvolver para estarem sempre alinhadas aos objetivos da indústria.
7. Desenvolva lideranças
Pessoas engajadas precisam de boas lideranças para suportarem seu desenvolvimento e caminhada dentro de um negócio. Sendo assim, se sua indústria quer desenvolver pessoas, é preciso olhar para os líderes.
São esses os “guardiões da cultura”, que empoderam colaboradores e que são as melhores pontes entre empresa e empregador.
Engajar colaboradores não é uma tarefa fácil, mas quando existem planos e cultura na empresa ela se torna mais palpável e os resultados são extremamente positivos em todos os setores.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o tema, reflita: como seu negócio está olhando para colaboradores e quais dessas ações podem ser melhoradas ou implementadas em seu cenário? Aproveite que falamos sobre desenvolvimento de pessoas, conheça mais da nossa plataforma e saiba como ela pode te ajudar através da educação corporativa!