Você já ouviu falar sobre planejamento de marketing?
Plano de marketing ou Planejamento de Marketing é um documento onde uma empresa detalha a sua estratégia de divulgação voltada a uma marca, produto ou serviço. O instrumento relaciona quais ações serão realizadas para alcançar os objetivos determinados.
O plano de marketing é indispensável para qualquer empresa que queira desenvolver ações para fortalecer a sua marca, produto ou serviço, até porque é ele que direciona as ações de acordo com os objetivos do negócio, facilitando na hora das métricas e resultados.
Devido à sua importância, o plano precisa ser revisto todos os anos, pois o marketing vai mudando conforme o tempo e os avanços tecnológicos.
Qual a importância de um planejamento de marketing para minha empresa?
O plano de marketing nada mais é do que uma ferramenta estratégica gerencial. Ela é utilizada para identificar as forças e fraquezas da empresa e as ameaças e oportunidades que o mercado proporciona. E com isto estimula o empreendedor a estabelecer metas e objetivos.
Para alcançar ótimos resultados e com os menores custos possíveis, é imprescindível a qualquer negócio estabelecer metas através de um eficiente planejamento de Marketing Digital. Planejar significa buscar o sucesso com foco e sem desperdícios.
Como elaborar um planejamento de marketing para a sua empresa?
Se você está pensando em iniciar um plano de marketing, saiba que, antes de mais nada, é fundamental conhecer bem a sua área de atuação.
Quer saber o porquê? Todas as decisões tomadas, por mais simples que pareçam, influenciarão a sua empresa de algum modo.
Por isso, o planejamento e a execução das ações precisam ser coerentes com a maneira como a sua empresa se posiciona no mercado, com a situação em que o seu nicho se encontra e, também, com as tendências que podem afetar o futuro do mercado.
Lembre-se da importância da atualização do seu planejamento de marketing, como destacado, o recomendado é que ele seja revisto a cada ano.
Isso porque os objetivos do seu negócio, o mercado e o perfil dos consumidores tendem a se modificar com o tempo. Abaixo confira alguns passos.
- 1: Defina o objetivo da campanha.
- 2: Diferencie os objetivos principais dos objetivos secundários.
- 3: Defina metas para cada um dos objetivos.
- 4: Produza uma planilha com esses dados.
- 5: Defina as estratégias para cada canal a ser utilizado.
Você sabe quais são os principais fatores de influência na área em que a sua empresa está inserida?
Qual é a real situação do seu negócio nesse mercado? Como seus produtos e serviços são recebidos pelos clientes?
Faça uma análise do ambiente externo da empresa e da influência que ele exerce, seja positiva, seja negativa. O propósito é verificar as ameaças e as oportunidades do negócio.
O ambiente externo abrange:
- ✅ Fatores econômicos;
- ✅ Fatores socioculturais;
- ✅ Fatores tecnológicos;
- ✅ Fatores políticos e legais;
- ✅ Concorrência;
- ✅ Fornecedores;
- ✅ Consumidores.
O ambiente interno da empresa também deve ser analisado, a fim de averiguar o bom ou o mau funcionamento do negócio, bem como suas forças e fraquezas.
Ele é composto por:
- ✅ Cultura da empresa;
- ✅ Equipamentos e tecnologias disponíveis;
- ✅ Recursos financeiros;
- ✅ Recursos humanos.
Realizar essa análise de segmento é importante pois assim, você não vai planejar ações com expectativas nem a mais nem a menos do que a sua empresa pode realmente alcançar.
Quando você passa a compreender de que forma os ambientes interno e externo influenciam a atuação da sua empresa no mercado, fica mais fácil produzir ações que façam a diferença!
Acha que essa análise é muito complexa e não tem a menor ideia de como começar? A análise SWOT pode ser a resposta! Pontos Fortes, Oportunidades, Fracos, Ameaças (FOFA).
Estude seu nicho de negócios. Para elaborar um plano de marketing, você precisa definir os objetivos da sua empresa. Para isso, é importante saber exatamente o que está sendo feito.
Esses objetivos precisam ser bastante realistas e baseados no que o mercado pode entregar. É comum haver frustração, mas é melhor evitar grandes erros que possam desencadear uma bola de neve de problemas para a sua empresa.
Como fazer isso? Estudando o seu nicho de negócios!
A concorrência só aumenta e você tem a necessidade de se tornar um especialista no seu nicho. Buscar por aprendizado contínuo é a palavra-chave!
