A Internet oferece muitas oportunidades para você comercializar seus produtos para clientes em potencial. Enquanto o marketing tradicional torna difícil estreitar seu foco e alcançar as pessoas certas, a segmentação on-line avançada torna possível alcançar os leads mais qualificados para sua empresa.
Como uma empresa que vende produtos industriais, você provavelmente tem uma ideia clara de quem são seus compradores. O marketing digital permite que você determine como esses compradores procuram informações online e, em seguida, use esse conhecimento para alcançá-los enquanto procuram ativamente por informações.
Com tantos canais e estratégias disponíveis, no entanto, pode ser difícil determinar qual será mais eficaz para ajudá-lo a atingir seus objetivos de marketing.
1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
A otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, é uma das maneiras mais eficazes de atingir seu público-alvo. SEO é o processo de fazer alterações em seu site com o objetivo de melhorar sua classificação nos resultados de mecanismos de busca como o Google.
Isso é especialmente importante quando você considera que setenta e cinco por cento das pessoas não clicam além da primeira página de resultados de pesquisa. Se o seu site não aparecer na primeira página, muitos usuários não encontrarão sua empresa ou visitarão seu site. Você perderá oportunidades simplesmente porque seu público-alvo encontra primeiro os sites de seus concorrentes.
Uma Consultoria em SEO envolve otimizar seu site para obter uma melhor classificação nos resultados de pesquisa. Existem muitos fatores que podem afetar sua classificação, mas alguns dos mais importantes são palavras-chave, links e experiência do usuário.
Use suas palavras-chave em suas páginas
Quando os usuários buscam informações online, eles usam palavras-chave e frases em mecanismos de pesquisa como o Google. Essas palavras-chave e frases descrevem o que precisam e ajudam o Google a determinar quais páginas mostrar.
Para atingir seu público-alvo, você precisa determinar quais palavras-chave eles estão usando para encontrar uma empresa como a sua. Pode ser necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave para descobrir as palavras-chave certas. Em seguida, você pode começar a otimizar seu site para classificar essas palavras-chave.
Se você está tentando classificar uma palavra-chave, é melhor usar essa palavra-chave em suas páginas. Quando o Google rastreia sua página, eles procuram essas palavras-chave para entender sua página.
Você deseja usar essas palavras-chave em seu título, cabeçalhos e texto. Isso ajudará você a se classificar melhor para essas palavras-chave específicas. Isso é chamado de enchimento de palavras-chave, que tem um impacto negativo em sua classificação.
Existem dois tipos de palavras-chave que as empresas usam. Palavras-chave de cauda curta usam apenas uma ou duas palavras, enquanto palavras-chave de cauda longa usam três ou mais palavras.
É melhor usar palavras-chave de cauda longa porque elas têm menos concorrência. Os usuários estão usando palavras-chave mais específicas para que possam obter os melhores resultados. Ao usar palavras-chave específicas, você atrairá leads mais qualificados.
Ao usar as palavras-chave em sua página, o Google será capaz de ler melhor seu site e ajudar a classificar sua página.
Ganhe links de sites confiáveis
Você pode aumentar sua classificação de SEO ganhando links de sites confiáveis. Eles são conhecidos como backlinks.
Você deseja construir backlinks porque aumenta a credibilidade do seu site. Quando sites confiáveis possuem links para o seu conteúdo, isso envia um sinal ao Google de que seu site é valioso e autêntico.
A melhor maneira de ouvir backlinks é criando conteúdo. Quando você cria conteúdo, seja um blog ou vídeo, outros sites podem verificar seu conteúdo. Se gostarem, podem voltar a acessá-lo em seu próprio conteúdo.
Backlinks são uma ótima maneira de construir a reputação do seu site. Ao ganhar links de outras empresas, você pode construir sua credibilidade e aumentar sua classificação.
Melhorar a experiência do usuário
O Google deseja direcionar os usuários a sites que proporcionem uma experiência positiva. Ao otimizar seu site para funcionar bem, você pode aumentar suas classificações e manter os usuários em suas páginas por mais tempo.
Um fator importante é a velocidade da página. Os usuários não querem esperar muito para que as páginas carreguem – portanto, se um site demorar mais do que alguns segundos, eles provavelmente sairão e encontrarão uma opção melhor.
Quando os usuários saem do seu site e retornam aos resultados da pesquisa, isso é considerado uma “rejeição”. Uma alta taxa de rejeição mostra aos mecanismos de pesquisa que os usuários não têm uma experiência positiva em seu site, o que terá um impacto negativo em suas classificações.
Se você não tiver certeza se isso é um problema para o seu site, pode verificar a velocidade da página com o Google PageSpeed Insights. Esta ferramenta gratuita mostra os tempos médios de carregamento e fornece sugestões sobre como você pode melhorar a velocidade do seu site.
Outro fator importante é a compatibilidade com dispositivos móveis. Com tantos usuários realizando pesquisas e navegando na web em dispositivos móveis, você precisa otimizar seu site. Você deseja fornecer aos usuários móveis a mesma experiência positiva de um usuário de desktop.
