E-mail marketing: o que é e como aplicar com sucesso no setor industrial

e-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia do Marketing Digital de comunicação via e-mail entre empresas e seus leads e clientes. Descubra como criar campanhas de sucesso para sua indústria.

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação de canal direto entre empresas e consumidores. Ela se destaca pela sua efetividade e baixo custo.

Por isso, é muito usado para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar novas vendas, aumentando a taxa de ROI das empresas.

Só que para que isso aconteça, é necessário que as pessoas certas, na hora certa, recebam a mensagem certa.

Quer saber mais sobre o que é e-mail marketing, como aplicar e ter sucesso com essa estratégia na sua indústria? Acompanhe este conteúdo completo preparado para você.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a estratégia de Marketing Digital que faz o envio de emails para uma lista de contatos com o intuito de estabelecer uma comunicação com cada destinatário.

Embora muitas pessoas não acreditem na sua eficiência ou achem que é uma estratégia ultrapassada, a realidade é muito diferente disso.

O e-mail marketing é um dos canais em que as empresas mais investem e que mais trazem bons resultados.

Isso porque é capaz de estabelecer comunicação direta entre remetente e destinatário, ou, no caso, de empresas e clientes.

Para ter sucesso com e-mail marketing, as mensagens enviadas precisam criar conexão da forma correta com seus receptores. Quanto mais relevante e personalizado for o e-mail, maiores chances de bons resultados.

O disparo desses e-mails costuma ser feito por meio de ferramentas de automação. Essas ferramentas reúnem todos os recursos necessários para a criação, direcionamento e disparo desses emails.

Vantagens do e-mail marketing para sua indústria

Se engana quem pensa que e-mail marketing é ineficiente. O retorno sobre o investimento (ROI) do marketing feito por e-mail não deixa a dever para nenhum canal de comunicação.

Isso acontece por, resumidamente, dois motivos:

  • O primeiro é que as pessoas têm o e-mail totalmente incorporado às suas vidas, pois ele é o recurso mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet;
  • O segundo é que ele não depende de algoritmos como as redes sociais, por exemplo, para o envio e entrega das mensagens.

Com o email marketing, a comunicação é direta e simples, de uma caixa de email para outra.

E as vantagens não param por aí, ainda existem outros 5 benefícios incríveis para quem aposta na estratégia.

Segmenta o envio das mensagens

O e-mail marketing permite que você construa conteúdos diversificados de acordo com cada perfil de público da sua empresa.

Essa segmentação estratégica resulta em taxas de engajamento melhores do que e-mails genéricos, pois conecta melhor com as dores e/ou necessidades das pessoas de forma específica.

Constrói relacionamento

Construir relacionamento com sua audiência é um dos principais benefícios do e-mail marketing.

Isso porque o bom relacionamento entre empresa e seus consumidores é uma das principais chaves para gerar receita no digital.

E o Email Marketing é o principal meio de comunicação para nutrir um contato contínuo com os usuários.

Nutri e educa os leads

Para construir um relacionamento com a audiência é necessário nutri-la, isso possibilita educar os leads para que eles cheguem onde você espera. Para isso, o e-mail marketing é uma excelente estratégia.

Várias campanhas bem-sucedidas usam em sua construção texto simples para mostrar que o conteúdo do e-mail é a coisa mais importante. Em outras palavras, o foco é educativo.

Inclusive, a maioria dos softwares permite o rastreio das taxas de abertura, cliques e conversão dos e-mails em tempo real para que você entenda se a nutrição e educação dos leads está sendo promissora ou não.

Aumenta as chances de vendas

É uma prática importante perguntar para os usuários se eles querem receber suas comunicações.

Assim, o e-mail marketing se faz um dos únicos canais com interesse mútuo. Isso ajuda a ter taxas de conversão muito mais altas, afinal sua empresa fala apenas com os contatos que já têm algum interesse em sua marca.
Baixos custos de investimento
Investir em e-mail marketing é ótimo para quem busca estratégias de baixo custo, principalmente quando comparado com outros canais de marketing, convencionais ou mais modernos.

