O e-mail marketing é uma das estratégias mais populares do Marketing Digital e, por este motivo, há uma variedade de modelos de e-mail marketing que podem ser utilizados em diferentes etapas da Jornada de Compra do cliente. Continue a leitura e saiba mais.
Segundo estudos realizados pela Content Marketing Institute, agência de Marketing de Conteúdo, em 2020, o e-mail marketing apresenta resultados satisfatórios.
A pesquisa aponta que 31% dos profissionais da área de marketing para empresas no modelo B2B acreditam que as newsletters são a melhor forma de cultivar leads.
Também segundo dados do instituto, 87% das equipes de marketing consideram o e-mail marketing o principal canal de captação orgânica de leads.
Ou seja, em conjunto com outras estratégias de Marketing Digital, resulta no aumento de conversões.
Para entender melhor como aplicar a cultura do e-mail marketing no seu negócio e aumentar seu engajamento, fique com a gente até o final da leitura!
- O impacto do e-mail marketing
- 8 modelos de e-mail marketing
- O e-mail marketing pode alavancar suas vendas!
O impacto do e-mail marketing
O e-mail marketing tem um enorme impacto nos resultados das marcas, principalmente em relação ao retorno financeiro.
Com a utilização de modelos de e-mail marketing específicos, você consegue criar um relacionamento com o cliente.
Sendo assim, este tipo de conexão é muito importante para nutrir o lead durante a Jornada de Compra. E também para continuar incentivando sua interação com a empresa mesmo após a realização de uma compra.
Veja outros benefícios que sua empresa pode ter com a utilização de dos modelos de e-mail marketing:
- Maior e melhor troca de informações;
- Melhor direcionamento do tráfego;
- Ações personalizadas;
- Aumento da receita;
- Nutrição de leads.
Portanto, entender sobre a força do e-mail marketing é crucial para o sucesso em todas as ações de marketing que deseja realizar no seu negócio.
8 modelos de e-mail marketing
Cada situação é diferente, por este motivo o e-mail marketing é uma estratégia pautada na personalização do atendimento.
Ela garante ao cliente um diálogo único e diferenciado, para que ele sinta maior identificação com a marca.
Dessa forma, é possível acreditar que quanto mais específico for o e-mail em relação à Jornada de Compra, mais efetivos são os resultados.
Separamos 8 modelos de e-mail marketing para você e seu time aplicarem no planejamento de marketing, veja:
Boas-vindas
O e-mail marketing de boas-vindas é fundamental para iniciar uma relação simpática com o cliente.
Ele pode ser utilizado no momento em que o usuário assina uma newsletter ou fornece o e-mail em troca de algum material gratuito.
O intuito deste e-mail é conduzir o lead através da Jornada de Compra sem forçar uma venda direta, utilizar promoções ou argumentos desse tipo.
É um modelo leve e – quase – despretensioso.
Conversão
O modelo de e-mail marketing para a conversão de leads é feito com o envio de ofertas e conteúdos relacionados.
Se o usuário buscou pelo conteúdo de perfumaria, é justo que a equipe de marketing nutra esse lead com mais informações a respeito do mesmo assunto.
Com isso é possível gerar autoridade e imputar um desejo no possível cliente.
Este tipo de modelo de e-mail marketing apresenta muitos resultados positivos e maior engajamento dos usuários.
Promocional
No e-mail promocional são enviados cupons de desconto, ofertas em destaque, dicas de produtos e conteúdos especiais em datas sazonais.
Black Friday, aniversário, Dia dos Namorados e outras datas comemorativas são uma ótima oportunidade para resgatar clientes.
Além de cativar um pouco mais os usuários que ainda estão conhecendo a marca.
Transacional
O e-mail marketing transacional envia uma mensagem específica relacionada a alguma transação.
Com a utilização de plataformas automatizadas, é possível programar e-mails para usuários que realizaram compras.
Neste e-mail é importante constar todas as informações importantes sobre a aquisição do consumidor e assegurar a ele uma experiência satisfatória e transparente.
Informativo
O e-mail informativo reúne referências a respeito da marca, novidades do ramo, tendências mundiais e até mesmo algumas ofertas. No entanto, ele busca se distanciar de propagandas muito agressivas.
Este é um dos tipos de modelos de e-mail marketing mais comuns no dia a dia das empresas B2B.
É um e-mail simples, leve e altamente informativo, com conteúdo relevante que desperta o desejo do cliente em saber mais sobre seus parceiros comerciais.
Dicas de eventos, livros e outras referências culturais também costumam ser assunto para e-mails marketing informativos.
Especial
Um dos modelos de e-mail marketing mais queridos dos comerciantes.
As datas especiais como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e tantas outras fervem o mercado e aquecem a economia de uma forma excepcional.
Por este motivo, investir na automação de e-mail marketing que atue nessas datas ajuda muito no aumento de vendas e no engajamento do público.
O melhor ponto é que são datas comemorativas majoritárias. Ou seja, nem é necessário um estudo tão aprofundado a respeito do público.
Sempre foram datas excelentes para o comércio físico e agora no eletrônico demonstra o mesmo potencial.
E-commerce
Este tipo de e-mail marketing pode trabalhar com duas frentes principais: a venda e o pós-venda.
Alguns sites conseguem identificar o lead que entrou no site, visualizou algumas páginas, mas deixou de realizar uma compra ou interação com a marca.
Neste caso, um e-mail marketing com as promoções no e-commerce da empresa, destacando produtos vistos por este lead é muito eficiente.
Esta é a primeira frente em que pode-se utilizar este modelo.
A segunda situação é o pós-venda.
É super válido continuar nutrindo o cliente mesmo após ele já ter efetuado uma compra.
Neste momento, baseado nos dados que a empresa já possui deste cliente e em relação às aquisições que ele já fez, é possível traçar um perfil mais efetivo.
Ao continuar com o contato durante o pós-venda ofertando produtos semelhantes, descontos exclusivos e trazendo as novidades, as possibilidades de uma nova compra aumentam.
Retenção
O e-mail marketing para recuperar algum lead que entrou no site, selecionou produtos para o “carrinho de compras” mas não finalizou.
É importante tentar buscar este cliente, pois a sua desistência pode ter alguns motivos.
Este modelo de e-mail marketing apresenta muitos resultados positivos, uma vez que concede descontos nos produtos selecionados e traz um diálogo personalizado.
O e-mail marketing pode alavancar suas vendas!
No Marketing Digital, a composição de ações e estratégias para atrair clientes e gerar interesse neles é fundamental para o sucesso da marca.
É impossível imaginar uma empresa nos dias atuais que deixe de trabalhar com esta solução.
Entretanto, alguns negócios que estão em crescimento desconhecem o poder do Marketing Digital bem estruturado para o seu empreendimento.
Por isso tenha em mente que utilizar o e-mail marketing é uma forma de manter uma comunicação coesa e próxima de seus clientes. Por isso, invista nesse processo.
Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de mais estratégias que ajudam a desenvolver seu negócio!