Ao adotar uma boa estratégia de marketing, as chances de um negócio alcançar uma melhor performance crescem exponencialmente, ainda mais quando essas táticas estão alinhadas ao segmento específico de um negócio e do seu público a ser conquistado.
O que é válido tanto para o mercado físico como ao digital, já que em ambos cenários existe a necessidade de saber como se conectar com o público, adotando estratégias que possam destacar os seus serviços, levando a uma melhor performance.
E da mesma forma em que existem diversos segmentos de mercado, existe também uma pluralidade de estratégias possíveis de serem adotadas, cada uma voltada a um campo comercial específico. Tudo de acordo com as expectativas de sua audiência particular.
Sendo o caso de uma empresa de automação de portões, cujos serviços estão voltados para um público que esteja em busca de uma maior qualidade de segurança, ou então de um restaurante, cujas ações trabalham para oferecer pratos rápidos e saborosos.
E para cada tipo de anseio visualizado no mercado é possível encontrar uma estratégia de marketing desenvolvida justamente para agradar tal audiência, otimizando assim os resultados comerciais por quem trabalha com esse tipo de oferta ao público.
Mas para que seja possível adotar as melhores estratégias de marketing, primeiro é preciso compreender melhor como funciona esse tipo de conceito.
Do que se trata o marketing?
Derivação da palavra market, mercado em inglês, o termo marketing está voltado a ideia de manter o mercado em movimento, sendo possível adaptar esse espaço comercial para as demandas levantadas pelo seu público dentro de um período específico.
Uma ideia que deve ser então trabalhada não apenas pelo time de marketing de uma empresa, sendo necessária a contribuição dos mais diversos setores possíveis de se encontrar em uma companhia, entre eles:
- Vendas;
- Produção;
- Recursos humanos;
- Atendimento.
Cada um deles têm as suas ações influenciadas pelas ações de marketing de uma empresa, já que se trata da adoção de estratégias que podem modificar todo o método de atuação de um negócio, permitindo até mesmo a migração para o campo digital
E nesse sentido, trabalhar a fundo com a aplicação de um bom plano de marketing pode fazer com que tal empreendimento possa ter acesso a uma série de benefícios durante sua gestão, entre eles:
- Melhor segmentação de mercado;
- Ações mais flexíveis;
- Determinação adequada de preços;
- Melhor desenvolvimento de produtos e serviços.
Tudo a fazer com que uma companhia saiba como melhor gerenciar os serviços, o que no caso de uma administração de construção civil deve passar por decisões financeiras, comerciais e também aquelas associadas ao marketing da empresa.
Permitindo assim um alcance de maior destaque para tal negócio, o que pode incluir também uma melhor performance de vendas. E para que seja possível alcançar tamanha performance, é importante saber como melhor elaborar essas estratégias.
Criando uma boa estratégia de marketing
Se o sucesso de um negócio pode estar atrelado à adoção ao marketing, então é importante saber como criar uma boa estratégia nesse sentido, o que pode passar pelas seguintes etapas:
Definição de público
Cada empresa costuma lidar com um perfil distinto de audiência, como é o caso de um climatizador evaporativo voltado ao público industrial e um aparelho celular voltado ao público atento às novas tecnologias.
Cada audiência possui suas características distintas, sendo importante estudar esse grupo, permitindo a criação de um perfil que facilite a adoção de certas estratégias comerciais, como pode ser feito com o auxílio de uma persona de marketing, por exemplo.
Conhecendo o mercado
Além do público almejado, é importante analisar o campo ao qual essa audiência se encontra, o que engloba tanto a situação do mercado como a performance dos seus concorrentes, diretos ou indiretos.
A partir desse estudo se torna mais fácil desenvolver práticas que levem ao seu destaque, acompanhando o cenário ao qual seu negócio pode estar alinhado.
Definição de metas
Além de olhar para o exterior, é importante também ter atenção ao que ocorre nas dependências internas de um empreendimento, definindo quais são as metas a serem alcançadas por tal negócio.
Seja em relação a uma performance de vendas ou qualquer outro tipo de desempenho que possa estar associado ao destaque a ser obtido por quem trabalha com a produção de uma banqueta inox piscina, por exemplo.
Ao olhar para esses tópicos essenciais, público, mercado, empresa e concorrentes, já é possível dar início ao desenvolvimento de uma estratégia de marketing que ajude um negócio a se destacar.
Sendo esse tipo de prática que torna possível empresas de diferentes ramos obterem uma melhor performance. Alguns cases de sucesso que podemos citar são?:
- Havaianas;
- Magazine Luiza;
- Dove;
- Itaú;
- Netflix.
Empresas de ramos distintos e que podem servir de inspiração para quem busca desenvolver uma melhor estratégia de marketing a ser adotada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.