Aprenda como criar uma campanha de marketing de sucesso!
Como criar uma campanha de marketing do zero? Essa pergunta possui diversas respostas, o que acaba confundindo muitos empreendedores, ainda mais os que estão começando a atuar agora no mercado.
Sabia que para que a sua empresa atinja todos os objetivos traçados por você durante o planejamento dela, é necessário criar uma campanha de marketing eficiente?
Mas como fazer isso?
Hoje existem inúmeras formas de fazer marketing digital, mas é preciso ter cautela na hora de escolher as ações que melhor se encaixam para o seu negócio.
Por isso, resolvemos elaborar este conteúdo, o qual conta com diversas ações para você decidir como investir o seu dinheiro nas campanhas de marketing certas. Confira!
- Como criar uma campanha de marketing?
- O que não deve ficar de fora da sua campanha de marketing?
- Que tipos de ações compõem uma campanha de marketing?
- Agora você sabe tudo sobre como criar uma campanha de marketing!
[ps2id id=’1′ target=”/]
Como criar uma campanha de marketing?
Para que você saiba como montar uma campanha de marketing para a sua empresa, é preciso focar em três estágios: planejamento, execução e análise.
Em outras palavras, esses três estágios representam o começo, o meio e o fim de uma campanha de marketing digital.
E como você bem sabe, dentro dessa campanha você passa a entender o que deve ser feito, para então executar as ações e, por fim, analisar o que se obteve.
Planejamento
O planejamento é o passo inicial para uma campanha de marketing digital de sucesso.
Nesse estágio, você deve entender o que é necessário para desenvolver a campanha, bem como os objetivos que deseja atingir com ela.
E para facilitar o entendendimento de como criar uma campanha de marketing nessa etapa, foque nas seguintes perguntas:
- Para quem será direcionada a campanha?
- Em quais canais o seu público-alvo está presente?
- Qual será a duração da campanha?
- Quais os resultados que você deseja alcançar com ela?
Ou seja, o planejamento é a base para saber como montar uma campanha de marketing digital eficaz e estratégica.
Execução
A partir do momento em que o desenvolvimento e a divulgação das ações da sua campanha de marketing começam a acontecer, chamamos isso de execução.
Esse segundo estágio tem como objetivo seguir tudo o que foi planejado anteriormente, a fim de garantir que todas as ações tragam os resultados esperados.
Análise
O último estágio tem total ligação com o segundo, pois é quando os resultados começam a ser avaliados.
Caso as respostas do público-alvo para uma determinada ação não forem parecidas com o esperado, então significa que algo precisa mudar dentro da sua campanha de marketing digital, mesmo que ela ainda esteja rodando.
Assim que o tempo da execução das ações tiver acabado, então chegou o momento de fazer uma análise mais minuciosa acerca dos resultados obtidos, compreendendo se você conseguirá chegar ao objetivo final com aquela campanha.
Os dados servirão para que você acerte as próximas ações, te tornando um craque em como criar uma campanha de marketing.
[ps2id id=’2′ target=”/]
O que não deve ficar de fora da sua campanha de marketing?
Bom, agora que você sabe o que é necessário para criar uma campanha de marketing, chegou o momento de descobrir o que não deve ficar de fora dela.
Abaixo, nós separamos 4 itens fundamentais para que as ações da sua empresa sejam um sucesso. Conheça-os:
1. Faça a divulgação
Se você tem materiais de qualidade para disponibilizar aos seus clientes, você precisa fazer a divulgação de forma adequada.
Para isso, você deve começar criando um blog ou um site para a sua empresa, os quais devem ser abastecidos com artigos a respeito do seu mercado de atuação regularmente.
No entanto, não basta apenas escrever, publicar e esperar que os mecanismos de busca façam a sua parte para que o seu conteúdo seja visto por quem tem interesse no assunto.
Você deve utilizar técnicas para otimizar as buscas dos usuários, como é o caso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), bem como a atuação nas redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, por exemplo.
