Time de vendas: aprenda a estruturar uma equipe de sucesso

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Time de vendas é a representação da força de vendas de uma empresa. Para gerar resultados cada vez mais promissores, esses profissionais precisam ser devidamente escolhidos. Veja aqui como estruturar uma equipe de sucesso!

Por mais que o ciclo e vendas possa ser visto com clareza, entender a importância de um bom time de vendas altera completamente os resultados alcançados pela empresa.

Por ser o time responsável por atingir as metas de vendas do seu negócio, a equipe precisa de qualificação, envolvimento com a empresa como um todo, competitividade e uma liderança que a leve adiante!

Considerando esses detalhes, preparamos este conteúdo para mostrar como treinar e preparar seu ciclo de vendas para que sua empresa alcance os melhores resultados. Não perca!

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Aprenda o necessário para formar um bom time de vendas

O crescimento nas vendas e a formação de novas parcerias e negócios caminham na mesma direção e são praticamente dependentes um do outro.

Por isso, para conseguir um time que estabeleça um ciclo de vendas campeão é um grande desafio para a administração das empresas.

Contudo, para alcançar as metas de vendas com um bom time é importante se atentar às 3 áreas: sua equipe de vendas, um sistema de CRM e um bom gestor por trás disso tudo.

Ou seja, esse é o caminho para atingir não apenas um time de vendas bom, mas também, uma empresa com um grande percentual de vendas.

Quer saber como fazer isso?

Então confira aí nossas 5 dicas a seguir:

    1. O time de vendas precisa de tecnologia

A tecnologia invadiu a vida de todos em muitos aspectos!

Por isso, nos dias de hoje um vendedor que deseja passar uma boa imagem do seu negócio não pode andar por aí com aparelhos ultrapassados.

Pois, para o ciclo das vendas se manter, o profissional precisa de boa tecnologia e, com isso, aumentar sua produtividade.

Além disso, as ferramentas de CRM auxiliam na organização e junção de várias funções que trabalham tendo um único objetivo em mente: atingir as metas de vendas!

    2. A prospecção é extremamente importante

Certo, ao falar em tabela de vendas ou qualquer outro controle necessário para atender os clientes, não podemos deixar de pensar na importância deles, não é mesmo?

Por isso, possuir um plano de prospecção focado em se expandir no mercado é uma maneira de aumentar sua relevância.

Contudo, não permita que seus vendedores saiam prospectando de maneira aleatória! Um bom direcionamento é a melhor forma de atingir as metas de vendas.

   3. Sempre monitore os desempenhos

Ainda falando sobre o ciclo de vendas, utilizar métricas para mensurar os resultados das suas ações é essencial.

Essa atitude permite que você alcance uma visão privilegiada para que possa alinhar o seu ciclo de vendas de maneira mais eficiente, atraindo os melhores resultados.

Para isso, o primeiro passo é observar e monitorar, por meio de uma tabela de vendas ou outros métodos.

Atribua, por exemplo, a quantidade de ligações de prospecção por oportunidade e o número de ligações que foram convertidas em visitas.

Tudo isso faz parte do ciclo de vendas e, essas atitudes, influenciam diretamente nos resultados para que você alcance todas as metas de vendas.

    4. Desperte a competição do seu time

Você quer saber se uma é competitiva? Pergunte a ela, “o que cria uma emoção mais forte: você ganhar ou perder?”.

Qualquer pessoa competitiva detesta acompanhar uma tabela de vendas e ver que está perdendo!

Por isso, um vendedor completamente motivado e competitivo é uma das melhores situações para o seu time de vendas.

Ou seja, pequenas competições, concursos e a gamificação das metas por meio de uma tabela de vendas são boas opções para explorar essa competitividade e melhorar seu ciclo de vendas.

A motivação é uma grande aliada! Por isso, uma tabela de vendas pode mudar tudo!

    5. Sempre realize contratações

Por exigir diversos cuidados, um time de vendas precisa mudar sempre!

Isso porque, é só você reparar nos perfis de clientes e colaboradores, suas posições nas carreiras e contratações de serviços.

Tudo muda constantemente, pois no meio corporativo tudo é extremamente dinâmico.

Por você nunca saber quando uma pessoa da equipe vai decidir que é hora de mudar, para evitar buracos na equipe é necessário sempre realizar contratações e renovações para atingir todas as suas metas de vendas

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Dedique um tempo ao recrutamento da sua empresa

Como vimos no tópico anterior, as contratações são essenciais para que você mantenha o seu time de vendas campeão!

Por isso, a quantidade de vendedores deve ser constantemente controlada para que os custos não sejam maiores que o lucro do setor.

Ou seja, para atingir melhores resultados é necessário aumentar a eficiência tanto quanto a quantidade de funcionários.

Por isso, investir em recrutamento, seleção e capacitação é a melhor solução, pois é uma atitude que diz respeito à forma como o time de vendas será estruturado para que seja mais produtivo.

Por exemplo: para que o ciclo de vendas funcione, a equipe deve ser renovada.

No entanto, um time jovem de vendas pode ser auxiliado por um vendedor mais velho, experiente, com maiores noções sobre o mercado, o ciclo de vendas e o que for necessário para estruturar a equipe da melhor forma.

