O mercado de nicho é uma grande tendência para o futuro do e-commerce, as lojas virtuais tendem a se especializar e se tornarem mais específicas cada vez mais. Isso por que os consumidores também vêm exigindo muito mais do mercado e, às vezes, acabam optando por lojas internacionais pela falta de opção brasileira.
O avanço tecnológico e as tendências vêm obrigando empresas e lojistas a inovarem seus negócios, como exemplo: o atacado. A clientela do atacado tem aumentado consideravelmente no Brasil e no mundo, e você não pode perder essa oportunidade de vender mais e fazer seu e-commerce crescer!
Por isso, nesse post você vai entender os nichos de mercado e descobrir como usá-los a seu favor no mercado de atacado online. Fique atento!
Nichos de mercado: tudo o que você precisa saber
Antes de tudo, é necessário saber o que são os nichos de mercado e como você deve escolher um para a sua loja virtual, caso você tenha – e recomendo que sim!
Nicho de mercado é uma pequena porção específica de produtos ou serviços que vão de acordo com a necessidade de um certo público. Um exemplo é uma loja de cosméticos artesanais.
Para escolher um nicho de mercado, pense na marca da sua loja e quem é o seu consumidor e o que eles desejam, já que é essencial entender a quem se destina o produto que você pretende vender, a fim de direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais certeira e validar seu nicho de mercado!
Não use ‘’achismos’’ para definir seu nicho, opte por fazer pesquisas de opinião e invista num planejamento detalhado com dados e informações sólidas para definir exatamente o que você vai vender e por quê (objetivos, propósitos e clientes).
Procure não escolher mercados já saturados que oferecem o mesmo produto, isso pode não ser a melhor opção. Um mercado já muito conhecido pode já ter empresas consolidadas, o que dificulta que a sua loja cresça e obtenha sucesso.
Dentre as vantagens de escolher um nicho de mercado existe a possibilidade de se diferenciar das outras lojas, atraindo mais clientes e criando sua própria marca.
Ao focar em um segmento é mais fácil criar estratégias de publicidade marketing, além de alcançar muito mais clientes fidelizados, criando um público fiel à sua marca. A credibilidade facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente – peças-chave para o sucesso dos comércios virtuais.
Quando você entende o seu público e tem um bom relacionamento com ele, fica mais fácil identificar o tipo de produto que vai atrair a sua atenção, e dessa forma, otimizar as vendas.
Por que vender online?
O e-commerce é um dos setores que mais crescem em todo mundo. A cada ano grandes marcas e empresas investem em lojas virtuais, os internautas ficam cada vez mais confiantes para comprar e os números estão sempre crescendo. Isso já deve ser suficiente para te convencer, mas se não, aqui vai algumas vantagens de se ter um loja virtual:
As lojas virtuais têm evoluído e trazem mais segurança, o que incentiva os consumidores a comprarem online e com mais frequência. Por meio delas, é possível alcançar clientes de todas a localidades, não existem barreiras geográficas. Além disso, você não precisa de se preocupar em pagar o aluguel da loja física ou manter a limpeza do espaço. Não há preocupação com horário de atendimento, e-commerces funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Lembrando que seus resultados sempre serão melhores quando você escolher um segmento para a sua loja virtual que converse com sua marca e seus clientes. Esta é uma ferramenta decisiva para o sucesso e credibilidade de seu negócio, além de ser muito mais prático e confortável para você e sua clientela.
A iSET é uma Plataforma de E-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados. Na iSET você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa!
O que é e como funciona o Atacado
Atacado ou comércio atacadista é uma modalidade de comercialização de produtos em grande escala. O seu objetivo deve ser revender produtos com um alto volume de compra para empresas ou revendedores e pessoas jurídicas. |
Mesmo que seu negócio seja varejo, quando se trata do mercado digital as oportunidades são infinitas e o atacado para e-commerce apresenta um bom cenário atual. Esse mercado é uma boa escolha para ampliar os negócios, tornar seu produto mais conhecido e credibilizar sua loja.
Para saber se começar a vender atacado é uma boa opção para a sua loja virtual é preciso tem consciência de alguns fatos:
- Ter uma marca desenvolvida, com credibilidade consolidada no mercado, é o primeiro passo para vender nesse ramo.
