Omnichannel na Indústria: o que é e como aplicar

Omnichannel

Valorizar a experiência de compra é uma tendência muito real atualmente para os clientes de diversos segmentos. E, dentro dessa realidade, surge a necessidade de se aplicar a estratégia de Omnichannel. Saiba mais no conteúdo a seguir.

Com o Omnichannel diversos canais de comunicação são interligados para melhorar a experiência de consumo dos clientes e derrubar barreiras entre o online e o offline. 

Essa convergência, que ocorre do digital para o físico, tem se revelado uma ótima forma de agradar o público e possibilitar opções variadas na hora de consumir os produtos de uma empresa.

O varejo e as indústrias já entenderam essas novas demandas e estão utilizando muito essa estratégia para fidelizar o consumidor com processos de compra inovadores. Aplicar esse método é sucesso garantido.

Continue a leitura e saiba tudo sobre Omnichannel e como aplicar na sua indústria!

O que é Omnichannel?

O Omnichannel é caracterizado pelo uso interligado e simultâneo de diversos canais de comunicação de uma mesma marca.

Ele tem como objetivo melhorar a relação entre o mundo online e offline, de tal forma a proporcionar uma nova experiência de compra ao consumidor.

A origem da palavra Omnichannel é uma mistura do latim com o inglês, que resulta no significado “todos os canais”. 

Apesar disso, sua funcionalidade é muito diferente, levando em consideração que não se resume  apenas em “possuir diversos canais de comunicação operando”. 

Ele, necessariamente, precisa interligar esses canais de forma otimizada, a ponto de derrubar as barreiras que separam on e off. 

Vale lembrar que essa interação entre marca e público ocorre por meio de:

  • Landing pages;
  • Sites;
  • Redes Sociais;
  • Atendimento presencial;
  • Atendimento online;
  • Catálogos digitais;
  • Catálogos físicos;
  • E-mail marketing;
  • Tablets nas lojas físicas;
  • Totem de atendimento;
  • Entre outros.

Diferença entre Omnichannel e Multichannel

Como dito anteriormente, o Omnichannel não se baseia apenas em diversos canais da mesma marca, visto que essa definição já existe e se chama Multichannel.

Entretanto, há diferenças significativas entre esses dois conceitos.

Diferenças essas que podem mudar toda uma estratégia de experiência do consumidor e valorizar ou não formas inovadoras de compra e venda. 

Confira a diferença entre elas:

Multichannel

O prefixo “multi” significa múltiplos e sintetiza a ideia de múltiplos canais de comunicação no marketing. 

No Multichannel, a marca possui diversos canais de comunicação, como lojas físicas, aplicativos de venda e redes sociais. Entretanto, isso não significa que todos eles estejam interligados. 

Os vendedores da loja física não sabem quanto se vende no aplicativo ou quem comprou, por exemplo. Portanto, podemos dizer que há, inclusive, uma competição entre esses canais.

A loja física tem preferência pela compra física e o aplicativo oferece condições inovadoras para que consiga vender mais no digital.

Omnichannel

No Omnichannel também se trabalha com diversos canais de comunicação. Porém, eles estão conectados para melhorar a experiência de compra do cliente. 

O consumidor pode utilizar o aplicativo para verificar a disponibilidade do produto em estoque, conseguir as promoções digitais e ainda realizar a retirada na loja, ou realizar a compra online dentro da loja física e solicitar a entrega em casa.

Note que neste caso, não há uma competição entre os canais, pois a estratégia determina que ocorram de maneira simultânea e eficiente. 

Esta é a diferença entre o Omnichannel e o Multichannel.

Benefícios do Omnichannel 

As empresas começaram a notar que a integração de diversas formas de comunicação com seus clientes estavam começando a render mais vendas.

Há muitos benefícios na adoção desta estratégia e listamos as três principais, veja:

Aumento da coleta de dados

Como a estratégia une diversos canais de comunicação e plataformas, a coleta de dados durante as compras aumenta exponencialmente. 

Durante o período pandêmico, muitas empresas ofereceram diversas formas para que seus clientes pudessem continuar consumindo.