Pensando na estratégia, cada vendedor possui uma capacidade de atingir seus próprios números.

Por isso, todos esses detalhes devem ser considerados durante a escolha do profissional, que por sua vez, é possível por meio de um processo de seleção detalhado e bem cuidado.

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Saiba a importância de um bom treinamento

Certo! Agora que entendemos a importância da renovação e contratação para o ciclo de vendas se manter, é hora de destacar as vantagens dos treinamentos!

Para que sua equipe tenha um bom desempenho, o treinamento é essencial!

Isso quer dizer que manter a equipe alinhada de acordo com novas técnicas, ferramentas e metodologias é uma atitude que fará toda a diferença para as que metas de vendas sejam alcançadas.

Para evitar que a empresa perca vendas e se coloque em uma posição difícil no mercado, é importante manter os colaboradores sempre atualizados.

Além disso, podemos destacar os benefícios de constantes treinamentos do seu time impactando na tabela de vendas com possibilidades de:

  • Aumentar o desempenho da sua equipe;
  • Estimular a inovação;
  • Elevar a confiança;
  • Impulsionar a assertividade da equipe e reduz os custos.

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Confira mais 4 dicas para estruturar seu time de vendas

Independente de qualquer tabela de vendas ou outros métodos, um time precisa funcionar por meio de consultas.

Ou seja, os constantes treinamentos, apoios técnicos e ambientes adequados para que os profissionais desenvolvam suas habilidades é essencial para que o seu objetivo seja visto com clareza.

A internet facilitou o acesso de muitas formas! Por ela, é cada vez mais comum nos depararmos com clientes que chegam para fazer compras tendo em mente exatamente aquilo que desejam.

Por isso, os vendedores devem manter seu discurso na ponta da língua para que possam sempre ter seu problema resolvido.

Considerando esses aspectos, separamos 9 dicas para que você aprenda como montar uma equipe campeã! Quer aprender? Então confira os próximos tópicos:

Estruture uma equipe qualificada

O treinamento e a qualificação dos vendedores são essenciais para que os colaboradores saibam como se comportar.

Isso quer dizer que seu objeto deve ser manter um esforço constante e, de tempos em tempos, realizar a reciclagem a respeito dos conhecimentos dos colaboradores.

Outro importante detalhe é o acompanhamento constante de situações de venda, participando, seja como cliente oculto, quanto como ouvinte de calls de venda.

Alinhe os vendedores com os ideais da sua empresa

Já ouviu uma pessoa reclamando de algum vendedor que parecia apenas querer vender e empurrar o produto para a pessoa?

Pois então, esse é um grande problema de empresas que não possuem um devido alinhamento quanto ao DNA da marca que carregam.

A sua equipe de vendas deve, acima de tudo, ser uma embaixadora do seu negócio e transmitir aos clientes tudo que a marca representa.

Ou seja, ao longo do recrutamento e capacitações é importante passar os valores e as características da empresa para que o colaborador sempre carregue com ele!

Estabeleça metas claras para trabalhar

Buscar uma tabela de vendas e definir ao certo tudo o que é necessário para que seu negócio consiga os melhores resultados é realmente indispensável.

Ter transparência quanto ao objetivo da sua empresa é uma atitude que influencia positivamente de todas as formas.

Isso porque, além de motivar sua equipe de vendas, é uma forma evitar frustrações contínuas pela insatisfação de correr atrás de um objetivo que eles desconhecem.

Além disso, ao invés de comunicar a equipe que o objetivo deles é “aumentar as vendas”, busque uma forma mais realista para explicar.

Confie no poder do feedback

O feedback é uma das melhores ferramentas para ajudar a organizar seu time e atingir suas metas de vendas.

Para isso, esse recurso deve funcionar como uma via de mão dupla. Pois, o gestor precisa dar e pedir feedback dos seus vendedores com regularidade.

Pedir feedback aos vendedores é uma forma de garantir ao gestor informações muito importantes para a estratégia de vendas.

Contudo, o gestor precisa de uma visão ampla de todo o processo e da relação do departamento comercial com o restante da empresa.

Além disso, ele não está diretamente envolvido com o cliente, e isso permite ter uma visão mais neutra sobre as situações.

Ou seja, o gestor pode apresentar soluções que os vendedores não haviam conseguido enxergar!

Não é necessário esperar por uma reunião formal ou uma ocasião especial para isso, pois esse feedback pode acontecer a qualquer momento.

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Agora é com você! Tenha um time de vendas vencedor.

Como vimos ao longo deste conteúdo, o sucesso do time de vendas impacta diretamente nos resultados das empresas.

Por isso, se atentar aos aspectos que dizem respeito à qualificação, contratações e treinamentos constantes para desenvolver a habilidade dos profissionais é essencial.

Além disso, dedicar um tempo para a contratação é uma das melhores formas de garantir o sucesso das vendas do seu negócio.

A escolha dos profissionais que vão integrar esse time é extremamente importante, mas quando bem estruturado, o time de vendas trará os melhores resultados para a sua empresa!