- Se outras lojas tem interesse em revender seus produtos ou se existe muita procura por compra em altas quantidades em sua loja, talvez seja a hora de pensar no atacado online. Caso tenha recebido tipos semelhantes de pedidos e perceba que é uma forma interessante para obter lucro, desenvolva uma plataforma voltada apenas para isso.
- Faça cálculos exatos sobre os custos de produção, o preço que irá vender no atacado, qual será o seu lucro, dentre outros valores importantes para saber se irá valer a pena abrir seu e-commerce para esse mercado. No entanto, tenha cuidado com a margem de lucro quando for precificar os produtos. Como são vendidos em escala, é comum que tenham preço diferenciado daqueles vendidos a unidade, no entanto não vale a pena diminuir muito o valor.
Como vender produtos por atacado online
Para começar a vender atacado online tenha em mente que é importantíssimo realizar a gestão de processo (de compra e venda do seu e-commerce) e a gestão de estoque, que devem ser feitas por meio de sistemas automatizados, otimizando o tempo de administração da sua equipe.
Preste atenção em pontos, como:
- Linha de produção: planeje e organize toda a linha de produção da sua marca; revise todo o processo detalhadamente e, por último, pense na quantidade máxima que você consegue produzir em determinado prazo; faça quantas projeções forem necessárias para conseguir estabelecer seus termos de venda – principalmente a quantidade mínima/máxima de itens em um pedido e os prazos para produção e entrega.
- Aponte os gastos e custos: esse é um dos pontos mais importantes do planejamento do seu e-commerce, pois é assim que você descobre qual será o seu lucro, os valores para a revenda e se há dinheiro disponível para investimento.
- O atendimento na loja virtual: é preciso pensar no atendimento de seus clientes, se vai continuar vendendo em varejo juntamente do atacado, será necessário criar formas de comunicação da sua loja para dois públicos completamente diferentes: o lojista de varejo, que comprará os seus produtos e os revenderá; e o consumidor final, que levará o produto da sua marca para casa.
E mesmo que escolha vender seus produtos somente no comércio de atacado, o atendimento ao cliente sempre deve receber atenção, pois é com ele que seu e-commerce pode fidelizar clientes e deixá-los mais satisfeitos com seus serviços!
- O lojista que deseja comprar seus produtos por atacado deve ter CNPJ para conseguir fazer essa compra, por que esta é a prova de que ele possui uma loja e que realmente revenderá seus produtos.
- Faça a análise SWOT (em português, FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Essa análise ajuda a empresa a avaliar seus aspectos positivos e negativos internos e externos. Descubra quais são os pontos fortes da sua marca para investir mais neles e ver sua loja crescer no atacado online.
Produtos tendência para atacado online
Agora, finalmente, alguns nichos de mercado que estão em tendência para vender produtos de atacado online:
Terceira idade
Nos últimos 5 anos, cresceu em 18% o número de idosos no Brasil, de acordo com o IBGE. Esse fator apresenta um crescimento de 4,8 milhões de novos consumidores nesta faixa etária que cresce mais a cada dia.
Diante de todas essas informações, você pode tirar proveito e escolher um nicho de mercado para vender produtos no atacado online que atendem às necessidades dos idosos, por isso, que tal procurar saber mais sobre esse público consumidor e aprender como aumentar as suas vendas e se tornar uma marca conhecida?
As pessoas acima dos 60 anos de idade possuem diferentes e variadas necessidades e desejos, pense naqueles que você conhece ou procure pela internet em mecanismos de busca. Pesquise sobre nichos que possam abranger essas aréa do mercado, como a venda de suplementos e vitaminas, móveis práticos para o dia a dia de pessoas debilitadas ou, até mesmo, ferramentas para realização de exercícios físicos dentro de casa exclusivamente para o uso de idosos.
Mercado para animais de estimação
Segundo estudos realizados pelo IBGE, o Brasil é o 4° país do mundo que possui mais animais de estimação, somando 132 milhões. Ou seja, existe um grande público para esse mercado e vários nichos.
Sua empresa pode optar por vender e elaborar refeições congeladas para pets, montar cardápios semanais ou mensais e produzir porções que funcionem de modo prático para os donos de animais. Outra opção são os produtos de pet shops, que são muito populares, porém são poucos os e-commerces desse nicho.
