A gestão de sucesso da indústria depende da integração entre todas as áreas da empresa para alcançar a máxima eficiência.
Pensar na produção é essencial, mas o marketing e financeiro são, respectivamente, a inteligência e a base das indústrias modernas.
Não à toa, os gestores têm se focado em estratégias de marketing e gestão financeira para aumentar as vendas e ampliar sua capacidade produtiva.
Por isso, vamos ajudar você com dicas e informações valiosas sobre a gestão de sucesso na indústria — do marketing ao financeiro.
Siga a leitura e melhore seus resultados.
O que significa gestão de sucesso em uma indústria?
A gestão de sucesso na indústria é aquela que garante os melhores níveis de produtividade, eficiência e lucratividade.
No contexto industrial, isso significa alcançar a alta performance no aproveitamento de maquinários, matérias-primas, pessoas, tecnologia, insumos e energia, entre outros recursos.
Para a além da produção, o financeiro e marketing são estratégicos para gerenciar essas empresas.
Por isso, vamos focar nessas áreas para ajudar você a melhorar seus resultados.
O marketing na gestão industrial
O marketing B2B (business to business ou de empresa para empresa) é a principal estratégia para aumentar as vendas, atrair clientes corporativos e posicionar as indústrias no mercado.
Os fabricantes também podem usar estratégias B2C (business to consumer ou de empresa para consumidor final), mas, de modo geral, o B2B é a prioridade para gerar negócios e criar relações duradouras com outras empresas.
De acordo com a pesquisa anual The CMO Survey, publicada em agosto de 2019 pela consultoria Deloitte, a verba deve aumentar 10,1% para o marketing de serviços B2B e 7,1% para o marketing de produtos B2B em 2020.
Em média, as indústrias pesquisadas no mundo todo destinam 11% de seu orçamento anual ao marketing — um recorde histórico da pesquisa.
Enquanto isso, diminui a verba do marketing tradicional e aumentam os investimentos em marketing digital, com aumento de 11% das estratégias digitais no B2B (incluindo mídia paga e marketing de conteúdo).
No Brasil, o marketing digital também está dominando o B2B, seguindo a tendência global.
De acordo com a pesquisa O status do Marketing B2B no Brasil 2019, publicada pela Intelligenzia, 80% das empresas consideram o marketing digital um recurso importante para a geração de negócios na indústria.
Em relação aos objetivos do marketing B2B, destacam-se:
- Gerar vendas (72%)
- Trabalhar a marca institucional (52,8%)
- Dar mais visibilidade a determinados produtos da empresa (46,2%)
- Posicionar a empresa em determinado mercado/segmento (39,8%)
- Melhorar a retenção do cliente (35,5%)
- Expandir para outros mercados/segmentos de atuação (29%).
Todos esses objetivos podem ser alcançados com um bom plano de marketing industrial, que é um aspecto indispensável da gestão de sucesso.
A gestão financeira nas indústrias
Quando o assunto é gestão financeira na indústria, é preciso estar preparado para lidar com um fluxo de caixa robusto.
Com as tendências de otimização da indústria 4.0 e produção enxuta, é cada vez mais importante evitar qualquer desperdício, manter o controle rigoroso dos custos e garantir um giro de estoque contínuo.
Na área das finanças, a indústria se diferencia de outros setores pelo ciclo financeiro mais longo, já que o espaço é maior entre o pagamento dos fornecedores e o faturamento dos clientes.
Por isso, é preciso ter atenção redobrada para conciliar as datas de pagamento e recebimento, evitando rombos no caixa, além de manter o capital de giro necessário para sustentar a empresa.
Além disso, eficiência é a palavra de ordem, que passa pela redução de custos, projeção de vendas, gestão de estoque, plano de contas e outras funções que garantem a lucratividade da empresa.
Vamos entender melhor como lidar com as finanças da indústria a seguir.
6 dicas para uma gestão de sucesso do marketing ao financeiro
Agora que você entendeu o básico do marketing e gestão financeira na indústria, já pode acompanhar nossas dicas para uma gestão de sucesso.
Veja como melhorar seus resultados e aumentar os lucros:
1. Invista no marketing de conteúdo
Como vimos, o marketing digital é a aposta da vez para as empresas, especialmente o marketing de conteúdo.
Além da tradicional mídia paga (links patrocinados), vale a pena ir além e produzir conteúdo relevante sobre seu segmento para mostrar autoridade ao mercado e atrair mais leads (potenciais clientes).
Dessa forma, você pode mirar nos clientes certos e criar conteúdos ricos como whitepapers, ebooks e webinars.
2. Marque presença nas redes sociais
No estudo da Deloitte, as indústrias revelam que pretendem aumentar em 89% a verba para mídias sociais no marketing B2B.
Isso porque esses canais exigem baixo investimento e oferecem excelentes retornos, graças à proximidade com os clientes e possibilidades de segmentação.
A pesquisa da Intelligenzia mostra que os canais favoritos para distribuição de conteúdo são o LinkedIn (79,5%), Facebook (76,7%) e Instagram (64,4%) — daí a importância de estar presente nas mídias sociais.
3. Avalie o marketing com indicadores financeiros
O marketing e o financeiro devem trabalhar juntos na indústria, e você pode garantir essa integração usando KPIs (indicadores-chave de desempenho) monetários para avaliar a performance das campanhas.
Por exemplo, você pode usar a taxa de conversão, custo de aquisição por lead e receita de vendas para medir o impacto das ações de marketing nos resultados financeiros da empresa.
4. Rastreie todos os custos
Na área financeira da indústria, um dos aspectos mais importantes é a contabilidade de custos.
Por isso, você deve incluir todos os custos diretos (diretamente relacionados à produção) e indiretos (gastos fixos relacionados ao funcionamento da empresa) na busca pela otimização e eliminação de desperdícios.
Isso inclui custos mais complexos como os de manutenção, depreciação de equipamentos, contratação de serviços terceirizados, etc.
5. Foque nas projeções
Além do fluxo de caixa, a gestão financeira industrial deve ter uma visão de longo prazo com projeções de demanda, custos e receita para os próximos meses.
Afinal, qualquer mudança no mercado, prolongamento de prazo de pagamento ou queda nas vendas pode impactar fortemente as finanças da indústria.
Por isso é tão importante se dedicar ao planejamento financeiro e elaborar um orçamento adequado a todos os cenários possíveis.
6. Invista em tecnologia
A tecnologia é a melhor aliada para a gestão de sucesso industrial, desde a automação da produção até a digitalização dos processos administrativos.
No marketing, já ficou claro como a internet é o melhor meio para aumentar a visibilidade, gerar negócios e construir sua reputação atualmente.
Já no financeiro, a solução é utilizar uma plataforma de gestão 100% online como a Conta Azul, que automatiza suas tarefas e simplifica o controle das finanças.
Com ela, você pode gerenciar as contas a pagar e receber, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e boletos, relatórios de custos e muitos mais, além de estar sempre conectado ao seu contador.
Na indústria, especialmente, faz diferença contar com a tecnologia para acompanhar as finanças de perto, eliminando a papelada e as planilhas que só dificultam o trabalho.
Agora é com você: coloque as dicas em prática no seu marketing e financeiro.
Assim, você estará no caminho certo para a gestão de sucesso na indústria.