A indústria é um dos setores que mais impactam na economia nacional, representando uma boa parcela do PIB e contribuindo para a construção de uma economia muito mais forte.
Porém, como acompanhar o crescimento do mercado e suas tendências e ainda se diferenciar no mercado? É exatamente o que você irá aprender nesse artigo.
A seguir, vamos te mostrar as principais características do marketing industrial e como as ações de vídeo podem te ajudar a construir uma imagem muito mais sólida.
Características do marketing industrial
Primeiramente, vamos falar sobre as principais diferenças do marketing tradicional para o marketing industrial.
Um dos pontos de maior impacto aqui é a comunicação e a persona, já que o marketing industrial é focado em outras empresas, e não nos clientes finais como no comércio.
Por isso, as decisões e o processo de venda é muito mais complexo, o que faz com que as ações de marketing sejam muito maiores, com linguagem técnica e voltada para a construção de uma relação de valor.
Com o crescimento da indústria nos últimos anos, tal como as tendências da indústria 4.0, é necessário criar um diferencial de valor frente ao mercado e as ações de marketing são voltadas para esse objetivo.
Por isso, as ações em vídeo são essenciais para demonstrar a expertise da indústria e como ela pode transformar a vida do seu cliente.
Como trabalhar o marketing para indústrias?
Diferentemente do marketing tradicional, o marketing para indústrias é focado na percepção de valor e qualidade, tal como uma linguagem mais técnica e humanizada, demonstrando o conhecimento da empresa no ramo.
Sendo assim, existem algumas formas de trabalhar o marketing para indústrias de uma maneira diferente, agregando valor.
Marketing de conteúdo
Não tem como fugir: a base do marketing para indústrias é o marketing de conteúdo, e é justamente aqui que as ações em vídeo acontecem.
Dependendo do seu nicho de atuação, você pode criar vídeos que demonstrem a sua linha de produção, editando-os com o InVideo (um editor de vídeos online bem utilizado pelas empresas), e criando vídeos institucionais e profissionais sobre a expertise o know how da sua empresa.
Com ele, você pode fazer vídeos institucionais criativos e de alta qualidade, demonstrando a sua empresa, qualidade na produção, segurança, dentre outros aspectos de impacto.
Além disso, é possível investir em um blog, postando conteúdos próprios acerca do seu nicho de atuação, tal como conteúdos para as redes sociais, dentre outras ações.
Alinhamento entre marketing e vendas
Outro detalhe essencial no marketing industrial é o alinhamento entre marketing e vendas, que quando feito da forma correta, pode contribuir para o aumento da receita anual da indústria.
Sendo assim, é ideal que você alinhe os setores, utilizando o mesmo modelo de persona e de segmentação de público, garantindo que a comunicação seja eficaz e direcionada para o público alvo correto, gerando assim os leads qualificados.
Página profissional da empresa
Outro detalhe que faz toda a diferença no marketing industrial é a criação de uma página profissional, onde sejam compartilhados conteúdos relevantes ao público e que possibilitem a construção de conexões profissionais.
Sendo assim, as redes mais indicadas para esse tipo de atuação são o LinkedIn e o Instagram, que possibilitam a produção de conteúdo em diversos formatos, incluindo, fotos, vídeos, postagens e artigos.
Aqui, você pode demonstrar a sua experiência no mercado e criar um perfil muito mais rico, valorizando a sua imagem enquanto empresa.
Links patrocinados
E claro, também é possível alavancar esses resultados por meio de links patrocinados e anúncios pagos, para direcionar as postagens para o público correto, segmentando-o.
Assim, os seus conteúdos são impulsionados para o público correto, e você ainda consegue mensurar a eficácia das suas estratégias de marketing com os relatórios de resultados e custos.
Porém, é essencial que você conheça bem o seu público e tenha objetivos de marketing muito claros, para direcionar as estratégias e realmente obter retorno.