Produtos Naturais
Outros produtos que se mostram tendência para se vender no mercado de atacado online são os naturais. A preocupação com a saúde, bem-estar e estética tem crescido bastante por toda a sociedade, assim como o consumo e produção sustentável dos produtos.
Os produtos naturais podem ser muito variados e podem atender a diferentes públicos, por isso escolha um nicho específico para alcançar o sucesso do seu e-commerce de maneira certeira. São várias as opções: para beleza feminina ou masculina, cuidados com a pele, com os cabelos, produtos para saúde em geral, perfumaria, alimentos e muito mais!
Você deve ter percebido que as escolhas são quase inacabáveis, o que mostra uma grande oportunidade, além desse nicho ainda não ser vasto no mercado de atacado online. As vantagens são muitas, o que importa é a sua forma de abordar esse nicho de negócio!
Suplemento Alimentar
Como dito anteriormente, a preocupação com a saúde física e mental e com a beleza tem crescido bastante no Brasil e no mundo. Por isso, assim como o crescimento de usuários de academia cresceu, a procura por suplementos também. O estilo de vida fitness atrai públicos variados: mulheres e homens, adultos e adolescentes e até idosos. Boa parte dessas pessoas optam por consumir suplementações para garantir bons resultados.
Por este motivo que o seu e-commerce deve explorar esse nicho de mercado no atacado!
Sex shop
Dentre as vantagens de se vender produtos de sex shop no atacado online, a principal é que este mercado está em alta no Brasil. Além disso, seu público vem crescendo cada vez mais, mostrando-se muito oportuno.
Para ficar por dentro das tendências desse nicho vantajoso, procure por informações importantes sobre o segmento erótico em sites como o da Amebe e o E-bit — que disponibiliza várias pesquisas sobre o mercado virtual, com várias estatísticas sobre o comportamento do consumidor.
Claro que esse nicho também apresenta especificidades, como para quem será segmentado, para qual área (bdsm, fantasias, pompoarismo, dentre outros), por isso, pesquise bastante antes de escolher aquele que combina mais com a sua marca e converse melhor com o seu público!
Infoprodutos
Infoprodutos são os itens totalmente digitais e que são vendidos preferencialmente online; ou seja, nada de gestão de estoque e formas de entrega. A forma mais comum de realizar a venda é quando o cliente faz a compra, ele receberá um link para fazer o download ou acessar uma plataforma com o produto, mas também podem ser distribuídos por e-mail ou disponibilizá-los por download em um site ou blog.
Alguns exemplos para se vender no atacado online nesse nicho são os e-book, jogos de videogames ou computadores e até cursos. Os formatos são vários: PDF, MP3, vídeos e podcasts.
Conhecido como infonegócio, esse mercado se mostra promissor, a compra de infoprodutos e serviços digitais está cada vez mais em alta no mercado, se fazendo muito presente na vida do consumidor moderno, que busca soluções práticas e econômicas para o seu dia a dia,e além disso, tem baixo custo de produção, tudo o que você precisa é de conhecimento!
Atacarejo
Não é só por que você quer entrar no mercado atacado que você deva abandonar o varejo! Existe uma nova oportunidade de negócio, que é o Atacarejo!
Essa forma de negócio ganhou força quando os empresários, que antes vendiam apenas para pequenos comerciantes, perceberam que havia uma alta demanda de consumidores preocupados com o preço dos produtos.
Compreendendo essa realidade, abriram as portas do seu atacado para as vendas de varejo, ou seja, para compras em menores quantidades.
O atacarejo é a junção do atacado com o varejo, que vende seus produtos em quantidades variadas com um menor preço, ou seja, esse mercado consegue atender dois tipos de consumidores: comerciantes e pessoas que buscam preços baixos.
Essa forma de venda, além de moderna, apresenta ser muito vantajosa quando alcança alto volume de vendas, tem vários públicos consumidores e cresce mais a cada dia! Mas é preciso tem algumas noções sobre essa forma de negócio antes de começar a utilizá-la:
- Para ser competitivo, o atacarejo exige preços baixos;
- Apresenta um alto volume de vendas para poder compensar os preços baixo;
- A variedade de produtos não pode ser muito grande, por isso ter um nicho de negócio é essencial;
- Os preços podem variar de acordo com o volume de compra: comprar em grandes quantidades diminui o preço e virse versa.
