Gestão de equipe: melhores dicas para aprimorar os resultados

Gestão de equipe é uma atividade que todo gestor deve passar, independentemente de sua área de atuação. Por mais que seja mais uma tarefa, ela é essencial para mudar os rumos do seu empreendimento!

O gerenciamento de equipe tem tudo a ver com a gestão por resultados, uma vez que essa atividade existe para aprimorar todos os processos de uma empresa. 

E para que ela seja realizada de maneira efetiva, há muitos desafios que deverão ser superados, entre eles o de conhecer as melhores dicas para manter sempre os colaboradores motivados. 

A boa notícia é que é muito fácil encontrar essas dicas: basta você dar continuidade a este conteúdo. Não perca! 

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipe é a forma que líderes encontram para manter o controle diante das atividades desenvolvidas por um determinado grupo de colaboradores. 

Para que haja um trabalho produtivo, os gestores precisam focar em esforços relacionados à gestão de projetos, pois isso facilita o entendimento de todas as ações da empresa e mantém os funcionários motivados. 

Além disso, outras atividades são muito importantes para a liderança do negócio, tais como:

  • Trabalhar o dobro e dar motivos para que os colaboradores cumpram os objetivos da organização; 
  • Adaptar a visão de todos os colaboradores a respeito da empresa e vice-versa; 
  • Deixar a produtividade em sintonia com a qualidade dos serviços prestados; 
  • Treinar todos os profissionais para que se sintam sempre motivados; 
  • Manter um ambiente de trabalho extremamente positivo entre todos; 
  • Ajudar o time a melhorar pontos que podem ser negativos para a gestão por resultados.

As dicas que temos para passar sobre como fazer um bom gerenciamento de equipe vão muito além que as anteriores.

Isso porque, no final das contas, tudo estará atrelado ao ciclo PDCA (Plan ou Planejar, Do ou Fazer, Check ou Checar e Act ou Agir). 

Benefícios da gestão de equipe para a sua empresa

8 pessoas em uma reunião sobre gestão de equipe na empresa.

Para começar, quando o gerenciamento de equipes é feito com base no ciclo PDCA, garantimos total alinhamento entre os colaboradores com a missão da empresa. 

Desse modo, o gestor conseguirá compreender qual é o rendimento de cada funcionário e como ele pode ter melhor rendimento dentro do empreendimento. 

Mas vai aí um alerta: nos dias de hoje, é muito difícil fazer com que os seus colaboradores se sintam satisfeitos e motivados no ambiente de trabalho. 

Isso porque a maneira como trabalhamos mudou, e agora precisamos ofertar benefícios diferentes daqueles que já são conhecidos por todos. 

Sendo assim, nada melhor que acompanhar toda a sua equipe em tempo integral para que todos se sintam acolhidos pela sua empresa, que deve se preocupar constantemente com a gestão de projetos. 

Para finalizar, outro bom motivo para você investir agora mesmo na sua equipe é que todos os líderes terão a chance de se aproximar dos seus liderados. 

Ou seja, o estímulo a fazer o trabalho se torna muito mais fácil de ser aplicado.

5 dicas para realizar uma boa gestão de equipe

Não basta apenas fazer investimentos para melhorar o ambiente de trabalho, é preciso realizar ações e possuir as seguintes habilidades: 

1. Delegação

Quando um gestor dá autonomia para toda a equipe, significa que ele confia no trabalho de cada funcionário. 

E isso é excelente, pois essa liderança se torna capaz de entender que tipo de tarefa deve ser delegada para aprimorar todos os processos em busca da realização do objetivo. 

Desse modo, todas as responsabilidades passadas para a equipe pelo gestor garantem uma ótima gestão por resultados. 

2. Motivação

A motivação está atrelada completamente à gestão de projetos, pois é a garantia de produtividade e qualidade dentro da equipe.

Para que todos os seus colaboradores se sintam realmente motivados em trabalhar para você, é preciso conhecer muito bem cada uma dessas pessoas. 

Partindo desse ponto, você então vai identificar quais são as necessidades e expectativas de um funcionário, assim como permitir novas ideias para ajudar na gestão por resultados. 

3. Feedbacks

5 pessoas conversando em uma reunião empresarial.

Dentro de qualquer organização, o feedback é uma ferramenta essencial para que todos os colaboradores consigam se desenvolver para melhorar a qualidade da produção. 

E quando falamos em feedback, não estamos falando de chamar cada profissional para salientar aspectos negativos que precisam de correção. 

Mas sim ressaltar todas as qualidades e os acertos, dando motivos reais para que todos eles se alinhem com o ciclo PDCA.

4. Empatia

Essa é muito importante. Todo gestor precisa possuir empatia para entender o que se passa com a outra pessoa. 

Em outras palavras, é a maneira de se colocar no lugar do colaborador para compreender os problemas e emoções relacionadas ao trabalho. 

Mesmo que todos digam que a firmeza é a melhor amiga dos empresários na hora de colocar os profissionais na “rédea”, a empatia se torna a quebra desse elo para que o seu pessoal se sinta sempre bem à vontade. 

5. Organização

Por fim, a última habilidade que todo gestor precisa ter para conseguir realizar uma boa gestão de projetos e de equipe é a organização. 

Com ela, você consegue mensurar o tempo gasto para a execução de cada atividade, garantindo que a gestão do tempo corra ao seu lado. 

As características do líder da equipe

Agora que você conhece as habilidades que cada gestor deve possuir, chegou o momento de ressaltar as características mais importantes para o ciclo PDCA. Elas são: 

  • Comunicação: todo líder deve saber se comunicar com a equipe, indo muito além de dar as ordens para a realização de um trabalho, como também a de escutar os problemas e as angústias dos profissionais; 
  • Comprometimento: se comprometer com a equipe é fundamental para o pleno funcionamento do trabalho, pois só assim os colaboradores vão sentir que você estará com eles sempre que precisarem; 
  • Inspiração: um líder precisa ser inspirador para conquistar todo o respeito da equipe. Por isso, cumpra com as suas funções para dar o real exemplo para os funcionários; 
  • Especialização: isso significa que o líder deve ter pleno conhecimento sobre a área de atuação da equipe. Além do mais, ele deve ser a pessoa que adquire novos conhecimentos para desenvolver junto com outros profissionais. 

Com todas as características, pode ter certeza de uma coisa: a gestão por resultados da sua empresa mudará de um dia para o outro. 

Chegou a hora de fazer a gestão de equipe!

Sim! Agora chegou o grande momento de fazer o gerenciamento da equipe da sua empresa. 

E como podemos ver neste conteúdo, todo gestor precisa influenciar – e muito – os seus colaboradores para que as tarefas sempre fiquem alinhadas ao ciclo PDCA. 

Mesmo que seja difícil fazer a gestão de projetos e de equipe, a organização é a base para que tudo seja realizado de acordo com a sua vontade. 

Sendo assim, não perca mais tempo: comece agora mesmo a dar um rumo para o desenvolvimento de todas as atividades da organização!