Por que a maioria das pequenas empresas fecham as portas em menos de um ano? A margem de lucro está diretamente relacionada com este fato.
Dentre as pesquisas realizadas pelo SEBRAE, existe uma que analisou os motivos de encerramento dos empreendimentos.
Os dados mostram que 7% dessas empresas fecham por falta de lucro.
20% encerram o negócio por falta de capital.
E quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem se têm lucro ou prejuízo. A sua empresa sabe?
Isso é resultado de uma falta gestão adequada que consiga lidar com os recursos em prol do crescimento financeiro.
Agora vamos para a análise ao decorrer dos anos a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foram 341,6 mil empresas fechadas em três anos.
Do total de empresas fechadas entre 2013 e 2016, 76,8% eram voltadas ao comércio. No mesmo período, o mercado perdeu 3,7 milhões de vagas de trabalho e o salário encolheu 0,7%.
Por isso, é essencial saber que os pequenos negócios também não podem ser gerenciados de maneira informal, deve-se ter uma gestão completa e eficaz.
Você sabe que a concorrência é grande e quer sai na frente.
Então saiba mais sobre como manter a saúde financeira do seu negócio a partir de agora.
- O que é margem de lucro?
- Como calcular a margem de lucro da sua empresa?
- Saiba qual é a importância deste cálculo para qualquer negócio
- Existe uma margem de lucro ideal para a sua empresa?
O que é margem de lucro?
Que a margem de lucro tem a função de gerar lucros para o seu empreendimento, todos sabem.
Mas é importante frisar que ela otimiza as vendas dos produtos ou serviços de qualquer segmento por meio do cálculo dos custos necessários e do acréscimo destes custos na formação do preço final de venda.
O sucesso das empresas depende, e muito, da margem de lucro já que é ela que cobre as suas despesas, o dinheiro que sai para investimento e crises também.
Trocando em miúdos, seu cálculo é feito a partir daquilo que o mercado está disposto a pagar fazendo a subtração de todos os custos para produzir e entregar, contando com impostos e chegando-se assim ao valor recebido pelo empreendedor.
Fique atento!
Muitas vezes são estabelecidas margens de lucros arbitrárias pela própria empresa. O que é isso? O preço dos produtos e serviços são calculados de acordo com o que ela deseja faturar e não adequadas ao mercado.
Então, a mercadoria fica com um preço acima do mercado, diminuindo a quantidade de vendas.
Como cada setor possui uma margem de lucro diferenciada, faça uma análise do seu segmento e tipo de negócio. Assim, a definição do preço a cobrar ficará mais assertiva.
Como calcular a margem de lucro da sua empresa?
Existem três divisões dentro da margem de lucro que é importante entender.
Custo. Valores necessários à produção ou compra de matéria-prima para elaboração do que será ofertado. Estão incluídos os impostos, fretes e demais gastos financeiros.
Preços de Venda. Faz parte do processo de comercialização de um produto e define o preço justo sobre o produto ou serviço.
Lucro. Retorno em percentual recebido em cima da venda de um produto.
Agora, aprenda a calcular.
Veja este exemplo:
R$30 para ser colocado no estoque + R$10 em despesas extras = R$40 de custo de produção/entrega total.
Porém, o preço de venda seria R$70.
70 – 40 = 30 (lucro)
Com o preço, lucro e custo em mãos, calcule a margem dividindo o lucro pelo preço de venda.
30/70 = 0,42 (margem)
Multiplicando 0,42 por 100, temos que a margem obtida aqui é de 42%.
Saiba qual é a importância deste cálculo para qualquer negócio
A importância de ter uma margem de lucro saudável vai além da grande necessidade de manutenção da empresa, mas também nos planos de onde você deseja alcançar.
Um empreendedor que pensa em ampliar e crescer o seu negócio com capitalização para sustentar a organização pelas próximas décadas, vai ter que considerar o tamanho da margem de lucro a partir de níveis mais altos.
Além disso, o mercado é uma máquina de fazer surpresas já que existem diversos fatores que o influenciam diretamente, a política, a economia, crises, entre outros.
Quem presta atenção na margem de lucro tem mais chances de se garantir em qualquer mudança inesperada, criando assim alto poder de adaptação.
Existe uma margem de lucro ideal para a sua empresa?
Esta é uma pergunta bem comum.
Porém a resposta é negativa.
Como são muitos os fatores e diferenciais depende muito das situações.
Há quem diga que o recomendado é que a margem de lucro seja de pelo menos 20%, porém esse índice não é sempre alcançável.
O importante é saber que algo simples, como calcular sua margem de lucro saudável é uma prática que garante o sucesso do seu empreendimento.
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