Saiba como vencer as com objeções em vendas dos seus clientes agora mesmo!

Objeções em vendas são naturais, mas é preciso ter jogo de cintura para vencê-las e fechar mais contratos para sua empresa. Afinal de contas, só quem sabe superar obstáculos e prova que a sua solução é a melhor opção consegue se destacar no mercado.

Uma das principais habilidades necessárias no setor de vendas é a de conseguir persuadir o seu potencial cliente.

Para tanto, é preciso também oferecer soluções práticas e relevantes que contemplem os benefícios que os compradores tanto buscam. 

No entanto, na divulgação de um produto ou até mesmo na negociação há sempre objeções, com as quais muitos vendedores não estão preparados para lidar.

Isso sem contar quando acabam empurrando a mercadoria para o cliente, traumatizando-o no desespero de vender logo a solução. 

E certo de que a negociação não foi muito boa, muitos vendedores ficam frustrados quase que o tempo todo.

Mas por sorte existem dicas para lidar com todos esses “empecilhos” criados pelos clientes. Quer saber quais são elas? Então confira os tópicos abaixo:

O que são objeções em vendas?

Vendedor e cliente em loja de eletrodomésticos quebrando objeções em vendas em frente a televisores.

Profissionais que trabalham com vendas e clientes frequentemente se deparam com o termo objeções em vendas

De maneira bem simples, o seu significado tem total relação com os obstáculos que ameaçam o fechamento de uma compra. 

E não importa o quão convincente seja o vendedor da sua empresa, se o cliente tiver qualquer dúvida, fica mais difícil fazer com que ele tome uma decisão.

Para entender melhor, imagine um vale onde você e seu consumidor estão andando lado a lado.

De repente, numa fração de segundos, ele decide que prosseguir contigo não é o melhor para ele e dá um passo para atrás. O que fazer nessas horas? 

Muitas empresas que trabalham com a divulgação de um produto ou serviço não sabem dar uma resposta para isso, mas nós sabemos!

O segredo é ter paciência: espere o cliente pensar em avançar mais um estágio de compra com a sua empresa. 

Nessa situação, é fundamental que você esteja sempre por perto, a fim de não deixá-lo escapar. 

“Ah, mas eu tenho vendedores experientes na minha empresa, não preciso me preocupar com essas situações!”

Só que não importa a qualidade da sua equipe, é preciso se preocupar com as objeções em vendas sim.

Afinal de contas, até mesmo aqueles profissionais experientes de vendas e clientes acabam não sabendo lidar com esses contratempos se não estiverem preparados.

Por isso, o segredo é reverter a dúvida de modo que a mesma trabalhe ao seu favor. Não à toa, é extremamente importante compreender as objeções em vendas. 

Saiba como lidar com objeções em vendas para fechar mais negócios

Você não precisa se desesperar caso o seu cliente fique na dúvida se a melhor solução para ele é a compra dos produtos e serviços da sua marca. 

Para tanto, basta ver as dicas a seguir para saber lidar melhor com as objeções de vendas e criar estratégias eficientes para sair de mãos dadas do vale com o seu consumidor.

Confira:

1. Ouça mais, fale menos 

Vendedora sorrindo para cliente após quebrar objeções em vendas.

Cá entre nós, alguns vendedores falam mais do que “o olho da cara”, não é mesmo? 

Isso porque, durante os seus treinamentos de divulgação de um produto, algumas empresas salientam a importância de criar uma intimidade desnecessária com o cliente.

Portanto, a primeira dica é ouvir mais e falar menos, justamente para depois não ser tachado como um “mala”.

Afinal, quanto mais os profissionais que trabalham com vendas e clientes na sua empresa souberem como conversar com eles, mais fácil é descobrir os seus problemas.

E se o vendedor perceber que o cliente fala “pelos cotovelos”, é porque o uso de um bom rapport por parte do profissional da sua empresa foi trabalhado com sucesso.

Dessa forma, fica mais fácil lidar com as objeções em vendas e mudar a história desse negócio. 

2. Não empurre a venda, atraia um bom negócio 

Em uma negociação, ninguém é o dono da verdade.

Para atrair um bom negócio, é necessário ir chegando com jeitinho até o consumidor, como se fosse uma paquera. 

