Os valores de uma empresa e a definição do seu sucesso

Os valores de uma empresa, assim como a missão e a visão dela, devem ser definidos por você e sua liderança. Essas diretrizes são fundamentais para que todo o planejamento estratégico possa ser seguido. 

Uma das primeiras atividades que sócios e liderança de uma empresa devem realizar é definir a missão, a visão e os valores da empresa. 

Afinal, esse conjunto de diretrizes é o que define quais os objetivos devem ser alcançados pela marca. 

Para que você consiga fazer o da sua organização, não deixe de ler este artigo e veja como tirar todas as diretrizes do papel. 

O que é missão, visão e valores de uma empresa?

É possível descobrir os diferenciais de uma empresa a partir da definição da missão, visão e valores dela. 

Sendo fundamentais para saber como organizar uma empresa, esse conjunto de diretrizes geralmente é estabelecido no momento da criação da marca, podendo ser atualizado periodicamente e de acordo com mudanças na cultura dela.

Para entender melhor o conceito de cada uma dessas diretrizes, resolvemos explicá-las individualmente abaixo: 

Qual a missão de uma empresa?

De forma bem simples, a missão de uma empresa é estabelecer uma comunicação que explique a existência do negócio, bem como os produtos ou serviços que ele pode oferecer às pessoas. 

Além disso, é uma ótima forma de descrever o que a marca pretende ser para os colaboradores e consumidores, que vão saber, de fato, os motivos de sua existência.

No entanto, ainda há muitas empresas que criam a sua missão, mas se esquecem de vivê-la todos os dias. 

Isso é um erro, pois a missão também tem como base alcançar os objetivos e traçar novas estratégias para saber como fazer uma empresa crescer.

Assim, todos os gestores e funcionários devem ter em mente que a missão, nada mais é, do que uma orientação para entender melhor como a empresa atuará no mercado. 

Qual a visão de uma empresa?

O mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, é preciso saber como organizar uma empresa para que ela colabore com a sociedade como um todo. 

E estabelecer a visão do seu empreendimento pode ajudá-lo a ser parte importante na vida das pessoas. 

Isso porque a visão de uma empresa está totalmente relacionada ao futuro dela e o lugar onde deseja chegar. 

Assim como a missão, a visão deve ser modificada a partir do momento em que o período de tempo estipulado para atingir as metas for atingido, sendo trocada por outra. 

Então, dentro da visão da minha empresa eu devo colocar todas as ações trabalhadas?

Não há a necessidade disso. O que é preciso é descrever muito bem todos os detalhes que servirão de motivação para a entender melhor como fazer uma empresa crescer.

Quais os valores de uma empresa?  

Pessoas fazendo reunião para definir quais são os valores de uma empresa.

Os valores de uma empresa tem total ligação com as pessoas que fazem parte dela, ou seja, os seus colaboradores

Cada funcionário deve se sentir motivado para compartilhar comportamentos, atitudes e decisões para ajudar no crescimento da organização. 

Sendo assim, os valores de uma empresa, nada mais são do que princípios dos quais remetem às guias e parâmetros para o melhor desenvolvimento da relação de todas as equipes. 

Os benefícios de ter a missão, visão e valores bem definidos

Hoje em dia muitos empreendedores acreditam que definir a missão, visão e valores não é tido como um dos importantes diferenciais de uma empresa de sucesso.

No entanto, há muitos benefícios que podem ser alcançados pela marca, que acaba tendo um melhor relacionamentos com os consumidores. 

Afinal, essas diretrizes são essenciais para que você mostre a todas as pessoas a sua forma de trabalhar e como você consegue solucionar os problemas. 

Sem mais delongas, conheça abaixo alguns motivos para definir a missão, visão e valores de uma empresa: 

Ajuda a determinar a direção da organização

Mais do que reconhecer o motivo pelo qual a empresa existe, a missão, visão e valores mostra a todos da organização o que a marca pretende alcançar, servindo como referência para determinar estratégias a serem realizadas com o passar do tempo. 

