Por meio do Mobile Marketing é possível interagir, engajar e estimular o usuário a comprar os seus produtos ou serviços. Quer saber como isso funciona? Acompanhe o artigo.
Não marcar presença na internet é um erro que pode trazer péssimos resultados para o seu negócio. Afinal, grande parte das pessoas utiliza esse meio para fazer praticamente tudo, inclusive compras online.
Além disso, você precisa pensar na importância da conexão entre marca e consumidor. Leve sempre em consideração as ações que podem beneficiar a venda dos seus produtos.
O Mobile Marketing é uma estratégia que pode te ajudar. Isso porque ela é uma soma de ações voltadas para dispositivos como celulares e tablets.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse método? Acompanhe este conteúdo!
- Para começar: o que é Mobile Marketing?
- Os principais benefícios do Mobile Marketing
- As melhores ações de Mobile Marketing para a sua empresa
- Como implementar o Mobile Marketing no seu negócio
- Inclua o Mobile Marketing na sua estratégia!
Para começar: o que é Mobile Marketing?
Como o próprio nome sugere, Mobile Marketing é um conjunto de estratégias de marketing focado em dispositivos mobile, como smartphones, tablets, smartwatch, entre outros aparelhos móveis.
São ações de divulgação feitas com o intuito de fazer com que leads – também conhecidos como potenciais clientes – e consumidores atuais de uma empresa interajam com ela.
Pensando que hoje em dia é quase impossível se deparar com alguém que não tenha um dispositivo móvel, investir nesse tipo de estratégia pode ser bastante vantajoso para o seu negócio.
Os principais benefícios do Mobile Marketing
Para comprovar que o investimento em Mobile Marketing vale à pena, separamos abaixo os principais benefícios alcançados por empreendedores que utilizam esse conjunto de estratégias.
Mais pessoas estão comprando via mobile
Segundo o Índice Global de Compras Digitais, divulgado em junho de 2021, o Brasil é líder quando o assunto é compras no ambiente digital.
O estudo, elaborado pela Cybersource em conjunto com a PYMNTS.com, apontou que cerca de 30% das compras feitas no ambiente online foram realizadas por dispositivos móveis.
Se destrincharmos esse dado, o número de brasileiros que adquiriu algum produto via mobile foi de 20%, enquanto aqueles que compraram pelo computador, 10%.
Isso significa que o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para fazer compras online tem crescido.
Os anúncios são segmentados por geolocalização
Segmentar anúncios por região não é uma tarefa simples, porém, é extremamente importante.
Isso ocorre principalmente se você possui um negócio local (um restaurante, por exemplo) e precisa atrair somente o público que está próximo do seu estabelecimento.
A boa notícia é que encontrar o público-alvo do seu negócio pode ficar mais fácil com o Mobile Marketing.
Grande parte dos dispositivos móveis possuem GPS, que se torna um grande aliado daqueles que querem investir nessa prática.
O motivo: com a segmentação correta, todos os seus anúncios podem ser exibidos para usuários que estejam perto da sua empresa – rua, bairro, entre outros locais.
Os aplicativos são verdadeiros parceiros
Hoje em dia os aplicativos se tornaram uma carta na manga de qualquer empreendedor que queira alavancar as vendas de seus produtos e serviços.
Isso tem uma boa justificativa: essas plataformas podem ser utilizadas como canais de comunicação e marketing. Conectando marcas e consumidores.
Assim, usar esse meio para estabelecer um ponto de contato com os seus potenciais clientes é uma ótima forma de criar uma relação duradoura com eles.
Posteriormente, essa relação pode ser desenvolvida para estágios finais do funil de venda.
Comunicação rápida e eficiente
Você é aquele tipo de pessoa que olha o celular assim que recebe uma notificação? Ou prefere manter o aparelho do seu lado e ir atualizando as notícias várias vezes ao dia? Saiba que você não está sozinho.
Diversas pessoas mantêm seus dispositivos móveis por perto e, por esse motivo, você deve começar a utilizar o Mobile Marketing agora mesmo. Dessa forma a interação e a comunicação com o seu público se torna mais rápida e eficiente.
Com uma simples mensagem você pode avisar os seus clientes sobre uma nova promoção em seu site, com descontos imperdíveis.
As melhores ações de Mobile Marketing para a sua empresa
Por ser um conjunto de estratégias, o Mobile Marketing traz várias ações que podem ser implementadas na sua empresa.
Separamos as 4 ações mais populares e eficazes para implementação desse método. Veja abaixo:
Site responsivo
Não é nada agradável acessar um site pelo celular ou tablet e se deparar com imagens sem foco, links quebrados e demora no carregamento.
Para que uma ação de Mobile Marketing seja realmente efetiva, você precisa ter um site responsivo.
Em outras palavras, o layout da sua página online deve se adaptar a todas as telas possíveis – nesse caso em especial, dos dispositivos móveis.
Isso garante que a experiência do usuário seja realmente boa, além de que é uma tática para que a sua empresa tenha um bom ranqueamento nos principais motores de busca.
