Aprenda a fazer marketing digital para e-commerce em 2022

O e-commerce ou comércio eletrônico pode ser definido como a prática de vendas através da internet por meio de uma plataforma. 

Logo, profissionais dessa área precisam estar ligados e atentos aos conhecimentos de marketing digital e ao mercado de trabalho como um todo. 

O que é e-commerce?  

Como mencionado anteriormente, o e-commerce, ou comércio eletrônico, está relacionado com as práticas de vendas online. No entanto, o e-commerce vai além do que somente criar um site e anunciar seus produtos nele. 

Ele consiste em uma maneira de empreender, que tem seu diferencial baseado na estrutura, uma vez que está diretamente voltado ao mundo digital. 

O e-commerce atua facilitando o serviço de diversas maneiras. 

A diferença entre loja virtual e e-commerce

No entanto, para entendermos melhor esse conceito, precisamos entender a diferença existente entre os conceitos de e-commerce e loja virtual.

A loja virtual, na verdade, faz parte do e-commerce. No caso, o comércio eletrônico não se limita somente ao site, quem faz isso, na verdade, são as lojas virtuais. 

Em outras palavras, podemos definir a loja virtual como um canal de comercialização do e-commerce, e definir as redes sociais apenas como meio de divulgação dos produtos. 

Vantagens e desvantagens do E-commerce 

Podemos destacar aqui, algumas vantagens relacionadas ao e-commerce.

A princípio, vale ressaltar que, tendo em vista a questão financeira, o e-commerce gera menos gastos ao empresário, já que, não existem gastos relacionados a aluguel, salário e comissão. 

Além disso, outras vantagens são encontradas na maneira que os compradores podem realizar a compra a qualquer momento, independente do lugar que estiverem e as possibilidades de comparação de preços também são mais fáceis de acontecer. 

No entanto, ainda existem algumas desvantagens relacionadas ao e-commerce. 

Dentre elas, podemos destacar a falta de segurança da parte dos compradores e o tempo de espera, tendo em vista que, é um tempo muito maior do que simplesmente ir até a loja e adquirir o produto.

O marketing digital 

Nesse cenário, o marketing digital pode ser considerado um grande aliado ao e-commerce. Isso porque, o marketing, é a estratégia utilizada para promover mercadorias e marcas através dos meios midiáticos. 

Além disso, o marketing digital é considerado uma das maneiras mais práticas para que o comprador consiga se comunicar com a empresa de maneira objetiva.

Outro ponto importante acerca do marketing digital, é que, além de tudo, ele atua como uma das maneiras mais acessíveis de fazer o cálculo do retorno de cada um dos investimentos. 

Maneiras de promover marketing digital para e-commerce 

A seguir, você irá conferir algumas dicas essenciais para promover o marketing digital no seu e-commerce e, com isso, alavancar suas vendas e obter grande sucesso em seu negócio. 

Confira:

Subdivisão dos clientes

Essa subdivisão dos clientes pode ser feita de maneira rápida e prática, levando em consideração fatores cadastrais de cada indivíduo, como, por exemplo, sexo, idade, nome, e outras informações baseadas na interação do cliente com o produto através da loja virtual.

Fidelização de clientes

Manter a confiança do cliente a respeito da loja é uma das coisas que mais devem ser tidas como prioridades para o e-commerce. 

Garantir que um cliente, que já realizou uma compra anteriormente, continue fazendo compras na sua loja, é essencial, e isso pode se tornar ainda mais garantido à medida que cupons e descontos de cliente fidelidade forem liberados. 

Isso pode ser feito por meio de liberações de cupons enviados diretamente para o e-mail do cliente após a realização da compra, esses cupons podem conter códigos com porcentagens de descontos para serem utilizados na próxima compra. 

Outra estratégia que pode ser adotada também é o envio de amostras grátis para os compradores. Essa estratégia pode ser mais viável no caso de lojas de roupas ou de lojas de presentes e brindes personalizados. No caso das lojas de presentes e brindes, a é até mais interessante, visto que essas amostras podem ser enviadas de maneira personalizada para cada um de seus clientes. 

Essas sugestões farão com que o cliente se sinta mais seguro e confortável ao realizar uma compra, gerando uma maior satisfação. Além disso, essas estratégias podem auxiliar também a garantir que o cliente volte a realizar novas compras na loja futuramente, e se torne um cliente fiel. 

Inovação nas categorias  

Essa sugestão facilita na hora do cliente realizar a compra.

Pensando em casos onde o cliente deseja comprar um presente para alguém, é muito mais fácil as categorias estarem separadas, isso poupará tempo e fará com que o presente seja escolhido com maior clareza. 

Os produtos podem ser separados em categorias como, por exemplo, “dia das mães”, “especial de natal”, “páscoa” ou até mesmo em categorias como “até 100 reais”, “de 100 a 200 reais”. 

Logo, seguindo algumas dessas dicas e não tendo medo de investir no marketing digital para seu e-commerce, e conferindo em sites, como o Sebrae, os artigos acerca do assunto, certamente seu negócio alcançará altos níveis de sucesso, melhorando vendas e obtendo maior lucro.