Mantém o foco no futuro da empresa

Quando se determina a visão, por exemplo, se torna muito mais fácil saber em que ponto a empresa deseja chegar em um determinado período de tempo, mas desde que todos os colaboradores tenham noção disso.

Melhora a tomada de decisões

A partir do momento em que essas diretrizes estão bem estabelecidas, limites importantes são encontrados para que os gestores consigam tomar decisões assertivas, bem como encontrar pessoas especializadas em um assunto específico para criar ações estratégicas de crescimento.

Forma um time especialista e talentoso

Para que a sua empresa tenha os melhores colaboradores, é necessário que eles compartilhem dos mesmos princípios dela. E a missão, visão e valores podem te ajudar a fazer novas contratações, bem como alinhar todos os tipos para saber como fazer uma empresa crescer.

Alinha as estratégias

Toda estratégia, antes de ser criada, deve seguir os parâmetros do que a empresa acredita. Assim, você não precisa copiar o que as outras organizações estão fazendo para que você também faça. O interessante é estabelecer ações para que se baseiem na missão e na visão do seu negócio.

Avalia e melhora a empresa

Ter definido os objetivos e os lugares onde se quer chegar facilita na avaliação e melhorias das ações da empresa. Sendo assim, tenha clareza do que trata a missão, visão e valores dela para que possam ajudá-lo na gestão de pessoas.

Esses são apenas 6 benefícios que podemos citar para que você consiga saber como organizar uma empresa com a missão, visão e valores dela. 

A missão, a propósito, é comumente confundida com o propósito do empreendimento, sendo substituída pela última em várias ocasiões. 

Mesmo que tenham suas semelhanças, a missão tem como objetivo focar nos trabalhos da empresa, enquanto o propósito define a razão da empresa existir, sem mencionar o que ela executa ou a motivação para realizar determinadas atividades. 

Definindo a missão, visão e valores de uma empresa

Pois bem, depois de saber o que é e quais os seus principais benefícios, chegou a hora de descobrir como definir a missão, visão e valores da sua empresa. 

Para isso, junte os sócios-fundadores com toda a liderança da organização, a fim de compreender os objetivos de cada um dentro dela. 

Desse modo, você consegue deixar bem claro à todos o que sua empresa pretende ser e como ela chegará aos resultados esperados. 

Missão

Tente responder a essas perguntas: 

Por que a minha empresa existe?

O que produzimos?

Para quem vendemos?

As respostas para essas questões podem definir muito bem a missão da sua empresa, que também deve contar com as seguintes características: 

  1. Possuir uma declaração da qual foi assinada por todos os sócios e líderes da empresa para sinalizar qual caminho deverá ser tomado;
  2. Responder a outras questões, como: “O que deve ser priorizado dentro do atual período de tempo? O que se deve ter como prioridade?”; e
  3. Ter bem definido qual o orçamento deve ser usado para cada ação de divulgação. 

Vale lembrar que, como dissemos lá em cima, a missão pode ser alterada a partir do momento em que os objetivos do período de tempo estipulado forem alcançados. 

Visão

Responda somente a esta pergunta: 

Qual lugar pretendemos chegar juntos? 

Assim como a missão, para estruturar bem a visão da sua empresa é necessário ter um olhar bastante crítico do caminho que será percorrido, bem como dos objetivos que devem ser alcançados. 

A partir daí, você conseguirá definir melhor quais são as formas de idealizar o conhecimento de como fazer uma empresa crescer entre todos os colaboradores. 

É importante que você saiba que a visão é a que mais está suscetível a mudanças e, sendo assim, pode ser atualizada conforme os objetivos forem alcançados.

Valores

A pergunta para os valores é a seguinte: 

Quais princípios são capazes de orientar o comportamento do meu pessoal?

Saiba você ou não, mas os valores de uma empresa é a diretriz mais importante para conseguir atrair e reter funcionários talentosos. 