Algumas dicas para você fazer dar certo o seu planejamento:
- ✅ Pense em como você quer ser visto pelo seu público e por seus concorrentes;
- ✅ Estude o seu público-alvo;
- ✅ Leia livros da sua área;
- ✅ Inscreva-se em sites de pessoas influentes do setor para aprender com eles e se inspirar.
Além disso, surgem novas tecnologias e meios de comunicação continuamente. Tudo muda e o seu negócio precisa estar atento para conseguir acompanhar e não ficar para trás!
Por fim, você precisa saber que não importa se as ações de marketing deram frutos ou se a sua empresa ficou apenas a ver navios — todas elas devem ser registradas no planejamento.
Portanto, manter um histórico das tomadas de decisão e das estratégias escolhidas é fundamental e vai fazer uma diferença enorme para o seu negócio com o tempo.
Lembre-se disso!
O que deve ter em um bom planejamento de marketing?
Primeiro uma boa análise do ambiente de marketing. Depois você precisa prosseguir para entender quem são os seus clientes, o que eles gostam e como eles se comportam.
O próximo passo é a análise dos concorrentes. É importante ter este mapa bem desenhado para traçar estratégias seguras e ações certeiras.
Por fim, estabeleça um cronograma e siga à risca. O planejamento é muito importante para a fluidez e sucesso do planejamento de marketing.
Quais são os tipos de plano de marketing existentes?
✅ Sumário executivo
- ✅ Clientes alvo
- ✅ Proposta única de venda
- ✅ Estratégia de Preços e Posicionamento;
- ✅ Plano de Distribuição;
- ✅ Suas ofertas;
- ✅ Materiais de marketing;
- ✅ Estratégia de promoções.
Quais são os principais tópicos que compõem um planejamento de marketing?
Os principais tópicos são estudar o mercado e saber o propósito do seu negócio.
A missão: a razão da existência do seu negócio.
Visão: a definição do futuro do seu negócio.
Valores: o centro de tudo.
Quais são as etapas de um plano de marketing bem elaborado?
São estabelecidos público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.
- 1º fase: planejamento de marketing digital
- 2º fase: atração de tráfego
- 3º fase: Conversão de tráfego de leads através de iscas (botões, formulários, call to action)
- 4º fase: Qualificação de leads (qual etapa do funil ele pertence?)
- 5º fase: análise e mensuração de resultados
Quais os planos de marketing mais utilizados nas empresas?
Um bom exemplo de plano de marketing de uma empresa deve ajudar a identificar os desejos e necessidades de seus clientes, entender qual é a situação atual da empresa, estudar o mercado e a concorrência para saber quais pontos precisam ser melhorados.
Em sua maioria, eles são responsáveis por dar o direcionamento para as metas estipuladas e garantir que as mesmas serão alcançadas no orçamento previsto para o ano.
Por que a análise do ambiente de marketing tem fundamental importância na escrita do plano de marketing?
Essa análise é muito importante, pois ela determinará os caminhos do plano de marketing e as importantes decisões para o sucesso do seu negócio.
Concorrência: é importante analisar a concorrência e prever as suas ações. Uma dica é ir até seus concorrentes ou conversar com os seus clientes para entender profundamente o posicionamento deles e da sua empresa.
Conclusão sobre como fazer um bom planejamento de Marketing
Portanto, o planejamento de marketing é composto de 5 fases que, se bem aplicadas, possibilitam aos empresários tomar decisões seguras para alcançar objetivos e metas definidas. O planejamento é voltado para a definição do negócio.
Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas, com base na análise SWOT, são estabelecidos público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.
A implementação é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa.
O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo. Ao final, deve ser feita uma avaliação, para verificar se as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.
Não perca as métricas de vista, acompanhe-as de perto sempre para garantir que o planejamento esteja sendo cumprido. Tenha em mente quais são as principais KPI’s ou as mais importantes para que possam acompanhar e direcionar as ações.
A dica principal é: não desvincule o seu plano de marketing ao planejamento estratégico da empresa. Com esse alinhamento e profissionais qualificados, os resultados começam a aparecer! Pense no posicionamento da Marca da sua empresa no âmbito digital.
Isso significa ter um website adequado para seu público-alvo, ter presença nas redes sociais onde o seu público consome informações de forma cadenciada e inteligente.
Ter uma estratégia de mídia patrocinada para captação de leads em múltiplos canais, ter uma régua de relacionamento com a base de leads de acordo com a segmentação. E por fim, ter uma cadência de publicação de conteúdo inteligente em seu blog e em blogs parceiros.
Este artigo foi escrito por Keila Andrade em parceria com a Agência Next4 Marketing Digital