Mesmo outros canais digitais, como anúncios em redes sociais ou Google, demandam mais investimento para gerar bons resultados.

Isso porque não há custos para aparecer na caixa de e-mail dos usuários, especificamente. O investimento parte mais da contratação de ferramenta para disparo.

Formatos e elementos que compõe um e-mail marketing

O e-mail marketing oferece várias opções e formatos de estratégia para comunicação.

Você pode fazer ofertas, enviar newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos, entre outros, tudo vai depender da sua necessidade e objetivo.

Para te ajudar a entender como você pode trabalhar sua estratégia de e-mail marketing, vamos citar alguns alguns formatos a seguir.

Newsletter

A newsletter é uma ótima estratégia para nutrir leads e estreitar o relacionamento com eles de forma leve.

O foco é informar a seus contatos sobre as atualizações e novidades relevantes do seu negócio ou até mesmo sobre o seu nicho de atuação.

Se sua empresa tem um blog, por exemplo, onde posta conteúdos com frequência, a newsletter é uma ótima forma de alavancar o alcance desses conteúdos.

E-mail promocional

Um e-mail promocional tem como intuito promover uma oferta, seja de um conteúdo gratuito ou de um produto/serviço, por exemplo.

Ou seja, você pode divulgar materiais ricos, como e-books, webinars, infográficos e afins, ou até mesmo novos softwares, parcerias, plataformas e assim por diante.

O objetivo aqui é converter leads em consumidores ativos, desde que a mensagem certa seja entregue para a pessoa certa.

Para isso, é necessário trabalhar a segmentação das entregas, ou seja, enviar o e-mail para um público-alvo específico que esteja interessado no que você está oferecendo.

E-mail sazonal

Outro modelo de e-mail marketing é o sazonal, o qual é usado em datas específicas e, geralmente, de forma personalizada.

É com os e-mails sazonais que você pode trabalhar as mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por determinadas conquistas e felicitações de modo geral.

Inclusive, você pode e deve aproveitar esse modelo para as datas especiais para o mercado, como o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday e assim por diante.

E-mail de boas-vindas

O email de boas-vindas é o que você envia para o seu prospect assim que ele se torna um lead.

Ele é ótimo, inclusive, para fazer o usuário avançar em sua jornada de compra, nutrindo ele com informações relevantes.

Esse contato, além de estreitar o relacionamento entre cliente e empresa, ajuda a direcionar os passos do potencial cliente.

E-mail para clientes e leads inativos

A estratégia de e-mail marketing é essencial para quem quer aumentar a taxa de engajamento em campanhas.

Para isso, é necessário voltar a criar um relacionamento com clientes e leads inativos do negócio.

Então, é preciso fazer uma oferta interessante que seja alinhada com as características do público que receberá a mensagem e com uma periodicidade adequada.

E-mail para e-commerce

O e-mail marketing para empresas que trabalham com e-commerce é capaz de aumentar o engajamento dos leads e clientes, manter um relacionamento próximo e saudável.

Fora que ele aumenta a taxa de conversão do negócio e diminui a quantidade de abandono de carrinhos.

Você ainda pode usar esse modelo para enviar promoções aos contatos e divulgar novidades.

Automação de e-mails

A automação de e-mail marketing consiste no envio de e-mails automáticos para os contatos, de acordo com as ações que eles realizaram.

Esses e-mails podem ser de diversos tipos, mas vamos falar do exemplo de nutrição de Leads.

Ele se baseia em enviar, de forma automatizada, vários e-mails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse.

À medida que os e-mails são disparados e o lead vai consumindo os conteúdos, novos e-mails são enviados que sejam pertinentes à jornada de compra criada para levá-lo para uma decisão de compra.