Além disso, algo que não deve ficar de fora da sua lista de divulgação é realizar a troca de links com outros sites, propondo guest posts que tenham relação com o tema abordado no conteúdo específico.
2. Crie parcerias
O seu conteúdo pode ser divulgado também por empresas parceiras, as quais provavelmente devem ter outro tipo de público-alvo.
E isso pode ser feito por meio do Marketing de Conteúdo, estratégia que sustenta o Inbound Marketing e pode abrir diversas portas para um bom relacionamento com outras marcas.
Se preferir, escreva a respeito de um cliente, principalmente aquele que tem grande influência dentro do seu setor de atuação.
Essa ação faz com que você estabeleça um contato mais próximo com a sua e a audiência do seu parceiro.
3. Retenha os clientes
Reter clientes é uma atitude fácil para empresas que realmente se importam com quem compra os seus produtos ou serviços.
Para isso, você deve sempre fornecer a essas pessoas informações de relevância sobre o seu mercado, fazendo com que eles sempre retornem ao seu site ou blog.
Além do mais, criar promoções e concursos pode ser uma fórmula para que a sua campanha de marketing digital não seja esquecida por ninguém.
4. Acompanhe os resultados
Para finalizar, o último item que não pode faltar na hora de compreender como montar uma campanha de marketing é o acompanhamento dos resultados.
Isso porque é a maneira pela qual você consegue perceber se os resultados desejados foram alcançados corretamente.
Para realizar esse acompanhamento, sugerimos que você utilize ferramentas de performance, como o Google Analytics, por exemplo.
Por meio dos resultados obtidos, você consegue saber que tipo de decisão tomar e se as ações realizadas podem ser repetidas em outra campanha de marketing digital.
[ps2id id=’3′ target=”/]
Que tipos de ações compõem uma campanha de marketing?
Tendo ideia do que é preciso saber para montar a sua campanha de marketing, agora é necessário focar nas principais ações utilizadas no mercado. São elas:
Os Links Patrocinados
Os links patrocinados – ou anúncios pagos – estão sendo muito utilizados por empreendedores.
Isso porque eles aumentam as chances da sua marca aparecer no Google e nas redes sociais, entre outras plataformas, aumentando sua visibilidade e a chance de ter novas conversões.
O Marketing de Conteúdo
Definitivamente, o Marketing de Conteúdo é a estratégia que define qual empreendedor sabe realmente como montar uma campanha de marketing.
Pois ela faz com que conteúdos sejam criados para atrair novos consumidores para os seus produtos ou serviços, respeitando a jornada de compra do cliente.
Para utilizá-la, é fundamental que você tenha um blog, a fim de divulgar todos os conteúdos criados por você a respeito do seu setor de atuação.
O E-mail Marketing
O e-mail marketing não é o seu inimigo, muito pelo contrário: ele pode ser o seu melhor amigo.
Graças às estratégias criadas por essa ferramenta, é possível ter uma comunicação mais eficaz com os seus clientes e leads, uma vez que as mensagens podem ser enviadas de maneira personalizada para cada pessoa.
As Redes Sociais
Para finalizar e você descobrir de vez como montar uma campanha de marketing, foque nas redes sociais.
Essas plataformas não são mais utilizadas somente para a diversão das pessoas, elas fazem grandes negócios também.
Com elas, você consegue se aproximar do seu público-alvo, interagindo com ele de maneira bastante descontraída.
[ps2id id=’4′ target=”/]
Agora você sabe tudo sobre como criar uma campanha de marketing!
Como você viu neste conteúdo, para realizar uma boa campanha de marketing digital, é necessário ter conhecimento sobre as ações certas e que se encaixam melhor na sua empresa.
Antes disso, é preciso que haja um planejamento capaz de medir os resultados de curto, médio e longo prazo, para então colocar todas as ações em prática.
Os resultados do seu negócio e da sua campanha dependem só de você e do seu empenho!