Alguns realizavam compras pelo aplicativo e retiravam nas lojas, outros optavam pela entrega em domicílio e ainda havia algumas lojas com opções de drive thru.

Para isso, os dados eram recolhidos e armazenados.

Essas informações são importantes para a personalização de novas campanhas, uma vez que são amplamente utilizadas para estudo comportamental dos consumidores e perfilamento das ações de marketing.

Reconhecimento da marca

A presença online é importante para a visibilidade de qualquer marca, por este motivo a estratégia Omnichannel também promove o maior reconhecimento de uma empresa nos meios digitais. 

Normalmente, para chegar ao cliente, é necessário criar planos para os captar de algum lugar. 

Este ponto costuma ser as redes sociais e os blogs com conteúdo relevante.

Após o conhecimento da marca e sua capacidade de unir o digital e o físico, as pessoas começam a se interessar mais e notam as vantagens de se conectar com a loja tanto pelo aplicativo quanto pelo presencial. 

No Inbound Marketing se combina diversas estratégias para buscar este cliente e o fazer reconhecer essas ações, por exemplo. 

E aos poucos é possível construir e conquistar uma reputação efetiva, que vai gerar leads qualificados para a compra.

Fidelização do cliente

Oferecer ao cliente múltiplas formas e oportunidades de compra é criar experiências inovadoras. 

O consumidor gosta de sentir que está no controle, pesquisar preços, avaliar as melhores opções e poder contar com diversas formas de pagamento e de retirada.

Garantir essa “liberdade” ao cliente desperta um sentimento de satisfação. 

Certamente, um cliente satisfeito realiza outras compras da mesma empresa, pois ele já entende os benefícios que ela oferece.

Portanto, a estratégia Omnichannel também auxilia na fidelização do cliente, melhorando a experiência de compra e garantindo muitas opções para cada demanda.

Como o Omnichannel funciona na Indústria

A estratégia Omnichannel também é muito benéfica para a indústria, ainda que seu modelo de negócio majoritário seja o B2B

Independente do segmento ou tamanho da negociação, o cliente sempre tem os mesmo anseios e desejos em relação à compra.

No B2B, a utilização de diversos canais de comunicação integrados impacta em diversos setores, como o de vendas, marketing, cadeia de suprimentos e logística. 

Até mesmo compras complexas necessitam de tecnologia e integração para garantir mais segurança aos fornecedores e clientes. 

Veja como o Omnichannel funciona na indústria:

Quebra de barreiras geográficas

A logística já quebrou muitas barreiras geográficas ao longo dos anos, entretanto, com múltiplos canais de comunicação, ficou ainda melhor

O cliente pode ter acesso à empresa digitalmente, em qualquer região, e realizar uma negociação segura.

A compra pode ser realizada através do digital e entregue por meios comuns – sem a necessidade de conversar com algum atendente ou encontrar pessoalmente na hora da retirada.

Histórico de relacionamento com o cliente

A coleta massiva de dados no âmbito industrial auxilia no relacionamento com o cliente. 

Um histórico completo, com informações relevantes de compra e comportamento desse consumidor, melhora a forma de se negociar com ele – e quais propostas é possível apresentar.

Integração de sistemas

A integração dos sistemas de informação é muito importante para o setor industrial.

O aplicativo que realiza a venda de produtos e equipamentos deve estar conectado com o estoque que, por sua vez, está integrado aos sistemas de gerenciamento.

Com todas essas cadeias de informação interligadas, o processamento dos produtos fornecidos se torna mais efetivo e reduz o número de erros.

O futuro está na diversificação e inovação oferecidas ao cliente!

A tecnologia está modificando, diariamente, a maneira como as pessoas se relacionam e consomem. 

As empresas que desejam continuar competitivas no mercado e com alto valor rentável, precisam se atualizar constantemente.

A estratégia Omnichannel é possível e demonstra ser muito eficaz na captação e retenção de clientes em todas as áreas do varejo.

E continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de assuntos essenciais para sua indústria!