Mais importante do que vender produtos é conquistar clientes, afinal, sem eles não há vendas. Mas como conquistar clientes? Esta não é uma tarefa fácil.
Algumas estratégias são bem conhecidas como oferecer brindes personalizados, mas existem muitas outras.
Sendo assim, neste artigo vamos mostrar as principais formas de conquistar clientes em 2022. Confira!
- Conhecer o público alvo
Atrair clientes já dá certo trabalho às organizações. Conquistá-los é tarefa ainda mais árdua, porém não é impossível.
Assim, o primeiro passo é conhecer seu cliente ideal, sua persona. Isto é, trace um perfil de quem é seu cliente ideal. Crie um personagem que representa esse cliente. Para isso, utilize as seguintes informações:
- Nome;
- Local onde mora;
- Qual é a profissão;
- Idade;
- Quais são seus hobbies, etc.
Quanto mais informações reunir para criar a sua persona, melhor. Então, utilizando esses dados, é possível desenvolver estratégias para conquistar clientes oferecendo exatamente o que ele precisa em produtos, serviços e brindes personalizados.
- Atendimento de qualidade
De nada adianta sua empresa ter o melhor produto, uma loja bonita e o atendimento não ser bom. A qualidade do atendimento é importante tanto para negócios físicos quanto digitais. Na verdade, para os digitais, o atendimento é ainda mais importante.
Por isso, é essencial investir em treinamento da equipe para oferecer o melhor atendimento com cortesia e simpatia.
Além disso, o atendente deve saber exatamente qual produto oferecer ao cliente e ao mesmo tempo deixá-lo à vontade enquanto olha os demais produtos.
Outro ponto crítico é saber atender às reclamações e resolver os problemas. Lembre-se de que uma divulgação negativa pode impactar suas vendas, ainda mais em tempos de internet.
- Utilize a internet
É comum ver empresas na internet oferecendo seus produtos ou serviços, sempre com o objetivo de vender. No entanto, a internet também pode e deve ser utilizada para atrair e conquistar clientes.
Através dela pode-se empregar várias estratégias, como o marketing de atração, inclusive com baixo investimento. Veja algumas.
- Tenha um blog
Um blog serve para atrair clientes, educá-los através de conteúdos relevantes e criar autoridade. Além disso, uma pesquisa da agência de SEO Hedgehog Digital constatou que 93% dos brasileiros costumam realizar pesquisas na internet antes de realizar uma compra.
Portanto, a pesquisa faz parte da jornada de compra do cliente e ele chegará até o seu blog graças a produção de conteúdo e materiais ricos, além das técnicas de SEO.
- Técnicas de SEO
Na internet a concorrência pela atenção do cliente é alta. Por isso, técnicas de SEO devem ser utilizadas em seu site/blog para que ele apareça nos mecanismos de busca como o Google.
Dessa forma, seu site/blog precisa estar otimizado, através de estratégias como:
- Uso de palavras-chave;
- Rápido carregamento da página;
- Ter design responsivo;
- Publicar conteúdos relevantes e de qualidade
- Otimizar tanto os textos quanto as imagens;
- Fazer link building.
Outra forma de conquistar clientes é através de perfis nas redes sociais.
- Perfil nas redes sociais
Todo mundo gosta de compartilhar conteúdos interessantes nas redes sociais. Sendo assim, quanto mais conteúdo de qualidade e interessante sua empresa publicar nas redes sociais, mais chances de um deles viralizar e ser compartilhado por milhares de pessoas.
Outra tática é incentivar que os clientes marquem o perfil da empresa em suas publicações ao compartilharem conteúdo sobre seu produto/serviço.
- Ofereça brindes personalizados
Brindes personalizados fazem parte de uma estratégia para atrair, fidelizar e conquistar clientes. Quando bem executada pode gerar bons resultados para a organização e estreitar o relacionamento com os clientes.
Dessa forma, você pode enviar amostras grátis, oferecer uma experiência de degustação ou enviar brindes personalizados com a marca da empresa para seus clientes.
- Networking
Independente do negócio, ter uma boa rede de contatos colabora para o crescimento do negócio. Assim, você pode trocar informações, indicações e contribuições com integrantes da sua rede.
Nesse sentido, esteja presente em grupos do Facebook e também no Linkedin. No entanto, preze pela qualidade em detrimento da quantidade.
Conclusão
A verdade sobre conquistar clientes é que não há uma fórmula ou uma receita que funcione para todo tipo de negócio. Mesmo aquelas que servem para todos, tem seus pontos de ajuste.
Sendo assim, apresentamos neste artigo as principais formas de conquistar clientes em 2022. A internet, com certeza é a grande aliada nesse sentido pois atende tanto a negócios físicos quanto digitais.
Além disso, através da internet, existem várias formas de conquistar clientes como o envio de brindes personalizados, produção de conteúdo de qualidade, criar um blog, estar presente nas redes sociais e muito mais.
Portanto, conheça o seu público e comece a implementar as estratégias para conquistar clientes hoje mesmo.