Todas as empresas precisam se comunicar com seus clientes e não é diferente com empresas do setor industrial.
Mas os clientes dessas empresas são outras empresas. Sendo assim, o marketing industrial contribui para o relacionamento entre 2 empresas (B2B ou business to business). Ou seja, é um marketing feito por uma empresa e que tem como público-alvo outra empresa.
Afinal, indústrias produzem produtos que vão atender a outras indústrias, ou podem ser usados por outras empresas que oferecem algo para as indústrias.
É o caso de uma empresa que vende curso de coaching online. Por isso, elas precisam se comunicar com as outras empresas (consumidoras) para divulgar seus produtos.
Portanto, neste artigo você vai saber mais sobre o conceito de marketing industrial, seus benefícios e como ele funciona. Acompanhe a leitura.
O que é marketing industrial?
De maneira geral, o marketing é uma estratégia utilizada para promover uma determinada oferta de forma a atrair e reter clientes.
Sendo assim, o marketing industrial ou marketing B2B, é o marketing destinado a empresas, industriais e organizações.
Portanto, ele apresenta soluções especificamente para companhias que precisam se relacionar com outras companhias. É o caso, por exemplo, de cursos de coaching que oferecem seus serviços para empresas.
E diferente do marketing tradicional, no B2B os clientes são mais exigentes e analíticos, o que exige estratégias bem específicas.
Além disso, o marketing B2B é voltado e focado em garantir desempenho e resultados. Sendo assim, o tom da comunicação é mais racional.
Benefícios do marketing industrial
Assim como no marketing tradicional, no marketing industrial o objetivo é aproximar uma marca do público com o qual ela deseja se comunicar através de técnicas específicas.
Através de estratégias de marketing industrial é possível alcançar os seguintes benefícios:
- Melhor compreensão da sua persona (público-alvo);
- Possibilidade de analisar e mensurar seus resultados;
- Aumento dos lucros
Veja abaixo como funciona o marketing voltado para o setor industrial.
Estratégias de marketing voltado para o setor industrial
O primeiro passo para desenvolver a estratégia é definir o público, ou seja, a persona. Após isso, o próximo passo é investir em marketing digital para a indústria.
Marketing de conteúdo
Através do marketing de conteúdo, a empresa cria uma autoridade e alcança maior visibilidade. Ou seja, crie conteúdos educativos para sua persona.
Veja algumas opções de como utilizar o marketing de conteúdo:
- Criar um blog da companhia e postar conteúdos periodicamente;
- Criar um perfil em redes sociais e produzir conteúdo para estas plataformas;
- Criar campanhas de e-mail marketing e enviar conteúdos de valor para desenvolver um relacionamento com seu público.
Setores de marketing e vendas em sintonia
Os setores de marketing e vendas devem ter a mesma persona e segmentação de público, ou seja, os objetivos devem ser os mesmos.
Portanto, quando os setores de marketing e vendas não estão em sintonia, o setor de marketing pode acabar enviando leads qualificados de um segmento que o setor de vendas não reconhece.
Links patrocinados
Além da produção de conteúdo, invista em anúncios pagos. Esta é uma das melhores formas de divulgar produtos e serviços.
Assim, uma empresa de, curso de coaching online cria campanhas de links patrocinados de forma a atrair outras empresas dispostas a oferecer esse curso para seus colaboradores.
No entanto, existem vários tipos de anúncios como:
- Social Ads – direcionados para redes sociais
- Rede Display do Google – anúncios em blogs e sites parceiros do Google;
- Rede de Pesquisa do Google – anúncios nos resultados de busca.
A grande vantagem dos links patrocinados é que seus resultados podem ser monitorados. Além disso, é possível otimizar os custos e segmentar o público. Desta forma, a campanha se torna mais eficiente.
Conclusão
Assim, como existem empresas que precisam se comunicar com seus clientes, há empresas que precisam se comunicar com outras empresas para promoverem seus produtos e estabelecer um relacionamento com elas.
Sendo assim, o marketing industrial, ou B2B, surge como um desdobramento do marketing tradicional para atender a essa demanda. Este é o caso de uma empresa de curso de coaching que oferece seu curso para indústrias, por exemplo.
Então através de estratégias específicas para o setor industrial. Assim, existem várias estratégias que podem ser utilizadas como links patrocinados e marketing de conteúdo.
O objetivo é promover uma oferta, assim como atrair e reter clientes. Por isso, se você tem uma companhia que atua no setor industrial, não deixe de investir no marketing para indústrias e desta forma alavancar os seus rendimentos.