Os benefícios dos chatbots proporcionam crescimento e desenvolvimento para empresas de inúmeros segmentos do mercado. Sendo assim, os assistentes virtuais ganharam cada vez mais espaço no mundo empresarial nos últimos anos, a ponto de hoje serem parte fundamental no planejamento estratégico das organizações.
O crescimento do uso de chatbots pelas companhias é nítido e reflete em números. Segundo a pesquisa de Grand View Research, realizada em abril de 2021, a utilização de chatbots deverá ter o crescimento de aproximadamente 24,9% até o ano de 2028 no mundo.
No Brasil o aumento do número de chatbots em empresas também está aumentando. Um exemplo disso, são os dados divulgados pelo Sistema Brasileiro de Bots. Segundo a última análise feita, a quantidade de bots no país passou de 60 mil no início de 2020, para 101 mil em setembro do mesmo ano, significando um aumento de 68%.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste conteúdo. Através dele você vai saber quais são os benefícios dos chatbots para diversos setores sociais. Fique conosco!
Quais os benefícios dos chatbots?
Antes de analisarmos as vantagens que os chatbots proporcionam para as empresas, vamos entender um pouco sobre esses robôs que estão fazendo a diferença no serviço de atendimento aos clientes.
Para resumir, os chatbots são softwares altamente intuitivos, programados para interagir com as pessoas de maneira semelhante aos humanos. Através das tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e PLN (Programação de Linguagem Natural), esses robôs conseguem manter diálogos coerentes, seja por mensagem de texto ou voz.
No entanto, para que os chatbots consigam desempenhar um serviço de melhor qualidade, é necessário que o banco de dados do bot seja nutrido com uma base de conhecimentos. A partir dessas informações os chatbots poderão realizar os atendimentos com todo o potencial esperado.
Agora que você já entendeu o que é um chatbot e seu funcionamento, veja os benefícios que esses robôs levam às empresas.
Agilidade no atendimento
Sem dúvidas essa é uma das principais vantagens. Os chatbots conseguem prestar atendimentos de maneira muito mais ágil do que os atendentes humanos. Também podem atender vários clientes simultaneamente, fazendo com que o tempo de espera em uma fila seja diminuído.
Atendimento personalizado
Enviar para um banco de dados as informações relevantes dos clientes,absorvidas durante os atendimentos, é uma das principais características dos chatbots. Esses dados podem ser utilizados pelo próprio bot para prestar um atendimento personalizado, oferecendo produtos de acordo com o gosto do consumidor.
Automatização do atendimento
Os chatbots respondem de maneira dinâmica, com personalidade e naturalmente aos clientes, sem necessitar da ajuda de um atendente humano. E esse atendimento pode ser feito a qualquer hora do dia, em variadas plataformas.
Integração com diversos canais de comunicação da empresa
Esse benefício é capaz de expandir o diálogo dinâmico, preciso e amplo, atendendo com eficiência desde a ansiedade e a pressa dos jovens até o detalhamento necessário à compreensão dos mais velhos em sites, blogs ou redes sociais.
Redução de custos
Com os chatbots tomando conta dos atendimentos automatizados, sem precisar de auxílio dos atendentes humanos, a empresa economiza gastos com mais funcionários. Sendo assim, a sua equipe consegue se dedicar a outras tarefas mais complexas que somente os humanos conseguem fazer.
Portanto, através de suas características, os chatbots inteligentes são capazes de interagir com o público em muitos canais digitais, compartilhar a base de conhecimento, promovendo diálogos coerentes e totalmente espontâneos, conquistando cada vez mais clientes e apresentando, assim, muitos resultados positivos para sua empresa, seja qual for o segmento.
Os chatbots em vários setores empresariais
Como citamos anteriormente, os chatbots já são peças fundamentais para as estratégias de crescimento das organizações. Por isso, eles estão em diversos segmentos empresariais, gerando ótimos resultados. Abaixo, alguns dos setores em que os bots estão sendo utilizados. Acompanhe.
Comércio eletrônico
O comércio eletrônico, ou E-commerce, foi um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Muito devido à pandemia, os pedidos aumentaram consideravelmente e um grande número de lojas virtuais tiveram que ampliar os atendimentos. E para que esse trabalho seja desenvolvido com maior eficiência,evitando grande tempo de espera, os chatbots são essenciais.
Para esse setor, os chatbots geram redução de custos , pois possuem o controle de todo o processo até o fim. Também proporcionam a diminuição da margem de erro, mas caso ocorram, são mais fáceis de serem identificados e corrigidos o quanto antes.
Além disso, os bots garantem um atendimento ágil e eficaz, ocasionando um aumento no número de atendimentos. O chatbot está sempre online em diversos canais de forma simultânea, preparado para atender os consumidores a qualquer horário e dia da semana.
Com os bots, os níveis de intermediação de logística ficam simplificados. Isso porque é possível diminuir o número de colaboradores em cada um dos processos. Algo que também representa menos custos.
E por fim, os chatbots ainda podem realizar pesquisas de satisfação em sua loja virtual. Ferramenta importante para analisar a confiança e satisfação de seus clientes.
