Ficha de cadastro de clientes: saiba o que é e como fazer

Ficha de cadastro de clientes é uma ferramenta muito importante para saber quem é, de fato, o seu público-alvo. Então, chegou a hora de aprender como fazer cadastro de clientes adequadamente aqui! 

Uma coisa é fato: muitos empreendedores estão perdendo oportunidades incríveis porque não possuem as informações dos seus compradores. 

Ao trabalhar com vendas, esse tipo de estratégia é fundamental para atrair mais público para o seu empreendimento.

Além de manter fiéis aquelas pessoas que já compram a sua mercadoria. 

Para que você consiga alcançar todos os resultados desejados, é necessário fazer uma ficha de cadastro de clientes, que serve para colher todos os dados das pessoas que realmente interessam para você. Aprenda como fazer isso agora mesmo! 


Veja também:


O que é ficha de cadastro de clientes? 

É uma ferramenta de gerenciamento que te permite entender melhor o seu público-alvo.

Além disso, com a ficha para cadastro de clientes é possível também criar produtos ou serviços da sua empresa de acordo com a demanda, focando estrategicamente na redução de custos operacionais. 

Em outras palavras, esse processo compila, atualiza, monitora e avalia dados de todas as pessoas que compram da sua empresa, independentemente se forem pessoas físicas ou jurídicas. 

Com essa atitude, o comportamento e os interesses de cada comprador se torna a grande prioridade da sua marca, capaz de aumentar o seu poder de vender mais produtos ou serviços em condições mais acessíveis. 

Ah, mas eu tenho que me importar tanto assim com o bem-estar do cliente?

Claro que sim! Afinal, são essas pessoas que farão o seu negócio decolar rumo ao sucesso. 

Não à toa, hoje até existe uma profissão voltada para o relacionamento com o cliente, conhecida como CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento de Clientes, traduzido para o português). 

Tendo total foco na ficha de cadastro de clientes, você otimiza a divulgação da sua marca, uma vez que o relacionamento estará tão bom que essas pessoas voltarão para a sua loja e ainda indicarão os amigos para irem também. 

Pense da seguinte forma: provavelmente, você já deve ter recebido um e-mail, uma ligação ou até mesmo uma carta de um vendedor. 

Como isso aconteceu? Por meio do cadastro de clientes, o qual ajuda você a se relacionar melhor com essas pessoas e, assim, fazer com que as vendas sejam maiores e mais qualificadas. 

A importância da ficha de cadastro de clientes

Agora que você sabe o que é ficha para cadastro de clientes, chegou o momento de descobrir qual a sua importância para as empresas de qualquer ramo. 

É muito comum se deparar com pequenos empreendedores que não dão a devida atenção às pessoas que fazem o seu negócio acontecer.

Por isso, resolvemos mostrar abaixo alguns bons benefícios práticos para você começar a utilizar agora mesmo a ficha de cadastro de clientes. 

1. Ter total conhecimento do cliente

Uma pessoa preenchendo à caneta a ficha de cadastro de clientes.

Quando não se sabe quem é o cliente, fica difícil elaborar um planejamento eficaz para conquistar essas pessoas. 

No entanto, com o cadastro de clientes você coleta informações de relevância para o seu empreendimento, das quais podemos citar: 

  • Nome; 
  • E-mail;
  • Profissão;
  • Endereço. 

Além desses dados, você também fica sabendo quais são as preferências e hábitos desse público-alvo. 

2. Conseguir fidelizar o comprador 

Ao realizar a ficha de cadastro de clientes, os vendedores conseguem se tornar aptos a investir no pós-venda, garantindo um atendimento mais personalizado a esses indivíduos. 

Isso porque, com essa tática, diversos problemas são solucionados e novos produtos podem ser apresentados de acordo com as informações guardadas sobre o público-alvo. 

Afinal de contas, quando o assunto é fidelizar o comprador, a melhor maneira de realizar isso é fazendo com que ele se sinta especial. 

3. Captar mais consumidores

Se você possuir o hábito de deixar a ficha de cadastro de clientes da sua empresa bem organizada, as informações contidas nela podem aumentar as chances de gerar novos consumidores. 

Pois, o reconhecimento e a conquista pela satisfação de uma pessoa podem ser mostrados e avaliados de forma positiva por quem vê aquilo. 

Ou seja, quanto maior for o número de pessoas que falam bem da sua marca, maiores serão as chances de aumentar as vendas e o faturamento. 

4. Aprimorar os produtos ou serviços 

Uma pessoa segurando uma caneta e preenchendo um formulário.

Outro bom benefício de manter o seu cadastro de clientes atualizado é feedback sobre os produtos ou serviços da sua empresa. 

Caso você não saiba, o feedback é muito importante para aprimorar o que é oferecido ao público-alvo, já que permite que você tenha acesso a opiniões dos clientes que estão usando os produtos ou serviços. 

5. Realizar novas ofertas 

Uma estratégia de pós-venda bem estruturada precisa conter a ficha para cadastro de clientes, pois garante a realização de novas ofertas para que o consumidor compre sempre os seus produtos ou serviços. 

Para que o pós-venda seja realmente eficaz, recomendamos a plena compreensão do perfil do seu público-alvo.

Além disso, faça o lançamento das ofertas nos canais de comunicação preferidos deles, como WhatsApp, redes sociais, e-mail, etc. 

6. Elaborar network

Novas oportunidades de negócio podem surgir a partir do momento em que o seu relacionamento é estreitado com seus clientes. 

Por isso, se mantenha atualizado para que você entre em contato com os consumidores no momento certo. 

O checklist para criar a sua ficha 

Pronto, você já sabe quais são os benefícios de ter uma ficha de cadastro de clientes atualizada. 

Agora, está na hora de tomar uma decisão muito importante para realizá-la: 

  • O formato de cadastro será impresso ou digital? 
  • Quais informações constarão em todos os documentos?

Se você prefere não priorizar as ferramentas de cadastro, então o jeito é focar na agenda, mesmo que não seja tão otimizado quanto a primeira opção. 

Mas, por que é tão difícil?

Porque os dados que foram colhidos e repassados para a agenda vão ser difíceis de atualizar manualmente, o que acaba exigindo um tempo precioso de você. 

Além disso, quando você começa a fazer o cadastro de clientes, as chances de você não dar sequência ao monitoramento acaba se tornando muito baixa. 

Sem contar que, para não ter uso da tecnologia, caso ainda não seja a sua preferência, sugerimos começar com a captação das seguintes informações básicas: 

  • Nome completo ou Razão Social; 
  • Nome Fantasia; 
  • CPF/CNPJ;
  • Data de aniversário/Data da fundação; 
  • Endereço; 
  • Contato (e-mail, telefone, etc.);
  • Profissão/Atividade econômica; 
  • Total de colaboradores. 

Ao realizar a ficha de cadastro de clientes voltada para pessoa física, o número de dados se torna maior, uma vez que o consumidor deve ser bem detalhado pela sua empresa. 

Lembre-se: se o consumidor sentir que a sua privacidade está sendo violada, o cadastro de clientes não terá as informações desejadas. 

Já sabe como fazer cadastro de clientes? Então mãos à obra! 

O cliente é um dos principais ativos que a sua empresa pode ter e você não quer perdê-los por nada, não é mesmo? 

Por isso, como foi visto neste conteúdo, focar em uma ficha de cadastro de cliente é extremamente importante para que haja maior conforto na hora de realizar as vendas. 

Fora esse fato, essa é uma excelente oportunidade para você conseguir vender muito mais produtos ou serviços.