Afinal, como transformar lead em vendas? Essa é uma daquelas perguntas cabulosas que todo empreendedor quer saber a resposta de maneira fácil. Mas será que na prática é tão simples?
Todo empreendedor, seja ele iniciante ou experiente, possui uma certa dificuldade na hora de escolher ações que potencializem as suas estratégias de marketing digital – quando se fala em gerar leads (potenciais clientes), então, o grau de simplicidade passa a ser inexistente.
Como se sabe, as metodologias que estão enquadradas no marketing mudam constantemente, a fim de fazer com que a sua marca alcance as pessoas certas nos momentos corretos, ao mesmo tempo em que você respeita o espaço delas.
Isso significa dizer também que os vendedores podem abordar de forma mais ativa todos os seus potenciais clientes para torna-los em vendas e, assim, aumentar a lucratividade do seu empreendimento.
Falando em transformar os potenciais compradores dos produtos ou serviços da sua empresa em oportunidades reais, resolvemos elaborar um passo a passo capaz de transformar os seus leads em vendas.
Então, se você quer realmente tornar a sua empresa a número do seu setor de atuação, recomendamos que você pare por alguns minutos e veja as dicas que montamos exclusivamente para você!
- Dica 1: Segmentar os leads com maior abertura para uma conversa
- Dica 2: Escolher os leads que serão abordados
- Dica 3: Saber o contexto do leads e realizar uma preparação para a 1ª abordagem
- Dica 4: Tentar contatar o lead de diversas maneiras
- Dica 5: Realizar a qualificação e o engajamento no primeiro contato
- Dica 6: Faça o diagnóstico
- Dica 7: Construa uma solução adequada
- Dica 8: Apresente a solução de maneira engajadora
- Transforme agora lead em vendas!
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Dica 1: Segmentar os leads com maior abertura para uma conversa
Geralmente, o departamento de marketing é quem toma conta dos leads inbound nesse primeiro estágio.
Os profissionais dessa área segmentam os inbound leads de acordo com o perfil da persona (cliente ideal) do seu negócio, se lembrando de obedecer os critérios entre marketing e o time de vendas.
Essa divisão de leads inbound ocorre para otimizar o tempo de abordagem do time de vendedores.
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Dica 2: Escolher os leads que serão abordados
Antes de começar uma conversa com os seus leads, é necessário fazer uma análise minuciosa de cada um, para então escolher quais serão abordados ou não.
Esse estágio é reconhecido como processo de decisão de qualificação, uma vez que o potencial comprador qualificado é um lead que passou pelo time de marketing e foi transferido para o departamento de vendas.
Para isso, é necessário responder a uma única pergunta específica: do que se trata um leads qualificado?
Alguns critérios para descobrir o que são os leads qualificados podem ser:
Uma pessoa que já é cliente: para isso, é necessário que você tenha uma equipe de especialistas para realizar o atendimento de toda a sua base de clientes. Assim, caso esse indivíduo ainda esteja na lista de leads do time de marketing, o departamento de vendas não deve atende-lo;
Uma pessoa que já é oportunidade: caso um dos inbound leads já está sendo abordado por um vendedor, significa que não é preciso fazer uma nova abordagem. Isso só deve acontecer se o primeiro profissional perder a oportunidade de transformar o lead em vendas;
Uma pessoa sem telefone: se o número de telefone desse potencial cliente estiver em falta, a maneira que você pode encontrar para contatá-lo é por meio de e-mail. Em algumas empresas, esses leads são considerados desqualificados.
O essencial ao chegar nesta etapa é ter a percepção de que os leads devem ser passados corretamente para o time de vendas, o qual se encarregará de transformá-los em vendas.
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Dica 3: Saber o contexto do leads e realizar uma preparação para a 1ª abordagem
Antes de entrar em contato com o lead, é imprescindível saber um pouco de sua trajetória até chegar àquele momento.
Graças ao advento tecnológico, hoje é possível você descobrir muitos detalhes a respeito dos seus possíveis compradores.
Por exemplo, você pode pesquisar por informações relacionadas ao trabalho, os conteúdos baixados, as páginas do site que ele visitou etc.
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Dica 4: Tentar contatar o lead de diversas maneiras
Tendo o contexto do que será abordado com os inbound leads, agora é preciso saber como ele será contatado.
Normalmente, o telefone e o e-mail são os meios mais utilizados para transformar leads em vendas, porém, outras formas de prospecção podem ser utilizadas, como: WhatsApp, Skype, Facebook, entre outros.
É fundamental que você seja rápido no contato depois da última conversão do potencial cliente.
Isso porque o lead ainda não se esqueceu do que foi conversado anteriormente, ou seja, quanto mais rápido você contatá-lo novamente, melhor.
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Dica 5: Realizar a qualificação e o engajamento no primeiro contato
Provavelmente, o lead não vai esperar que você ligue para ele.
Por isso, é necessário que você saiba começar uma conversa engajadora, da qual você compreende todos os pontos do problema daquele potencial consumidor.
Em vista disso, você também deve se esforçar para qualifica-lo corretamente, ou seja, verificar se o perfil dele bate com o perfil da sua persona.
Nesse sentido, fica claro que os vendedores devem sempre se atentar àqueles consumidores que possuem um nível semelhante com o cliente ideal da sua empresa e que estão interessados em se beneficiar dos produtos ou serviços dela.
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Dica 6: Faça o diagnóstico
Talvez o diagnóstico seja o estágio mais importante na hora de transformar leads em vendas.
Para realiza-lo, é necessário que você estrutura um cenário do qual o consumidor vive sem o produto ou o serviço da sua empresa, relacionando com um que ele tenha os benefícios do seu negócio.
A partir daí, você deve se questionar: quais são as diferenças entre os cenários? Qual o ganho do cliente? O que ele consegue garantir se continuar na mesma situação?
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Dica 7: Construa uma solução adequada
Se você for um vendedor experiente, com certeza já terá uma solução pronta bem debaixo das mangas para apresentar aos inbound leads.
Caso isso ocorra, significa que você se preocupa com os interesse do seu potencial cliente, sempre mostrando soluções simples para colocar, de fato, os benefícios da sua empresa em ação.
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Dica 8: Apresente a solução de maneira engajadora
O principal intuito de apresentar a solução para o potencial cliente é entender se a sua empresa comporta o problema existente.
Nesse sentido, caso você venda um software, a demonstração da ferramenta pode ser uma boa pedida para convencer o potencial comprador.
No entanto, mesmo que a demonstração seja um grande atrativo, ela não é de toda valia, uma vez que o cliente, às vezes, não consegue compreender os resultados alcançados.
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Transforme agora lead em vendas!
Depois dessas 8 dicas simples e fáceis, é bem provável que você vai considerar responder a pergunta “como transformar lead em vendas?”.
O jeito correto de fazer isso é conhecendo plenamente o seu empreendimento e a atividade do qual ele está inserido.
Bons negócios!