Sites que são projetados apenas para usuários de desktop geralmente são muito difíceis de navegar em smartphones e outros dispositivos.
A melhor maneira de garantir que seu site forneça uma ótima experiência móvel é com um design responsivo. Isso permite que seu site se adapte a qualquer tamanho de tela ou navegador, o que cria uma experiência positiva para o usuário, independentemente do dispositivo que o usuário visita.
Esses são apenas três dos muitos fatores que o Google leva em consideração ao classificar seu site. Ao otimizar seu site e melhorar sua visibilidade online, você poderá se conectar com mais pessoas de seu público-alvo e aumentar suas vendas e receitas gerais.
2. Publicidade paga por clique (PPC)
A publicidade paga por clique (PPC) é outra forma eficaz de atingir seu público-alvo e atraí-lo para seu site. Os anúncios PPC aparecem no topo dos resultados em mecanismos de pesquisa como o Google e são colocados por palavras-chave ou frases específicas que um usuário pesquisa.
Como o SEO, a execução de uma campanha PPC eficaz requer a seleção das palavras-chave certas. Você vai querer se concentrar em palavras-chave de cauda longa com uma intenção de pesquisa clara, porque os usuários que pesquisam essas palavras-chave específicas têm muito mais probabilidade de se tornarem leads qualificados.
Para usar anúncios PPC, você precisará determinar quanto deseja pagar por cada clique em seu site para cada palavra-chave em sua campanha. O PPC opera em um sistema de licitação no qual os anunciantes que estão dispostos a pagar mais por qualquer palavra-chave obtêm uma posição acima dos resultados de pesquisa orgânica.
Então, como o nome indica, o anunciante só paga o valor do lance quando um usuário realmente clica em seu anúncio e visita seu site. Isso o torna um canal econômico e uma ótima maneira de manter o controle sobre seu orçamento. Você decide antecipadamente quanto deseja gastar em sua campanha, para que nunca precise se preocupar em ultrapassá-la.
Também é importante observar que os visitantes do PPC têm 50% mais probabilidade de comprar do que os visitantes orgânicos. Quando você segmenta palavras-chave com uma intenção clara, pode concentrar seu orçamento em atrair tráfego com probabilidade de conversão.
Ao utilizar o PPC, você pode anunciar seus produtos diretamente para clientes em potencial interessados. Isso permite que sua empresa gaste seu orçamento de marketing para atrair tráfego de alto valor, tornando-o um canal extremamente econômico.
3. Email marketing
O marketing por e-mail ainda é uma das melhores maneiras de converter membros de seu público-alvo em leads e clientes. Na verdade, ele tem um ROI potencial de 4400% – o que é extremamente alto, mesmo para os padrões de marketing digital.
Mas atingir esse tipo de resultado requer uma estratégia detalhada e uma execução cuidadosa.
O primeiro passo para iniciar uma campanha de e-mail é construir uma lista de assinantes. Você pode fazer isso incluindo formulários de inscrição por e-mail em vários locais no site da sua empresa, como cabeçalho, cabeçalho, rodapé ou em um pop-up.
A chave aqui é construir sua lista organicamente e nunca comprar listas de e-mail. Isso não atrairá leads confiáveis para sua empresa. Em muitos casos, seus e-mails acabarão nas pastas de spam dos usuários – e prejudicarão suas chances de alcançar os usuários que realmente se inscreveram em sua lista.
Depois de criar sua lista de assinantes de e-mail, você pode começar a enviar e-mails que estejam alinhados com seus objetivos gerais de marketing. Você pode enviar vários tipos de conteúdo, incluindo boletins informativos, links para conteúdo ou anúncios sobre ofertas especiais ou promoções. Esta é uma ótima oportunidade para manter os clientes em potencial interessados informados sobre o seu negócio.
O e-mail é um canal valioso porque permite que você se concentre nos usuários que já expressaram interesse em receber notícias de sua empresa. Portanto, em vez de convencê-los a prestar atenção em você, você pode se concentrar na criação e no envio de conteúdo que os moverá através do funil de vendas.
Isso também significa que você pode personalizar seus e-mails de acordo com as necessidades de seus assinantes e direcionar a segmentos individuais com base em seus interesses. Quanto mais personalizado for um e-mail de acordo com os interesses do assinante, mais eficaz será em incentivá-lo a converter.
Você também pode tornar suas campanhas ainda mais eficazes com ferramentas de automação. Você pode criar, enviar, automatizar e monitorar seus emails e, em seguida, usar análises integradas para ver como as pessoas interagem com eles.
Então, você pode usar esse insight para gerar resultados de e-mail ainda melhores no futuro.
Com a estratégia certa, o e-mail pode ser o canal perfeito para transformar os visitantes do site em clientes valiosos para sua empresa. Procure uma Agência Digital de sua confiança para lhe ajudar nesse processo.