O UX Design vai muito além de layouts que deixam o site da sua empresa atrativo. Com ele, você garante que os usuários tenham uma experiência única. Quer saber como isso funciona na prática? Continue lendo!
O mercado de UX Design tem chamado a atenção de empreendedores de diversos segmentos. Essa área tem um grande potencial de fazer com que os usuários se sintam motivados com a apresentação da sua empresa.
Criar uma plataforma que encanta o leitor é uma tarefa trabalhosa e exige diversos testes até encontrar uma fase final satisfatória. Mas ter esse cuidado traz feedbacks positivos sobre a experiência do usuário.
Você é um desses empreendedores que querem entender como essa área funciona? Então leia os próximos tópicos para saber como pode começar a aplicar as técnicas agora mesmo!
- O que é UX Design?
- Quais são os benefícios do UX Design?
- Qual a diferença entre UI Design e UX Design?
- Principais elementos do UX Design
- Aplicando o UX Design na prática
- Hora de aplicar o UX Design no seu negócio!
O que é UX Design?
As siglas “UX” vêm do termo “User Experience”, que em tradução livre significa “experiência do usuário”.
Quando falamos em “UX Design” (ou “User Experience Design”), nos referimos a toda vivência que uma pessoa tem com determinado produto ou serviço da sua empresa.
Para desempenhar essa função, é necessário que o profissional que atua nessa área seja estratégico. Por isso, busque entender com clareza os problemas e necessidades dos usuários, bem como seus objetivos e limitações.
Intuitividade e organização são apenas algumas palavras que descrevem esse trabalho. Tenha em mente que nesse processo o cliente deve vir em primeiro lugar.
Quais são os benefícios do UX Design?
Aplicar o UX Design no seu negócio pode ser bastante vantajoso. Confira abaixo os principais benefícios alcançados por empreendedores que possuem essa área em suas empresas:
Conquistar leads
É comum encontrar outras marcas fornecendo um produto, ou serviço, similar ao seu.
A concorrência é alta no mercado e cada detalhe faz a diferença quando o assunto é conquistar leads.
Abrir um site em que as imagens não carregam rapidamente ou onde as informações estão escondidas é desconfortável.
Isso pode fazer com que a pessoa desista de seguir com seus planos de conhecer mais a marca.
Ter um espaço com dados de fácil acesso, botões funcionais e elementos gráficos bem pensados é mostrar ao usuário que sua empresa se importa com ele. Dessa forma, cada novo visitante é um potencial cliente.
Apoia o SEO
Motores de buscas, como o Google, tem o objetivo de fornecer as melhores respostas de forma rápida. Ao procurar por uma palavra-chave, é feito o rankeamento das melhores opções para o usuário.
Quando o UX Design é utilizado de forma correta em um site, os buscadores de pesquisa enxergam esse domínio como uma opção viável. Para isso é levado em consideração;
- Páginas com bom tempo de carregamento;
- Adaptação a todos os dispositivos móveis;
- Uso de anúncios intrusivos;
- URL amigável.
Ao seguir esses critérios, o Google, e demais ferramentas de consulta, garantem uma rastreabilidade adequada para o seu site, caso ele esteja fornecendo uma boa experiência para o usuário e tenha o conteúdo certo.
Clientes fiéis
Pessoas gostam de boas experiências de consumo. Com isso em mente podemos concluir que: um site adequado e que se preocupa com a vivência dos visitantes é para onde eles voltam quando desejam realizar novamente a compra.
Afinal de contas, ela navegou tranquilamente pelo local e encontrou todas as respostas que precisava. Isso é um grande passo para fazer com que aquele consumidor sinta confiança em retornar a sua empresa.
Qual a diferença entre UI Design e UX Design?
O User Interface Design, mais conhecido como UI Design, é o profissional que estrutura o layout das plataformas online do seu negócio. O seu trabalho é fundamental e serve como complemento para o trabalho do UX Design.
O foco do UI Design é utilizar o visual para impactar de forma positiva o visitante do site. Ele cuida de aspectos como: cores que passam a mensagem da marca, imagens adequadas e, principalmente, uma interface intuitiva.
Assim, de forma resumida, a diferença entre um e outro é: o UI Design se compromete em fazer uma estrutura visual pensada para a persona da empresa. Já o UX Design torna essa criação funcional para todos.
Principais elementos do UX Design
Agora você sabe o que é, quais são os benefícios e a diferença entre um UX Design para um UI Design. Chegou a hora de mostrarmos os principais elementos que permitem que a experiência do usuário seja inesquecível.
Velocidade do carregamento
Pode até parecer besteira para algumas pessoas, mas o tempo de espera para uma página carregar conta muitos pontos para que a experiência do usuário seja boa.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em 2018, 53% dos usuários de mobile abandonam páginas que demoram mais de 3 segundos para carregar.
Isso faz parte da cultura de rapidez que estamos vivendo. As pessoas não querem esperar para ter suas dúvidas atendidas e se o seu site demorar para responder, elas procuram outro.
Conteúdo
Definitivamente o conteúdo é um dos elementos dos quais você deve se preocupar quando está montando um site perfeito para seus clientes e leads.
É necessário que todos os seus materiais forneçam valor para o usuário, que vê neles uma chance de resolver os problemas que estão enfrentando.
Mas lembre sempre, para que suas criações prendam a atenção do leitor é preciso desenvolver uma estrutura que as comporte de forma adequada.
Pense na página como um todo, escolha imagens que façam sentido e insira elementos visuais que ajudem a compreender o assunto como um todo.
Design
Nesse ponto, tanto o UX Design quanto o UI Design devem trabalhar em conjunto.
Ter uma página bonita e atrativa não é sinônimo de qualidade. Colocar elementos demais, como muitas imagens ou botões por todos os lados, faz com que o site fique poluído.
Esse é um aspecto que não queremos quando se trata da experiência do usuário, que pode ter dificuldades para encontrar a informação que precisa.
Por isso, é muito importante contar com os serviços de profissionais de UI Design para estruturar todo o layout da sua página. Assim como, analisar quais informações são essenciais ou não.
Aplicando o UX Design na prática
O ponto de partida para você aplicar o UX Design no seu negócio é pensar sempre nos clientes dos seus produtos ou serviços.
Sem sombra de dúvidas eles são um dos ativos mais importantes para a sua empresa conquistar cada vez mais espaço no mercado.
Ter empatia com todos esses indivíduos colabora com o desenvolvimento de páginas funcionais, responsivas e que garantem uma boa experiência.
Assim, é de extrema importância que você esteja apto a aprender constantemente e ter inteligência de mercado para colocar toda a sua expertise em prática.
Uma boa dica é aplicar pesquisas com os usuários do site da sua empresa. Dessa forma você consegue analisar os pontos de incômodo, planejamento e melhorias com toda a sua equipe.
Hora de aplicar o UX Design no seu negócio!
Como vimos, a experiência do usuário no site da sua empresa conta muito para que ele sinta confiança e escolha permanecer com você.
Aplicar esse processo não é uma tarefa simples, por isso tenha em mente que testes são necessários para criar um ambiente ideal para seus clientes.
Sendo assim, busque aprender sobre sua persona e escute os feedbacks que aparecem com o tempo. Dessa forma, sua marca desenvolve o tom de voz ideal para conquistar seu espaço.
Gostou de conhecer o UX Design? Continue acessando o nosso blog e aprenda mais sobre diversos modelos de negócio!