Pode ser que você tenha um site institucional, um blog ou um e-commerce, independentemente disso é necessário que sua empresa invista em marketing de conteúdo.
No entanto, se você é novo no marketing de conteúdo, é normal que tenha muitas dúvidas sobre o que significa essa estratégia e como ela deve ser aplicada.
E, mesmo que não esteja iniciando agora, existe uma enorme quantidade de assuntos sobre o assunto, o que também pode gerar algumas dúvidas.
A questão é que o marketing de conteúdo abrange diversas técnicas que devem ser muito bem aplicadas para que existam bons resultados.
Hoje em dia, não investir em produção de conteúdo na internet significa a perda de oportunidades de vendas. Isso porque os consumidores estão online, realizando pesquisas em busca de informações relevantes.
Se você ainda não investe em marketing de conteúdo, continue a leitura e entenda o que é essa estratégia e o que é necessário fazer para aplicá-la ao seu negócio!
O que é marketing de conteúdo?
Basicamente, o marketing de conteúdo é a criação e distribuição de material de marketing digital com os seguintes objetivos:
- Reconhecimento da marca;
- Melhorar as classificações dos mecanismos de pesquisa;
- Gerar interesse do público-alvo.
As empresas usam o marketing de conteúdo para nutrir leads e permitir vendas usando análises de sites, pesquisa de palavras-chave e recomendações de estratégias direcionadas.
Criar uma estratégia adequada ao seu negócio específico e público-alvo é como você se mantém fiel à sua marca e torna os materiais de marketing o mais eficazes possível. É importante avaliar cada ativo pelo valor que agrega à estratégia como um todo e,em seguida, fazer os ajustes necessários.
Uma estratégia de marketing de conteúdo de 360 graus educa os clientes, nutre os clientes em potencial e fecha as vendas.
Dicas para aplicar o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é composto por diversos fatores, sendo um assunto que exige um certo nível de dedicação para aprender tudo sobre ele.
No entanto, existem algumas dicas que são muito importantes quando se trata em aplicar o marketing de conteúdo em empresas.
Além disso, à medida que a tecnologia avança e as tendências vêm e vão, algumas coisas sempre mudam. Porém, as dicas que separamos de marketing digital provavelmente sempre serão úteis.
Entenda o funil de marketing de conteúdo (vendas)
O funil de vendas é um termo que descreve a jornada de tomada de decisão do comprador, com as três fases principais sendo conscientização (atrair), avaliação (converter) e compra (fechar).
Qualquer pessoa envolvida em vendas e marketing precisa prestar muita atenção a esse processo para entender melhor o que faz os compradores se moverem pelo funil.
Assim, os estrategistas de conteúdo devem estar sempre pensando em três etapas críticas do funil:
- Atrair: atrair novos clientes;
- Converter: convencer os clientes a comprar;
- Fechar: fazer a venda.
Além disso, existem alguns especialistas que citam uma quarta etapa do funil, que é a de retenção do cliente. Ou seja, é um momento focado em criar conteúdo para manter o cliente da marca.
Desenvolva um plano
Criar um calendário é muito importante para ter uma estratégia de sucesso. Um calendário de marketing de conteúdo ajuda a orientar sua estratégia ao longo de um determinado período de tempo, como um trimestre ou mês, por exemplo.
Claro, é importante que você adicione datas especiais nele, como grandes feriados e eventos relevantes para o seu setor.
Você provavelmente também vai querer deixar alguns espaços “em branco” para incluir, por exemplo, eventos imprevisíveis ou outros tipos de conteúdos que precisam ser criados “em cima da hora”.
O uso do calendário também é importante para que você não apenas planeje o que está postando, mas também onde. Ter uma estratégia multimídia e até incluir divulgação como guest posts é crucial nos dias de hoje.
Portanto, crie e organize seu calendário de conteúdo.
Estabeleça uma direção específica para seu conteúdo
Digamos que você seja um estrategista ou gerente de conteúdo e tenha uma estrutura sólida de conteúdo e redatores prontos. Você desenvolveu uma estratégia, conhece o funil, tem um calendário.
Muitas empresas já têm um monte de conteúdo e uma equipe de redatores à disposição para criá-lo; estes são essenciais, assim como um conjunto de ferramentas para análise.
Mas é importante que os estrategistas entendam em qual parte da estrutura de marketing os diferentes tipos de conteúdo se encaixam.
A lista abaixo não é um exemplo concreto; certamente irá variar de acordo com o contexto. Mas é uma boa ideia dividir os tipos de conteúdo em diferentes fases do funil apenas para que todos na equipe tenham clareza sobre o propósito de cada um deles:
- Atrair: anúncios no Facebook, página de destino, vídeos explicativos, infográficos
- Converter: mídias sociais, posts informativos em blogs, estudos de caso, questionários
- Fechar: série de e-mails, avaliações, questionários
- Reter: ofertas exclusivas, whitepapers, e-mails, concursos, pesquisas
É essencial que você tenha esse conteúdo preparado e pronto para ir bem à frente do cronograma.
Conclusão
O marketing de conteúdo se tornou algo essencial nos dias de hoje, já que os consumidores estão online, fazendo pesquisas e buscando informações relevantes.
Se você ainda não investe na estratégia, avalie as nossas dicas e utilize-as como uma base para começar a implementar o marketing digital na sua empresa.