Marketplaces e o atacado
Se os marketplaces não fazem parte da sua estratégia de venda, você está perdendo uma grande oportunidade de aumentar suas vendas! A cada ano, lojistas virtuais vem apostando mais e mais neste tipo de solução para impulsionar os lucros de suas lojas virtuais.
Os marketplaces são canais de venda online para anunciar e vender suas mercadorias em e-commerces renomados e conhecidos no país.
Eles auxiliam no marketing e geram clientes, contribuindo para as vendas do seu negócio online. Claro que optar por usar somente os marketplaces pode não ser tão vantajoso a longo prazo, saiba por que no nosso post: ‘’Entenda qual é a diferença entre marketplace e loja virtual’’.
Sem dúvidas, a maior vantagem do marketplace é a visibilidade que ele vai proporcionar ao seu negócio. O alto alcance e boa reputação que seu negócio recebe serão responsáveis por agregar credibilidade para seus clientes que adquirirem seus produtos por meio do Marketplace.
Quanto mais visitas o site tiver, mais sólido o público dele será. Sabendo disso, entende-se que é eliminada a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para publicidade e marketing.
O marketplace de nicho é uma tendência no mercado online é uma ótima oportunidade para aumentar significativamente as vendas juntamente de seu e-commerce. Agora imagine juntar suas estratégias de vender produtos no atacado online a essa plataforma: sucesso garantido!
Quando o consumidor acessa um marketplace de nicho, ele já sabe exatamente o que quer. Por este motivo, as chances de finalizar a compra são bem maiores, seja com pessoas físicas ou donos de outros e-commerces e lojas físicas.
Também é necessário conhecer bem essa forma de vender seus produtos, por isso, pesquise bastante sobre qual marketplace escolher, tire todas as suas dúvidas de como vender nele e quais as vantagens que apresenta.
Marketing para atacado
Para ter sucesso vendendo seus produtos em nichos de mercado no atacado online é essencial lidar com esse novo estilo de jornada de compra, ou seja, será necessário mudar suas estratégias de marketing.
Os nichos de mercado apresentam vantagem quando publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação e as conversões são mais garantidas.
Invista nas redes sociais, elas podem ser suas aliadas. Usar essas mídias a seu favor e da maneira certa pode ser uma ótima estratégia de marketing com grandes chances de sucesso.
Faça um plano de mídia que consiste na organização de uma campanha para estimular a divulgação da sua marca e produtos nos meios mais acessíveis ao público-alvo da empresa. Para isso, conhecer bem o cliente, seus hábitos e necessidades é importantíssimo.
Pense em melhorar a experiência de consumo para as pessoas que acessam seu site, uma loja virtual poluída com cores fortes e muitas informações espanta possíveis clientes. Para saber mais sobre o Layout e a importância de prestar atenção na identidade da sua loja, leia nosso post: ‘’11 dicas de ferramentas que vão te ajudar a criar um layout excelente!’’
Outro fator importante para ampliar a divulgação de seu e-commerce e fidelizar clientes é a comunicação integrada.
Ter várias formas de se comunicar com seus clientes é uma estratégia de marketing que possibilita saber quais são as as necessidades e expectativas dos clientes, além de criar confiança deles com a sua marca.
São várias as formas de comunicação: e-mail, telefone e chat online, por exemplo. Ofereça um atendimento diferenciado, de forma exclusiva, bem como capacitações sobre atendimento ao cliente e sobre os produtos oferecidos.
Deste modo, dentre os nichos de mercado para vender produtos de atacado online, os citados neste post são as melhores para se aplicar no seu e-commerce nesse momento. Pense nessas escolhas na hora de modernizar sua loja online e avalie como começar de fato a implementar o atacado.
O importante é sempre ter consciência das tendências do nicho que a sua loja virtual optar por vender e sempre investir em inovação!
Siga as dicas desse post e trilhe o caminho certo para definir seu nicho de mercado para vender produtos no atacado online e garantir o sucesso do seu empreendimento!