A automação de vendas surge como uma solução para melhorar o desempenho das equipes comerciais e deixar os ruídos no passado. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre o assunto.
Alguns processos manuais ineficientes demandam muito tempo e nem sempre geram resultados positivos para o seu negócio.
Pensando nisso, as empresas optam por automatizar alguns desses métodos para otimizar o atendimento.
E também o gerenciamento das vendas por meio de estratégias que diminuem o trabalho do vendedor e melhoram seu desempenho.
O objetivo aqui é aumentar a produtividade de toda a equipe oferecendo mais tempo para que os profissionais se dediquem aos leads qualificados.
Leia até o fim e entenda tudo sobre a automatização dos processos de venda e como os aplicar nos modelos B2B da indústria.
- O que é automação de vendas?
- Principais benefícios da automação de vendas
- Diferença entre automação de marketing e automação de vendas
- Tipos de automação de vendas
- Como automatizar o processo de vendas
- O melhor para os melhores!
O que é automação de vendas?
A automação de vendas auxilia o time comercial a ter mais agilidade e, consequentemente, aumentar a produtividade de todas as etapas da venda.
Dessa forma, os profissionais conseguem ter mais foco em outras abordagens com os possíveis clientes.
Vale lembrar que o contato e o relacionamento com as pessoas não é automatizado.
O papel da automação é lidar com os processos burocráticos e repetitivos necessários para a qualificação dos leads.
Ele atua na interação da empresa com este lead a partir do momento que há uma troca de informações.
O processo de automação entra em ação quando o usuário fornece algum dado, como e-mail, por exemplo.
Essas informações são oferecidas em troca de algum material didático e promove um conjunto de ações que buscam gerar interesse e desejo neste lead.
A tecnologia utilizada reconhece que este lead está voltando mais vezes ao site e recebendo bem os outros incentivos como o e-mail marketing, por exemplo.
Dessa forma, a automatização realiza todo esse percurso do usuário e o classifica em um possível consumidor.
Principais benefícios da automação de vendas
Com as ações mais burocráticas e repetitivas sendo realizadas de forma automatizada o vendedor pode se concentrar em criar abordagens personalizadas.
Isso com informações necessárias para apostar na investida.
Portanto, há inúmeros benefícios ao se adotar essa estratégia para melhorar o desempenho da equipe de vendas, veja alguns:
Melhor custo-benefício
O custo-benefício da automação de vendas é muito vantajoso para as empresas.
Ela evita a necessidade de equipes comerciais enormes, com muitas pessoas trabalhando em todos os processos.
Dessa forma, com um time reduzido, porém focado, e utilizando sistemas de automação de vendas, é possível obter melhores resultados.
Ações estratégicas ampliadas
Os leads que não se qualificam ficam pelo caminho.
Ou seja, os vendedores não ficam perdendo tempo atendendo e tirando dúvidas de clientes que não possuem interesse o suficiente para realizar a compra.
Portanto, esses profissionais têm acesso aos possíveis consumidores quando eles apresentam dados o suficiente em relação ao interesse e desejo que têm na empresa.
Otimização do ciclo de vendas
O próprio sistema realiza a alimentação de informações nos bancos de dados que são utilizados pela equipe comercial.
Portanto, há uma maior agilidade nos processos de vendas. Onde os vendedores só assumem o contato, de fato, nas últimas etapas do funil de vendas.
Melhores resultados
Os resultados melhoram à medida que a automação de vendas é implementada e administrada pelas equipes comerciais.
A taxa de vendas aumenta porque os leads qualificados são trabalhados de maneira personalizada e humanizada.
Muitos clientes valorizam a experiência de venda ao consumir algum produtos de empresas que, ainda, não conhecem.
Evita perda de negócios
No B2B as transações são fundamentais para o fechamento de uma venda.
Entretanto, os clientes também são mais exigentes. Portanto, a falta de contato pode facilmente fazer com que desistam de uma negociação durante o processo de venda.
Com um sistema que não permite o esquecimento de nenhum contato é possível garantir um acompanhamento adequado de cada um. E com isso evitar a perda de negócios e receita.
Diferença entre automação de marketing e automação de vendas
Apesar de ser uma tarefa que apresenta melhores resultados se utilizadas juntas, a automação de marketing e a de vendas são diferentes.
