6 Estratégias de Marketing Digital para Indústria

De acordo com a Forbes, “para as empresas competirem no cenário digital de hoje, precisam mais do que apenas uma presença online estabelecida para atrair novos clientes e retê-los”.

Ou seja, tudo indica que você deve trabalhar a todo vapor, dominar seu setor e ter muita presença online com estratégias de marketing digital.

Os profissionais de marketing de hoje sabem que precisam implementar várias estratégias em vários locais e canais para ter algum resultado. O objetivo é aumentar constantemente o “tráfego” para criar um suprimento constante de leads e movê-los de forma natural e eficiente através do funil de vendas. 

Como cada público é único, as estratégias de marketing digital usadas no B2B para o setor industrial são completamente diferentes das estratégias usadas em outros setores. Para gerar leads você deve ter paciência, pois as ações nem sempre trazem resultado imediato. Suas estratégias de marketing, como fabricante ou distribuidor, devem variar das de uma empresa com foco no consumidor (B2C). 

Seu objetivo final é alcançar empresas e convencê-las a utilizar seu produto no seu dia a dia. Sendo B2B, o marketing digital industrial difere do B2C convencional de várias formas. É provável que toda transação B2B ou industrial envolva consideravelmente mais avaliação, análise e etapas antes da tomada de decisão do que o B2C.

 

O que o marketing digital pode fazer por você?

  • Alcance o seu público-alvo
  • Colete informações sobre sua persona
  • Interaja mais com o seu público
  • Colete dados e informações relevantes
  • Obtenha mais exposição e visibilidade
  • Tenha mais resultados em tempo real a um custo reduzido
  • Aumente o reconhecimento da sua marca

 

1) Otimize seu site para pesquisas

O primeiro passo na estratégia de marketing digital industrial deve ser garantir que seu site seja facilmente encontrado nas pesquisas por aqueles que o procuram e deve superar os concorrentes que você possui.

Isso pode ser feito através do processo de otimização de mecanismo de busca. Outro ponto importante a considerar é verificar se seu site é responsivo, ou seja, se ele está otimizado para dispositivos móveis. 

Utilizando as estratégias certas de SEO, você pode aumentar o número de leads e, finalmente, fechar mais negócios, garantindo que as pessoas possam acessar seu site a partir de uma variedade de dispositivos, incluindo tablets e smartphones.

2) Faça investimentos de campanhas no Ads

As campanhas no Ads costumam trazer um resultado bastante expressivo para as indústrias. Em meio à tanta informação e concorrência, é comum ter de impulsionar anúncios para obter visibilidade online.

Através disso, você pode ganhar uma posição de destaque no Google. Para quem não sabe, o Ads oferece mais visibilidade através de anúncios pagos que aparecem na primeira página, logo acima dos resultados orgânicos. 

Alguns anúncios podem ficar bem baratos, pois podem ter retornos muito altos do investimento (ROI) para fabricantes ou distribuidores. O mais legal dessa estratégia é que você só paga por clique, ou seja, se alguém simplesmente visualizar e não clicar, você não terá nenhum custo.

Com o Ads, mais uma vantagem é que você obtém visibilidade e resultados imediatos. Os anúncios no Google podem começar a direcionar tráfego para o seu site, assim que são clicados. Sem esgotar seu orçamento, você pode aumentar rapidamente os leads.

3) Crie conteúdos relevantes e envolventes 

Criar conteúdo envolvente e garantir que ele seja altamente classificado em pesquisas é uma maneira de atrair mais clientes em potencial para o seu site e permitir que eles aprendam mais sobre seus produtos. 

Você pode criar um vídeo, escrever um título e uma descrição com base em palavras-chave e inseri-lo no YouTube com um link para seu site na descrição. Você pode escrever conteúdo, como artigos ou postagens de blog, que respondam às perguntas que seus clientes possam ter. 

Procure gerar conteúdo de valor e que esteja alinhado com estratégias de marketing de conteúdo, uma vez que todos os canais devem estar integrados para passar uma única mensagem. Ao produzir um conteúdo realmente útil, as empresas irão acessá-lo para se informar mais e essa é a porta de entrada para conduzi-lo através do funil de vendas.

4) Crie perfis de mídia social

Uma ótima maneira de envolver potenciais clientes nas indústrias é fazer uso da mídia social. Às vezes, as empresas B2B demoram a integrar o marketing de mídia social. Os fabricantes podem aumentar o reconhecimento da marca e fazer conexões significativas com sites como Twitter, LinkedIn e Facebook. 

Através de um bom planejamento de mídia social, você pode compartilhar fotos de produtos, criar embaixadores da marca e organizar competições usando a mídia social. Além disso, as empresas B2B podem demonstrar seus produtos e fornecer conteúdo educacional em formato de vídeo com o YouTube.

Durante o desenvolvimento do produto, os fabricantes podem usar as mídias sociais para obter feedback e ideias. Os sentimentos dos clientes sobre sua empresa podem ser capturados através das métricas e ferramentas de escuta. Com isso você poderá fazer os ajustes necessários para melhorar ainda mais seus investimentos. Para obter mais informações sobre as opiniões dos clientes, você pode usar também os fóruns dos produtos.

5) Facilite o contato com clientes em potencial 

Entrar em contato é a estratégia final que recomendamos para clientes em potencial. Você pode estar se perguntando como isso pode ser uma estratégia de marketing?

Ao invés de fazer um contato preencher um formulário para solicitar uma cotação, você pode enviar e-mail marketing de forma antecipada respondendo suas dúvidas ou divulgando produtos que sejam do seu interesse.

Ao estar presente e ativo nas mídias sociais, você também pode aumentar suas chances de estabelecer uma conversa com seu público e estimular o envio de dúvidas ou perguntas. É muito comum receber perguntas sobre produtos ou preços através do Facebook ou Twitter. Então esteja preparado para essas formas de conexão e contato. 

 

Guest post produzido por Accenda Digital, agência de marketing digital em Campinas