Fluxos de automação: entenda como ajuda seu negócio

Fluxos de automação

Os fluxos de automação são utilizados para realizar ações tendo como base o comportamento do usuário. Dessa forma, é possível manter um contato mais personalizado com seu público. Continue a leitura e saiba mais.

A demanda de trabalho em todas as áreas do mercado aumentou de maneira assustadora. 

Com isso, os fluxos de automação começaram a ganhar espaço entre as maiores empresas do país. Tudo isso para promover maior agilidade e eficiência no dia a dia das equipes.

Uma ajuda sempre cai bem. Por este motivo que há muitas organizações trabalhando com sistemas automatizados no processamento de dados e geração de relatórios.

Sendo assim, podemos considerar os fluxos de automação um serviço revolucionário no mercado digital. Ele possibilitou a criação de mais estratégias de marketing e formas de captar clientes pela internet

Portanto, se você ficou interessado em saber mais, continue com a gente que iremos explicar melhor. Boa leitura!

O que são fluxos de automação?

Os fluxos de automação tem como objetivo melhorar os processos do cotidiano de qualquer tipo de empresa. Isso tendo como base a análise do comportamento com o público. 

Basicamente, com este tipo de sistema, é possível automatizar atividades antes realizadas manualmente por funcionários, como:

  • Envio de e-mail marketing;
  • SMS com informações relevantes;
  • Cadastros;
  • Follow up de cliente no pós-venda;
  • Geração de relatório.

Neste ponto, a maior vantagem da automatização de processos é diminuir o tempo de trabalho das atividades mais demoradas. 

Além de aumentar a capacidade de planejamento das equipes, uma vez que ficam livres de procedimentos burocráticos e rotineiros. 

Mas, o que se ganha com a automação? A resposta é simples, clientes engajados e maior assertividade em ações e campanhas de marketing.

Como os fluxos de automação podem ser usados? 

Para a utilização dos fluxos de automação é necessário buscar a melhor ferramenta para o seu negócio.

Cada equipe funciona de uma forma e possui tarefas específicas, tarefas essas que devem ser realizadas de forma automatizada.

Por este motivo elas precisam ser bem definidas para que a automação consiga realizar cada etapa corretamente.

O objetivo que se pretende alcançar também é fundamental para o planejamento de estratégias eficazes que incluam a automação na rotina da empresa. 

Normalmente, quando adotado, este recurso consegue melhorar alguns índices em relação ao lead, veja:

  • A atração de mais clientes por meio de campanhas de marketing;
  • Personalização do contato com cada lead;
  • Melhor nutrição de leads que buscam soluções no seu negócio;
  • Conversão de leads;
  • Engajamento de clientes;
  • Retenção.

Ou seja, adotando esse tipo de estratégia, é possível melhorar os resultados e aumentar as chances de venda e pós-venda.

Modelos de fluxos de automação

Existem alguns modelos prontos que ajudam muito na hora de trabalhar na construção do relacionamento com o cliente. Para então o conduzir à alguma ação do seu interesse. 

Conheça os modelos de fluxos de automação e veja qual pode ser utilizado no seu negócio:

Boas-vindas

O e-mail marketing de boas-vindas é muito importante e também possibilita várias abordagens. 

Desde as mais simples até aquelas mais complexas com assuntos massivos. Vai depender do seu cliente.

Quando um usuário entra na sua página ou site e fornece o e-mail em troca de alguma informação é fundamental dar boas-vindas à ele. 

É uma maneira de iniciar uma conexão bacana e espontânea com seu possível cliente.

Utilizando fluxos de automação é possível programar este e-mail para cada novo cadastro, assinatura ou apenas informação que entrar por meio dos canais digitais.

Download de ofertas

Este e-mail marketing ajuda no progresso do lead dentro da jornada de compra. 

A partir do momento que você tem a informação de algum conteúdo que o cliente se cadastrou para receber, envie mais e-mails com o mesmo tipo de assunto.

Se o usuário entrou no seu site e forneceu o e-mail para baixar um e-book sobre alimentação saudável, envie um e-mail com outros materiais que possam impressionar.

Ao automatizar a geração de mensagens com base em ofertas já aceitas pelo cliente, você consegue o direcionar por meio do funil de vendas para as próximas etapas.

Teste gratuito

Quando o cliente solicitar a avaliação gratuita disponibilizada pela sua empresa de algum sistema Saas ou software, mande e-mails durante o período de teste para auxiliar o usuário no manuseio.

Neste caso, vale enviar vídeos de demonstração, e-book de manual de instruções, dicas de uso, formas de otimizar a usabilidade e funções especiais que ficam disponíveis com a assinatura paga.

Este tipo de automação pode ser realizada assim que o cliente solicitar a versão gratuita. Dessa forma, sua empresa promove suporte a qualquer hora e lugar.

