Para vender qualquer produto ou serviço, seus clientes precisam saber que seu negócio existe. Publicidade é o processo de conscientização pública do seu negócio, marca, produtos ou serviços através da cobertura da mídia e outras formas de comunicação.
À medida que mais pessoas se tornam conscientes do seu negócio, o potencial para transformar essas pessoas em clientes também aumenta. E, ao longo dos anos grandes marcas têm feito campanhas bastante controversas.
Qual é a diferença entre publicidade e marketing?
Embora a publicidade possa ser um componente da sua estratégia de marketing, ela é diferente da maioria do marketing. Isso porque muitas vezes não há mensagem além de informar ao público que o produto ou serviço em questão existe.
O marketing envolve comunicar benefícios e emoções específicos a potenciais clientes, de forma a persuadi-los a fazer uma compra.
A publicidade, pelo contrário, é concebida para tornar um produto ou marca mais visível. Esta estratégia, normalmente, não compartilha ou descreve os benefícios específicos de um produto, mas o coloca na frente do maior número possível de olhos.
O marketing é quase sempre dirigido ao público-alvo de uma empresa. A publicidade pode ser dirigida ao público em geral, ou mais especificamente aos seus clientes ideais.
As campanhas publicitárias geralmente precedem as campanhas de marketing que compartilham informações mais detalhadas.
Outros Tipos de Publicidade
Além de ser mencionado na imprensa, existem outros tipos de publicidade que o seu negócio pode perseguir.
1 – Mídias sociais
Plataformas como Facebook, Instagram e Twitter permitem que você se conecte com seus potenciais clientes.
Uma forte presença nas mídias sociais mantém sua marca na mente de seus seguidores. Ao invés de tentar fazer um único post que se torne viral, concentra-se em construir um público interessado de forma lenta e estável.
2 – Relevância cultural
Um post inteligente nas mídias sociais, vídeos virais, slogan cativante, comercial popular ou comentário público que atrai a atenção pode colocar seu negócio no centro das atenções culturais.
Quando isso acontece, você recebe publicidade gratuita sempre que alguém faz referência ao seu negócio.
3 – Alocação de produtos a influencers
Envie produtos gratuitos ou ofereça serviços gratuitos para figuras públicas, blogueiros ou outras personalidades da mídia.
Seus produtos podem acabar sendo destaque em seus blogs, publicações em mídias sociais ou outros conteúdos públicos.
4 – Parcerias
Trabalhar com outras marcas ou empresas que têm um público maior pode permitir que você coloque sua marca diante de um grande público e gere publicidade.
Aproxime-se de potenciais parceiros através de colaborações, trocas de produtos, ou oferecendo seus produtos e serviços como um bônus gratuito para alguns de seus clientes.
5 – Brindes promocionais
Itens de marca como calendários, canetas, blocos de notas, sacolas e estojos para celular podem colocar seu nome de marca e logotipo na frente de uma ampla audiência.
No entanto, você não tem nenhuma garantia de que o seu público-alvo será o único a ver estes brindes.
Não importa que tipo de publicidade você busca, lembre-se: é uma das muitas ferramentas que você deve usar para promover sua marca e atrair clientes.
Gerar publicidade deve ser uma parte estratégica do seu mix de marketing, juntamente com outras estratégias promocionais.