SMS Marketing
Se o Mobile Marketing fosse um jogo de futebol, certamente o SMS Marketing seria um dos principais atacantes do seu time.
Com essa ação, você garante melhores taxas de entrega das informações relevantes da sua empresa, bem como maior conexão com os usuários.
No entanto, um ponto de atenção que deve ser levado em conta é o volume de envio das mensagens.
Mandar muitas notificações por dia é considerado uma marca invasiva, correndo o risco de perder um público.
Sendo assim, a dica é realizar pesquisas com os seus usuários para entender melhor como aderir a essa prática.
Outro ponto interessante, é sempre usar um CTA (Call to Action). Com ele os usuários que recebem as mensagens são levados a outra etapa do processo de compra.
E-mail marketing
Seja para desktop ou dispositivos móveis, o e-mail marketing é uma das melhores ações para considerar na sua estratégia de Mobile Marketing.
Para obter bons retornos com essa ação, é fundamental desenvolver conteúdos relevantes para sua persona .
Aqui, é necessário entender as dores do leitor e propor um material que responda a esses aspectos.
Para ter sucesso ao utilizar esse método, siga algumas orientações como:
- Construa uma lista de contatos;
- Segmente os assuntos;
- Defina sua estratégia;
- Faça análise de resultados;
- Realize testes.
QR Code Marketing
O QR Code é um código de barras 2D, do qual o usuário utiliza a câmera do celular para escanear um código e ser direcionado para um conteúdo digital.
Com o QR Code Marketing, você consegue levar os seus leads, e consumidores atuais, de forma rápida e segura para um conteúdo, ou até mesmo promoção, que faça sentido para ele naquele momento.
É a conexão do mundo offline com o online.
Como implementar o Mobile Marketing no seu negócio
Se você quer ter sucesso com o Mobile Marketing, é fundamental seguir boas práticas de aplicação.
Isso ajuda a evitar problemas com os seus leads ao mesmo tempo que contribui com o alcance de resultados positivos.
Se comunique apenas com aqueles que derem permissão
No marketing digital, especialmente quando se trata de Mobile Marketing e toda comunicação com os seus clientes, é muito importante ter o consentimento deles para enviar um e-mail ou um SMS.
Ser intrusivo e insistir em enviar mais mensagens do que o necessário pode ter efeitos negativos para o seu negócio. Portanto, sempre peça a permissão antes de enviar qualquer informação aos seus consumidores.
Trate o usuário como ele merece ser tratado
A era do marketing em que só pensava em produtos e serviços acabou. Atualmente, a área está muito mais focada em pessoas e nas experiências que elas têm com determinada marca.
Sabendo disso, é fundamental entregar algo de valor para os seus usuários, como conteúdos de relevância e uma missão por trás de cada ação adotada no Mobile Marketing.
Dessa forma o cliente fica feliz por ter uma conexão com a sua empresa e você conquista resultados duradouros.
Ofereça as melhores vantagens
Alguns aplicativos de entrega enviam notificações de cupons de desconto para os seus usuários. Muitas vezes eles se sentem atraídos por aquela informação e fazem a compra diretamente na plataforma.
Essa estratégia é extremamente vantajosa, tanto para a empresa quanto para o usuário que recebe o benefício. Isso pois a mensagem convida o cliente a acessar novamente o app.
Por isso, a recomendação é sempre oferecer as melhores vantagens para os seus leads e consumidores estabelecidos. Dessa forma, eles acessam mais vezes o site da sua empresa.
Nunca prometa o que você não pode cumprir
Uma atitude muito comum entre diversas marcas é prometer para seus usuários o que não podem cumprir.
Ser honesto é essencial para alcançar bons resultados com a sua estratégia de marketing digital, principalmente se ela inclui ações de Mobile Marketing.
Para que você consiga assumir promessas e controlar as expectativas dos seus consumidores, a dica é manter uma comunicação mais clara possível. Não deixe de explicar em detalhes o processo em que aquela pessoa se encontra.
Foque nas redes sociais
Uma pesquisa feita pela agência We are social em 2021, mostra que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais. Em média, os brasileiros passam 5h17 por dia conectados por meio de aparelhos móveis.
Com essa informação em mente, não dá para deixar a sua empresa de fora das redes sociais, não é mesmo?
Assim, planeje um calendário editorial e mantenha constância em suas postagens, sempre oferecendo o conteúdo mais rico possível.
Inclua o Mobile Marketing na sua estratégia!
Neste conteúdo, te mostramos o que é Mobile Marketing e qual a importância de incluir esse conjunto de estratégias no seu plano de marketing digital.
Com ele, é possível manter usuário e marca conectados utilizando recursos que são comuns hoje em dia: os dispositivos móveis.
É importante que, quando essas ações forem inseridas no seu negócio, você pense o seguinte: o cliente quer uma boa experiência de compra.
Com isso em mente, ofereça sempre as melhores vantagens para conseguir obter os melhores resultados.
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