Setor imobiliário
Nesse setor, o chatbot ajuda a encontrar leads qualificados para o seu negócio. Assim, você pode se dedicar ao trabalho de engajamento daqueles clientes mais inflexíveis.
Para o setor de imóveis, o mais indicado é que os chatbots estejam presentes nas seguintes etapas: reconhecimento, interesse, conversão e qualificação. Com os bots envolvidos nessas fases, os corretores só ficam concentrados na parte final, no fechamento do negócio.
Setor de viagem e hotelaria
Os chatbots , nesse setor, podem oferecer a resolução de consultas em tempo real. Os clientes conseguem comprar passagens e reservar hotéis através de chatbots, em um atendimento ágil e eficaz.
Um chatbot para viagens pode enviar notificações alertando a hora do seu voo, check-in e até mesmo sugerir pontos turísticos e atrações do determinado destino. Além disso, o bot pode atender o cliente, passar as informações básicas, como preços dos quartos e finalizar o pedido na mesma hora.
Durante o atendimento, o assistente virtual também pode dar opções do que o cliente quer encontrar dentro do frigobar, lembrar sobre os recursos disponíveis dentro dos quartos, como wi-fi disponível, TV fechada e a possibilidade de agendar a visita da camareira para fazer a organização do quarto. E tudo isso pelo Whatsapp, de forma rápida e eficiente.
Setor de educação
Os chatbots no ensino podem deixar os processos organizacionais mais ágeis, diminuindo custos, permitindo investimentos em novas estratégias, ampliando a capacidade de trabalho dos profissionais.
Além de todas essas vantagens, os bots ajudam a potencializar o aprendizado dos alunos e podem proporcionar cursos dinâmicos através do whatsapp.
Setor Bancário
O setor bancário utiliza os chatbots para facilitar a comunicação entre a instituição e os clientes. Nesse caso, os bots auxiliam na diminuição da burocracia e as típicas filas de espera. também respondem dúvidas dos clientes, passam informações sobre pagamentos, faturas, continuam atendimentos a partir de outras interações anteriores, dão conselhos sobre finanças ao usuário e muito a mais.
Setor de entretenimento
Aguçar a curiosidade daqueles que buscam por entretenimento é fundamental para que a cada dia eles se sintam mais próximos e satisfeitos com a praticidade para encontrar algo que procuram
Os games com a interação da realidade virtual, simulando competições em diversas áreas ou aventuras fascinantes, encantam as gerações que vão chegando sem saber como era o mundo antes da era digital.
Com chatbots, as experiências podem ser cada vez mais individualizadas a partir de um software que cria, segundo alguns parâmetros, atividades personalizadas de acordo com a solicitação e sentimento das pessoas.
Setor de Saúde
Os chatbots no setor de saúde proporcionam organização e eficiência com menores gastos. Com a implementação de um bot, os pacientes podem ser atendidos a qualquer horário, sem fila de espera, com uma conversa humanizada, tanto para tirar uma simples dúvida quanto para marcar e agendar consultas ou exames.
É importante ressaltar que o chatbot faz um filtro de atendimentos, deixando para os médicos, enfermeiras e servidores administrativos situações específicas.
Algumas das vantagens ficam bem evidentes com o uso de chatbots, como o fim das filas, a emergência mais rápida e eficiente, os documentos e prontuários sempre à disposição e as requisições e resultados de exames passam a ser recebidos pelo paciente por sms, e-mail ou mesmo por whatsapp.
E por esses mesmos canais são encaminhados novamente ao médico que avalia os exames ,as receitas com objetividade e agilidade, sem que o paciente precise sair de casa.
Outra função dos bots para esse setor, é facilitar o conhecimento aos usuários.Um exemplo de sucesso é o chatbot da InBot, Dr. Wilson, que passa informações sobre diversos temas relacionados a área da saúde.
Processo eleitoral
Os chatbots ainda são novidade nos órgãos públicos. Durante as eleições o serviço do chatbot pode ser de verificar a situação eleitoral dos cidadãos, emissão de certidão , de quitação, resolução de dúvidas e consulta a respeito do local de votação. Tudo isso, é claro, de forma automatizada.
A tecnologia InBot pode ajudar você
Como você pôde perceber, os chatbots estão em diversos setores sociais e são importantes ferramentas de comunicação e desenvolvimento das instituições. Entretanto, é preciso investir em uma tecnologia avançada, eficaz, que entregue um chatbot capaz de suprir todas as suas necessidades.
A InBot é uma empresa referência no mercado de bots. Desde 2001 desenvolve assistentes virtuais para grandes empresas de diversos segmentos do mercado, sempre apresentando ótimos resultados.
Os chatbots da InBot possuem a mais alta tecnologia. Eles são personalizados, equipados com IA e PLN, fornecendo diálogos coerentes aos clientes. Não é à toa que nossos chatbots possuem números atraentes. Dentre eles estão:
- NPS de 92%,
- Redução de mais de 60% no TMA
- 35% de conversão
- 70% de retenção de clientes
- ROI de R$100 milhões .
Portanto, não importa o tamanho e nem o segmento de seu negócio. A InBot possui diversos planos de atuação e pode ajudar você!