Mostre as vantagens e os benefícios de todos os produtos e serviços da sua empresa, evidenciando o fato de como tudo será as mil maravilhas depois de fechar o negócio. 

Para que nada de errado aconteça, aproveite para divulgar produtos no Instagram, por exemplo. Assim o cliente visualiza seu produto e começa a se interessar por ele.

Além disso, você pode fazer pessoalmente  uma breve apresentação de um minuto, no máximo, sobre o seu produto ou serviços e mais 50 segundos para que o cliente compreenda todas as vantagens da oferta. 

3. Nunca “confronte o comprador”

Vendedora entregando sacola para cliente com sorriso no rosto.

É bem comum ouvir da boca do cliente diversas objeções que complicam a negociação de um produto ou serviço.

Por isso, ser paciente e saber escutar todas as dúvidas do consumidor é uma ótima forma de começar uma divulgação de um produto para outros possíveis consumidores.

Nesse caso, você pode optar pela linguagem corporal, acenando positivamente com a cabeça para que o cliente saiba que ele está sendo ouvido. 

E no fim de sua objeção, tente dizer algo como: 

“Compreendo pelo que você passa, mas há muitas formas de solucionamos o seu problema.

Por exemplo, o cliente X adotou este serviço para o seu negócio e hoje fatura cerca de R$ XX mensalmente.”

Ou seja, a intenção aqui é mostrar para o consumidor casos de sucesso e estudos que provam a eficácia da solução que a sua empresa oferece a ele. 

E mesmo que o cliente tenha entendido a sua proposta, é bem provável que ele ainda diga: “vou pensar mais um pouco e depois falo com você”. 

Isso é mais uma objeção em vendas que você pode encontrar pela frente, resultado ainda de dúvidas a respeito dos produtos e serviços da sua empresa. 

Nessa situação, como já ressaltamos, não tente forçá-lo a comprar a sua oferta, mas sim oferecer outras informações relevantes que vão de acordo com a realidade do indivíduo. 

4. Divulgue seus produtos

Legal, mas eu nunca ouvi falar sobre a sua empresa”. Já pensou escutar essa frase sair da boca de um potencial cliente da sua marca? É de acabar mesmo! 

Mas como tudo na vida há uma solução, a desse caso aqui é fazer uma boa divulgação de um produto nas redes sociais, onde boa parte dos seus consumidores estão presentes. 

Para tanto, é fundamental conhecer o seu público-alvo intimamente, a fim de descobrir em quais canais ele está presente. 

Além do mais, entender o seu segmento de atuação é uma tarefa importantíssima se você desejar, por exemplo, divulgar produtos no Instagram. 

Afinal, como você bem deve saber, essa rede social é voltada principalmente para mostrar o visual das suas mercadorias. 

Mas além do divulgar produtos no Instagram, você pode focar em plataformas B2B e marketplaces, espaços bons para empresas que estão começando agora no ramo online. 

Aliás, se você quiser conhecer um marketplace B2B de primeira, sugerimos que pesquise sobre o Soluções Industriais. 

Por lá, você consegue não só divulgar produtos no Instagram, como também em outros canais específicos para os seus clientes.

Esteja preparado para ouvir um não 

Nem sempre tudo são flores e, ainda que os profissionais de vendas e clientes saibam lidar com as objeções de vendas, não há reza que tire os anseios e medos dos compradores. 

Mesmo que essa realidade seja difícil de lidar, você deve estar mais que preparado para respeitar o momento do cliente. 

Vai que uma outra hora não calha de ele voltar a te procurar?

Enquanto isso, você pode focar em fazer treinamentos para as pessoas que lidam diariamente com vendas e clientes.

Afinal, a base de toda a venda começa pelo ótimo atendimento da sua equipe de vendedores!

Preparado para lidar com as objeções em vendas? Então mãos à obra!

As objeções em vendas existem e causam um mal-estar tremendo entre toda a equipe de vendas e clientes da sua empresa. 

A boa notícia é que, como vimos neste conteúdo, há dicas para lidar com as objeções em vendas de maneira simples e rápida. 

E mesmo que não consiga convencer o cliente de que aquela é a melhor solução para o seu problema, espere o momento certo para que ele dê o próximo passo. 

Sendo assim, tenha paciência e muito planejamento. E para melhorar ainda mais o seu desempenho em vendas e clientes, confira o nosso conteúdo sobre vender na internet