Como criar uma campanha de e-mail marketing de sucesso para sua indústria

Ao pensar em e-mail marketing para indústrias, é necessário considerar abordagens, estratégias e conteúdos com propósitos específicos para agregar valor aos clientes.

Isso porque é com essa estratégia que você consegue se comunicar diretamente com fornecedores, clientes e futuros clientes.

Então vamos te ensinar 5 técnicas essenciais para te orientar na construção de campanhas de email marketing.

Conheça sua persona

Para saber a melhor forma de adequar sua estratégia ao que seus contatos buscam ou necessitam, primeiro precisa conhecer a fundo a sua persona.

É só assim que entenderá seus hábitos, o que trará clareza até mesmo sobre periodicidade de envios.

Se uma campanha será enviada semanalmente, mensalmente ou a cada quinze dias, por exemplo, de acordo com o objetivo final, metas traçadas, qual a abordagem de comunicação e assim por diante.

Ou seja, sua persona é a base de tudo.

Segmente sua base

Depois de definir a persona da sua indústria, é necessário estabelecer sua base de contatos e construí-la da forma mais assertiva possível.

Isto feito, o ideal é que você trabalhe com uma base segmentada, afinal algumas pessoas estão em um processo de decisão de compra diferente de outras.

Os contatos têm interesses diferentes uns dos outros e você deve levar isso em consideração para não lotar a caixa de entrada de todos de forma desnecessária e até mesmo prejudicial para sua estratégia.

Você pode optar por segmentar sua base de contatos entre: clientes, prospects, fornecedores, ex-fornecedores, ex-clientes e assim por diante.

Elabore uma frequência de disparo

Já falamos sobre você conhecer sua persona para entender a melhor periodicidade para enviar e-mails a ela, certo?

Agora, considere também distribuir suas campanhas muito bem ao longo das datas, para não sobrecarregar seus contatos e saturar o nome da sua empresa.

Ainda assim, mantenha uma frequência de envios, isso é importante para que você não seja esquecido.

Você pode, inclusive, dividir seus envios para conseguir manter contato sem cansar o usuário.

Você pode enviar uma newsletter, depois e-mails promocionais, agenda de eventos e até mesmo e-mail com algum conteúdo útil e relevante.
Lembre-se: tudo vai depender da sua persona!

Use técnicas de Copywrite

Copywrite é uma técnica de escrita persuasiva focada em impactar, conectar e converter leads e clientes para o seu negócio.

Ela é fundamental para o sucesso dos seus e-mails marketing, afinal seu objetivo é persuadir o leitor a tomar uma ação, que geralmente é um clique.

Você ainda pode complementar sua estratégia de copywriting em e-mail marketing com outras, como storytelling, por exemplo.

Tenha uma boa ferramenta

Quando você aposta em uma ferramenta de qualidade, você diminui as possibilidades de ter erros e inconvenientes ao longo do tempo.

Uma boa ferramenta te ajuda a fazer disparos de forma regular e segura, além de te ajudar a armazenar sua base de contatos segmentada e assim por diante.

Principais ferramentas de e-mail marketing

Como dito no último tópico, a ferramenta que você escolhe para apoiar sua estratégia é fundamental para seus bons resultados.

São várias as possibilidades que o mercado entrega, dentre elas estão:

Encontre a que melhor atende suas necessidades e dê start na sua estratégia de e-mail marketing industrial.

E-mail marketing é a estratégia aliada dos seus bons resultados

Se você leu o conteúdo até aqui ficou claro que o sucesso da sua indústria com uma estratégia de e-mail marketing bem feita é exponencial!

Para isso você precisa usar a ferramenta certa, os modelos ideais de e-mail, na periodicidade correta de acordo com sua persona e assim por diante.

Não perca a chance de fortalecer a imagem da sua marca e se fazer útil para sua audiência, além de nutrir seus leads com assuntos relevantes e pertinentes.

Gostou do conteúdo? Então acesse o blog Marketing para Indústria e saiba ainda mais sobre o universo do Marketing B2B.