A automação de marketing visa nutrir o lead até que ele seja considerado pronto para ser enviado ao time comercial.
Ou seja, quando ele se torna um Marketing Qualified Leads.
Já a automatização de vendas tem como objetivo trabalhar com os contatos que já foram qualificados pela equipe de marketing
Com isso ele utiliza suas próprias ferramentas para “ter certeza” de que este lead é, realmente, qualificado para o primeiro contato.
Neste caso, a automação de vendas busca pelo Sales Qualified Lead.
Apesar disso, como dito anteriormente, são ações muito parecidas e que funcionam perfeitamente bem quando estão sendo utilizadas juntas.
Tipos de automação de vendas
A automação de vendas no B2B, e em outros modelos de negócio, é dividida em alguns tipos.
Eles priorizam algumas características em detrimento de outras para suprir as necessidades de cada empresa.
Veja quais são esses tipos e qual pode ser utilizado para o seu negócio:
Leads e contatos como prioridade
Neste caso, o sistema de automação busca entender se o lead apresenta alguma necessidade ou interesse de comprar algum produto da empresa. Isso sem uma abordagem comercial.
A partir desta análise, os leads melhores qualificados são enviados à equipe de vendas.
Distribuição de oportunidades de vendas
O sistema de automação seleciona os leads qualificados e direciona para os vendedores de forma organizada e equilibrada.
Isso para que nenhum dos vendedores se sintam sobrecarregados ou tenham que lidar com leads que não apresentam interesses reais.
Follow Up
Acompanhar clientes, lembrar de compromissos e reuniões não é uma tarefa fácil para os vendedores que precisam manter contato de maneira constante.
Por este motivo, existe um sistema de automação focado no Follow Up.
Neste caso, ele auxilia no agendamento e lembrete dos acompanhamentos necessários para manter o interesse do lead.
Relatórios de vendas
Os sistemas de automação reúnem os dados necessários e são capazes de gerar relatórios de vendas.
Esses informes promovem um direcionamento para que os vendedores tenham ideia de como está o desempenho da equipe em relação às metas.
Dessa forma, fica mais fácil entender se as ações estão ou não agregando resultados positivos.
Geração de propostas
Uma ação tão simples e corriqueira agora também pode ser automatizada. Essa tarefa é muito comum, mas também demanda tempo e dedicação dos profissionais.
Os sistemas de automação são capazes de gerar propostas e orçamentos de acordo com as informações que recebem ao longo da interação com o cliente.
Como automatizar o processo de vendas
Para automatizar as vendas do seu negócio é necessário seguir algumas etapas.
Com elas é possível desenvolver uma estratégia bem planejada e que auxilie a melhorar os resultados da empresa.
Veja quais:
- Conheça o público-alvo e desenvolva personas, se precisar;
- Crie um funil de vendas focado no segmento B2B: qual será o topo, meio e fundo de acordo com as necessidades da empresa;
- Tenha os processos de venda bem definidos;
- Escolha uma ferramenta de automação que supra a demanda da indústria;
- Faça uma revisão das informações e as acompanhe;
- Otimize os processos com a ferramenta escolhida.
Ferramentas de automação de vendas
Há diversas ferramentas de automação de vendas criadas com propostas diferentes, mas com o mesmo objetivo.
A meta principal aqui é otimizar os processos de venda e auxiliar no aumento da produtividade das empresas.
Conheça alguns:
HubSpot
Oferece estatísticas de taxa de desempenho e conversão nos canais digitais e lead scoring de cada usuário.
MailChimp
Ferramenta focada no envio de e-mails marketing e integração com redes sociais.
Active Campaign
Além de uma interface facilitada, também é focada nas estratégias de marketing geográfico.
Autopilot
Automatiza processos de nutrição de leads e e-mail marketing.
O melhor para os melhores!
A automatização das vendas é fundamental para aumentar a produtividade do setor comercial e qualificar os leads que chegam da equipe de marketing.
Dessa forma, é possível criar abordagens mais assertivas e personalizadas.
Com isso, sua empresa consegue se desenvolver de maneira assertiva e garantir resultados positivos.
Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro das novidades do setor!