Negligenciar a importância do marketing digital para transportadoras tende a ser um mau negócio, especialmente em um período como o atual. Com a pandemia do novo coronavírus, a economia sofreu um baque significativo ao mesmo tempo em que aumentou a demanda por logística de qualidade. Mover bens pelo país se tornou essencial com a subida do movimento nos e-commerces e outras formas de comércio no país, além do aumento de exportações motivado pela desvalorização do real.
Ou seja, trocando em miúdos, o momento atual é de grande demanda por logística, especialmente de transportadoras. Por causa disso, é necessário ter uma estratégia de marketing bem afinada para explorar ao máximo essa onda e conseguir colher resultados significativos, que ajudarão a empresa a migrar para o próximo nível do segmento ou perfil de trabalho.
Não está convencido da importância do marketing digital para transportadoras? Então siga a leitura do artigo para ver alguns pontos que mudarão sua opinião!
5 pontos que provam a importância do marketing digital para transportadoras
1. Fluxo de acessos do Google
O Google é, hoje, a maior fonte de tráfego orgânico da Internet no Ocidente, sem a menor sombra de dúvidas. Para se ter uma ideia, há alguns anos, o buscador tinha 100 bilhões de buscas por mês. Hoje esse número mais do que dobrou. Isso dá mais de 90 mil buscas por segundo. Se você levar 5 minutos para ler este artigo, terão acontecido 27 milhões de buscas no Google nesse período.
Ou seja: não dá para negar que o maior volume de tráfego na Internet, hoje, está no Google. Por isso, é essencial montar uma estratégia de marketing digital, especialmente uma que envolva uma agência de SEO, para poder se posicionar no buscador e chamar parte desse fluxo para você.
Com um bom fluxo de acessos orgânicos, vem os interessados em fechar negócio com a sua empresa, o que aumenta o número de clientes e o faturamento no processo.
2. Flexibilidade de ferramentas
Uma das vantagens de trabalhar com o marketing digital é que ele tem flexibilização quase que total de ferramentas para serem usadas. Dá para trabalhar com o Google, com anúncios, com redes sociais. Nas próprias redes há muita versatilidade também. Afinal, o Instagram e o LinkedIn são bem diferentes e permitem estratégias distintas.
Para uma transportadora, o setup de campanha mais interessante é:
- Marketing de Conteúdo focado em obter um bom fluxo de tráfego orgânico no Google;
- estratégia de conteúdo no Facebook e LinkedIn (principalmente) para focar no mercado B2B;
- anúncios no Google e redes sociais;
- e-mail marketing ativado via captura de dados com ebooks e lives.
Parece uma estrutura básica o suficiente para capturar leads de várias formas diferentes, educar o mercado, criar autoridade e conseguir os melhores resultados quando seu time de vendas finalmente entrar em campo.
3. Integração com dados
Uma grande vantagem de trabalhar com o marketing digital é a possibilidade de integrá-lo com seus dados específicos. Por exemplo, suponha que você tenha uma ferramenta de rastreamento de caminhão de transporte. Dá para inserir esse dado em uma página publicitária para o cliente ver como está indo o frete.
Esse é só um exemplo, claro, que talvez sequer combine bem com todas as empresas de transporte. Seja como for, o fato é que dá para fazer uma série de integrações úteis entre as ferramentas para conseguir melhores contatos e mais negócios.
Com base nisso, sua estratégia fica cada vez mais otimizada e afinada para conseguir vender mais e com mais sucesso.
4. Redução de verba
O marketing digital é bem mais barato (e com melhor ROI) do que o marketing tradicional. Isso porque ele é mais otimizado, o que permite reduzir o escopo das ações e ainda assim ganhar conversões.
Por exemplo, imagine um anúncio na TV com a sua transportadora. Mesmo que a audiência do canal seja de 10 milhões de pessoas, ainda assim a chance de encontrar alguém ali que pode converter é bem pequena, talvez de 0,01%. Ou seja: de um público de 10 milhões, talvez 1.000 possam ser convertidos em clientes.
Para alcançar esses mesmos 1.000 nas redes sociais, o custo é muito menor, menos de R$100,00, sem dúvida.
5. Resultados mensuráveis
Por fim, uma das vantagens de trabalhar com o marketing digital é que é possível medir os resultados obtidos. Isso permite, portanto, uma análise posterior para ver o que deu certo e errado e como consertar ou melhorar cada ação.
Pronto! Com esses 5 pontos, não dá para negar a importância do marketing digital para transportadoras. Quem trabalha com logística precisa aprumar a estratégia digital para poder adquirir novos clientes e aproveitar o volume de demanda para alimentar uma estratégia de crescimento empresarial, trazendo mais negócios e faturamento para a empresa. No entanto, para isso, é importante não só valorizar o marketing digital, mas também saber como usá-lo.
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