PDM (Product Data Management): como otimizar a produtividade da sua indústria

PDM

Product Data Management (PDM) é um recurso utilizado para organização de dados, por meio dele é possível desenvolver produtos de forma eficiente. Entenda como essa ferramenta pode ser aplicada na sua indústria.

O fato do marketing digital avançar muito rápido obriga muitas empresas a procurarem novas ferramentas para melhorar o seu negócio e obter mais retorno.

O PDM faz parte dos recursos que agregam muito valor, sendo parte fundamental para quem trabalha com dados.

Essa é uma área de negócios que realiza toda a ordenação e centralização de dados de um empreendimento, em especial de seus produtos.

Sabemos que trabalhar com informações é preciso em qualquer empresa, principalmente quando o assunto é a melhoria no desempenho e nos processos. Por isso, acompanhe o conteúdo e saiba mais.

O que é PDM (Product Data Management)

Product Data Management (Gerenciamento de Dados do Produto) é o processo de administrar as informações de produtos e todos os procedimentos que têm relação com o seu andamento de modo geral. 

Essa é uma ferramenta essencial para que seu negócio possa se desenvolver e faz com que as analises feitas tenham uma gestão adequada. Além de que, o sistema pode ser acessado por diferentes aplicativos e equipes. 

De uma forma mais técnica, algumas funções presentes no PDM são:

  • Requisitos;
  • Modelos de produtos;
  • Instruções de manufatura;
  • Informações de peças;
  • Medidas;
  • Fornecedor ou vendedor;
  • Preço de custo;
  • Projetos em CAD.

A finalidade dele é registrar e reunir informações para que as áreas de engenharia, design e tecnologia possam identificar erros e assim pensar em melhorias. 

Após a coleta, esse material é usado para aprimorar o produto e também sua gestão de ciclo de vida, conhecida como Product Lifecycle Management. Esse procedimento vai desde a concepção até sua fase final.

Gerenciamento de processos é a parte que integra os fluxos de trabalho como, por exemplo, o processo de aprovação de uma nova criação. 

Enquanto o gerenciamento de dados cuida do controle da estrutura e suas devidas partes, além de classificar componentes e documentos. 

Inicialmente o PDM foi criado para áreas técnicas de desenvolvimento de produtos. Porém, na atualidade ele tem sido empregado por outros departamentos, como o de marketing e compras.

Qual a importância do Product Data Management?

Visando uma correta gestão de metadados, e outros recursos relacionados com a elaboração de produtos desenvolvidos dentro de uma empresa, o PDM é de muita utilidade para os engenheiros.

Isso pois ele armazena os modelos tridimensionais dos objetos criados..

Ao analisarmos de um ponto de vista mais amplo, percebemos que os dados são parte crucial na criação de um novo item. Sendo assim, esse material traz percepções de usuários e soluções que podem ser empregadas

O PDM também ajuda a evidenciar a necessidade da persona e indica o que a empresa precisa entregar, visando a satisfação do usuário final. 

Podemos ver que o Product Data Management possui uma capacidade de unir diversas competências, desde as mais técnicas até as mais comportamentais

Os benefícios de um PDM

Um sistema de PDM faz a verificação de dados para saber como o produto está se saindo e é acessível para todos os colaboradores que estão no projeto. 

Além disso, assegura um armazenamento protegido e também possui garantia para a privacidade da empresa.

Outros benefícios que podemos destacar, são:

  • Diminui tempo e custo de desenvolvimento;
  • Utiliza dados reais e atualizados;
  • Possui visibilidade para mitigação de riscos;
  • Reduz atividades que não possuem valor agregado.

Afinal, como o PDM otimiza a produtividade?

Grande parte das falhas nas grandes organizações está ligada a um mau planejamento e gestão da informação.

Muitas empresas concordam que a melhoria da coordenação interna de todo o departamento ajuda na otimização da produtividade. 

O PDM otimiza essa ponta devido a possibilidade de ordenar diversos elementos em um único lugar, automatizando todo o trabalho. 

O Product Data Management integra diversas áreas dentro da empresa e isso faz com que o trabalho seja feito com um objetivo em comum. 

Uma comunicação interpessoal, feita com eficácia, reflete no aumento do desempenho, facilita a disseminação de informações e amplia a rentabilidade. 

Com esse sistema sua empresa possui boas chances de crescimento de maneira orgânica. Implementar tecnologias para melhorar a qualidade do fluxo em diferentes departamentos é um fator determinante para evitar ruídos.

A relação do PDM com o marketing

Para obter progresso no marketing digital é fundamental uma boa organização, para melhorar a comunicação e gerar mais leads

No marketing digital já existe outra frente do PDM, chamada de PIM (Product Information Management). 

O PIM trabalha com dados focados apenas no marketing, o que o torna essencial para o digital. Isso porque ele junta esses elementos com informações importantes para campanhas.

Invista no Product Data Management e veja sua empresa crescer!

O Product Data Management é uma peça fundamental para a relação entre empresas e produtos. 

Por meio dele é possível fazer o gerenciamento das informações para auxiliar os funcionários que estão ligados diretamente nisso. Ele se faz fundamental no mercado digital

Conseguimos perceber que as áreas de marketing e vendas têm muito a crescer usando o PDM como base principal.

Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro das novidades para sua indústria!