Fluxo de trabalho para a criação de leads

Se sua empresa trabalha com redes sociais e blogs, pode utilizar fluxos de automação para atrair clientes de acordo com o conteúdo que costumam consumir. 

Ao saber sobre assuntos que seus leads demonstram interesse, é possível enviar e-mails automatizados com mais conteúdos sobre o que já foi lido por ele.

Dessa maneira, você consegue aprofundar em temas específicos e ofertar a ele mais do que gosta

Com esse tipo de ação, memórias comparativas são criadas na mente do lead. Que pode lembrar da sua marca na ocasião que precisar de soluções para o tema que estava lendo.

Exemplo: se o seu lead está consumindo conteúdo sobre vida animal. Ao automatizar e-mails sobre o assunto, você induz ele a optar pela sua marca na hora da compra da ração do pet dele.

Engajar clientes inativos

Este modelo é válido para tentar fisgar aquele cliente que já passou pela sua empresa, mas que não voltou mais a interagir. 

Como, por exemplo, os leads que cadastraram e-mail no site e não acessaram mais e os que já realizaram compras mas não voltaram.

Assim como aqueles que utilizaram a avaliação de teste gratuita mas não assinaram o plano pago.

Para essas pessoas, vale automatizar e-mails com as novidades da marca, com assuntos diferentes e com ofertas e cupons. 

O intuito é resgatar esse cliente para que volte a interagir com a empresa e realize alguma nova compra.

Resgatar carrinho abandonado

Não raro as pessoas entram no site da marca, colocam vários itens no carrinho e não concluem a compra. 

Para isso, este modelo de automação de e-mail marketing tenta trazer este cliente para que ele possa finalizar a aquisição do carrinho.

Neste caso, é válido enviar descontos dos itens escolhidos, avisar que os preços baixaram, oferecer cupons de desconto, frete grátis, entre outros. 

Há diversas possibilidades que podem ser trabalhadas neste modelo.

Compras realizadas

Para aqueles clientes que já compraram da sua marca e ainda continuam interessados, invista em e-mails recorrentes com ofertas e cupons de desconto.

Isso funciona muito para e-commerces e empresas do varejo, pois tem como objetivo fisgar novamente o cliente antes que ele se torne uma conta inativa.

Reabastecer

Se o seu produto for relacionado a combustíveis ou alimentação, pode ser que investir em e-mails automatizados com avisos para o abastecimento seja uma solução interessante. 

Muitas marcas de máquinas de café por cápsulas trabalham dessa forma.

Automatize seu e-mail para personalizá-lo quanto a quantidade de produtos adquiridos e o tempo estimado para que aquela compra acabe. 

Assim, você consegue estar presente nos melhores momentos do cliente: o da necessidade.

Principais recursos dos fluxos de automação

Para trabalhar com fluxos de automação é necessário alguns recursos. 

Com eles, você consegue aplicar a ferramenta no seu negócio e ter tranquilidade quanto às tarefas realizadas pela equipe no gerenciamento dos leads.

Veja quais são os principais recursos:

  • Agendamento e modo de espera: o software utilizado deve trabalhar com avisos de agendamentos e modo de espera programado. Dessa forma, ele funciona justamente na data e hora que for definida como adequada;
  • Entrada e saída: para iniciar qualquer fluxo de automação é necessário definir as interações de entrada e saída dos leads. Pode ser durante eventos, para liberação de materiais, listas ou características do perfil. As interações definem o planejamento de toda a automação do fluxo;
  • Sequências dos e-mails: os e-mails enviados devem ser calculados de acordo com a Jornada de Compra da sua empresa. Dessa forma, o cliente recebe os e-mails certos no momento ideal e pode ser induzido a ações diversas;
  • Rotear leads: entender suas mudanças de comportamento e adequar a automação de acordo com esse levantamento. Com isso é possível realizar ações com os contatos que já estão na base;
  • Gerenciar leads: para saber se o lead está qualificado para a equipe de vendas ou não é válido utilizar um recurso que identifique, dentro do sistema, essa condição. O gerenciamento de leads analisa quais já percorreram etapas importantes da Jornada de Compras e quais ainda estão parados;
  • Integração com Customer Relationship Management (CRM): é super importante integrar o fluxo de automação ao sistema de relacionamento com o cliente por meio do CRM. Dessa forma, a interação e acompanhamento melhora os processos de venda e comerciais.

Trabalhe com mais tranquilidade e eficiência!

A verdade é que ao utilizar os fluxos de automação você e sua equipe podem focar no que é mais importante. 

Tudo isso enquanto e-mails marketing são gerados e enviados estrategicamente. O resultado alcançado com a automação de e-mails é surpreendente.

Para atingir esse patamar, busque conhecer bem seu público e tome atitudes pensando em como melhorar a experiência de todos.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Não perca as publicações do Marketing para Indústria e fique por dentro de outras estratégias para alavancar seu negócio!