Por isso, é fundamental definir os valores da sua organização, uma vez que as pessoas são a parte excepcional para o sucesso dela. 

Alguns exemplos de missão, visão e valores

Uma mulher apresentando para um homem um plano estratégico feito em um cartaz.

Não poderíamos escrever um conteúdo que ajuda você a saber como fazer uma empresa crescer sem mostrar alguns exemplos. 

Com as informações de algumas empresas que colocamos abaixo, ficará mais fácil para se inspirar e determinar os diferenciais de uma empresa. 

A missão e os seus exemplos

Walmart – Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!

Harley Davidson – Nós realizamos sonhos através da experiência de motociclismo.

Mary Kay – Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.

Microsoft – Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial!

Involves – Nosso propósito é a harmonia entre pessoas e tecnologia para uma execução perfeita.

Progic – Tornar o ambiente de trabalho mais feliz.

A visão e os seus exemplos

Instituto Brasileiro de Coaching – Ser a maior Escola de Coaching do Mundo.

Disney – Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.

Coca-Cola – Matar a sede do mundo.

Petrobrás Visão 2030 – Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.

Involves – Temos um grande sonho. Queremos ser os parceiros estratégicos em trade marketing das grandes marcas globais.

Progic – Ser reconhecida como líder em soluções para comunicação com colaboradores de médias e grandes empresas através de conteúdo educativo, tecnologias inovadoras, metodologias próprias e serviços de excelência.

Os valores e os seus exemplos

Avon – Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade.

Petrobras – Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; Ética e transparência; Orientação ao mercado; Superação e confiança; Resultados.

Banco Itaú – Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para a gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale.

Coca-Cola – Inovação; Liderança; Responsabilidade; Integridade; Paixão; Colaboração; Diversidade; Qualidade.

Involves – Integridade; Garra; Música; Empatia; Evolução; Eu sendo eu.

Progic – Bom relacionamento; Critérios elevados; Ética; Compromisso; Humildade.

Como comunicar a missão, visão e valores de uma empresa?

Quando se fala em apresentar os diferenciais de uma empresa, é preciso então focar nas informações contidas na missão, visão e valores dela para que não sejam somente algo institucional. 

Sendo assim, é necessário comunicar de maneira que chame a atenção dos funcionários e consumidores. 

Para isso, recomendamos as seguintes fórmulas: 

  • Dinâmicas em grupo: esta é uma excelente forma de motivar todos os colaboradores à causa da sua empresa, podendo realizar atividades durante vários dias; 
  • Gamificação: esta estratégia é excelente para reter informações, pois utiliza técnicas de jogos. Assim, vale criar um pequeno jogo para que a comunicação seja feita entre colaboradores; 
  • Atividades de hábito: também conhecidas como rituais, as atividades de hábito são uma ótima forma de saber como organizar uma empresa. Isso porque a missão, visão e valores podem ser praticados ao final de uma reunião, por exemplo;
  • Endomarketing: realizar campanhas de endomarketing é uma maneira de comunicar a descrição dessas diretrizes aos seus colaboradores de maneira diferenciada, já que foca em campanhas internas que promovem debates a respeito de um assunto. 

Além do mais, para que todos os seus colaboradores vejam que você trabalha com um dos melhores diferenciais de uma empresa, utilize os canais digitais, como as redes sociais, por exemplo. 

Elas são ótimas para interagir com os seus seguidores e mostrar o que a sua empresa é capaz de fazer por eles. 

Já sabe tudo sobre missão, visão e valores? Então apresente agora esse diferencial para todos! 

De fato, ter a missão, a visão e valores bem definidos é uma maneira de saber como fazer uma empresa crescer. 

Afinal, estamos falando da maneira como a sua organização será vista por todos, especialmente pelos seus colaboradores. 

Para que ela realmente funcione no seu negócio, é preciso que todas as diretrizes sejam vividas na prática, possibilitando também as chances de descobrir como organizar uma empresa.