Gerar leads qualificados é a base para que as estratégias do marketing e campanhas digitais sejam assertivas. Além disso, será no contato e no relacionamento com estes leads que a venda se concretizará.
No entanto, antes de contactar a equipe de vendas, é preciso saber como chegar até os futuros clientes. Conheça 5 formas de conquistar leads qualificados.
O que são leads qualificados?
Os leads qualificados são aqueles consumidores que possuem um real interesse por seu produto ou serviço. Diferentemente de um lead, que é um possível interessado, o lead qualificado está pronto para receber uma proposta.
Em outras palavras, pode ser alguém que já comprou com a empresa. Ou então, aquele que deixou seus contatos e informações em troca de algo que a companhia ofereceu.
Desta forma, os leads qualificados são considerados aqueles possíveis clientes em que já é mais provável realizar o primeiro contato e iniciar o relacionamento.
Mas, para ser assertivo nas ofertas, é preciso identificar e delimitar o perfil de consumo dos clientes. Assim, se torna imprescindível criar a sua persona, ou seja, o seu público ideal.
A partir desta identificação, a tarefa de oferecer aquilo que agrade ao cliente em troca de seus dados é facilitada. Inclusive, para isso, é preciso investir em canais próprios da empresa e criar conteúdos que vendem, ou seja, que atraiam o cliente por meio de suas postagens, o que inclui a gestão de redes sociais.
E como conquistar leads qualificados? Confira 5 formas a seguir!
1. Redes sociais como estratégia de vendas
Atualmente, a maioria dos consumidores recorre às redes sociais antes de efetuar uma compra. Então, estas são um excelente canal para conseguir leads qualificados.
Cada rede ativa possui uma predominância maior de determinados públicos-alvo. Assim, para alcançar melhores resultados, é preciso elaborar uma estratégia para cada rede social.
Por exemplo, o público mais jovem tem usado muito o TikTok, o que requer uma abordagem mais descontraída. Enquanto no Instagram ou YouTube, explore os recursos como links diretos, comentários, curtidas e interações.
Além disso, as campanhas de marketing precisam ser direcionadas e efetivas para criar conteúdo que o público quer consumir. Consequentemente, conquistando maiores leads qualificados.
Inclusive, com os dados certos, é possível utilizar a inteligência artificial para destinar informações específicas a cada perfil de cliente, e informações de contato para a equipe de vendas.
2. SEO e palavras-chave corretas impulsionam as buscas
É muito comum que, ao invés de acessar um site, o usuário jogue uma palavra diretamente no buscador. Por isso, o SEO é muito importante.
Será com as palavras-chave que o conteúdo ficará melhor ranqueado nos sites de busca. Assim, considere que as primeiras posições nos buscadores são as mais acessadas. Consequentemente, atraem mais atenção de consumidores e clientes.
Portanto, crie estratégias de marketing que utilizam as palavras-chaves de cauda longa.
Isso significa utilizar termos mais específicos, para conseguir resultados mais focados no que realmente se quer. Assim, há esclarecimento de dúvidas e a conversão de usuários em leads qualificados se torna maior.
3. Produza materiais personalizados para o lead
Além do SEO e das palavras-chave, considere produzir conteúdo diretamente voltados ao seu público-alvo. Incluir conteúdos mais aprofundados também é uma maneira de alcançar leads qualificados.
Inclua nas produções links para acesso à e-book, webinars, infográficos, planilhas, templates, entre outros. Com estes recursos a empresa oferece algo gratuito ao usuário e consegue suas informações, como o e-mail, para conversão em lead qualificado.
Obviamente estamos tratando de conteúdo atrativo e informativo. Produzir materiais sem embasamento ou com baixo nível de qualidade terá efeito contrário.
Esta forma de conquistar leads qualificados combina muito bem com as redes sociais. Afinal, é preciso divulgação e nada melhor que as redes sociais para isso.
4. Formulários ampliam o conhecimento
Nada mais eficiente para nutrir o lead do que formulários de pesquisas. Esta ferramenta é útil tanto para quem responde, como para quem pergunta.
Quem responde quer solucionar um determinado questionamento. Já quem pergunta, usufrui de uma infinidade de informações para selecionar os leads qualificados.
Além disso, acrescenta-se as informações de contato do usuário, como o e-mail. Basta que se inclua a necessidade de informar o e-mail para obter o resultado do questionário.
5. Crie e invista em parcerias
Como mencionamos, a rede social é muito importante. Afinal, 56% das pessoas aderiram a rede social para ter acesso a avaliação de outros compradores.
Assim, crie parceria com seus clientes para que eles mesmos indiquem seu produto. É uma evolução do marketing boca-a-boca. Além da incrível forma de obter leads qualificados, você retém um público já conquistado.
Neste sentido, use a mesma estratégia de oferecer algo em troca. Para isso, ofereça descontos ou itens exclusivos aos já clientes.
Além disso, inclua um ambiente específico para avaliações. Desta forma, quem busca informações sobre o produto ou empresa tem fácil acesso a opinião de outros clientes.
De fato, essa e todas as outras estratégias facilitam a conquista de leads qualificados. E após esse primeiro contato, é possível transformá-los efetivamente em uma venda.
Nada como aproveitar as novas ferramentas digitais para aumentar o faturamento da sua empresa!