O marketing 1.0 é a maneira tradicional de divulgar uma marca, ou seja, por meio de mídias off-line como rádio, televisão e jornais. Entenda se esse tipo de marketing ainda tem espaço no mundo atual e se você deve investir nele!
A evolução da tecnologia, com o passar dos anos, mudou completamente o perfil dos clientes empresariais.
No entanto, a maioria das indústrias ainda não se adaptou a essa mudança, e insistem em investir no marketing 1.0, também chamado de marketing do velho mundo.
Atualmente, 95% dos clientes utilizam a internet para encontrar produtos e serviços. Destes, 99% utilizam o Google.
Além disso, a crise que afeta as indústrias vem acompanhada da falta de planejamento e estratégia.
Um dos maiores erros cometidos juntamente a isso é não se atentar à medição dos resultados dos investimentos em Marketing.
Desta forma, não é possível verificar a eficácia das suas estratégias e ações, muito menos, planejar novas.
Neste artigo, você vai entender a necessidade de saber como vender mais pela internet para aumentar o faturamento da sua indústria.
Também te mostraremos como a aplicação de técnicas e ferramentas proporcionadas pelo ambiente digital são bem diferentes do que encontrávamos no Marketing 1.0.
Confira os assuntos abordados:
- A história do marketing!
- O que é marketing 1.0, ou marketing do velho mundo?
- O que é o marketing 4.0, o marketing do novo mundo?
- Principais diferenças do marketing 1.0 para o marketing 4.0
- Faça a sua escolha!
A história do marketing!
O conceito inicial do Marketing consiste, basicamente, em 4 itens fundamentais. São os chamados quatro P’s do marketing:
- PREÇO – valor cobrado pelo produto e como ele será cobrado;
- PRAÇA – local onde o produto será comercializado;
- PRODUTO – as características do produto ou serviço em si;
- PROMOÇÃO – como será feita a divulgação do produto.
O que é marketing 1.0, ou marketing do velho mundo?
Essa estratégia refere-se ao marketing tradicional, o qual tinha ações únicas e exclusivamente off-line.
No marketing 1.0o planejamento da campanha é feito com antecedência, principalmente, por visar ações de médio e longo prazo.
Além disso, o diálogo com o cliente é praticamente nulo.
Veja a seguir alguns dos modelos de divulgação off-line:
- Jornais e Revistas;
- Rádio e Televisão;
- Impressos (flyer e cartão de visita, por exemplo);
- Brindes;
- Outdoor;
- Feiras e Eventos;
- Mala direta.
No Marketing Tradicional não existe abertura para o cliente dar opiniões, sendo assim, se trata de uma relação mais fechada e unilateral.
Por conta disso, uma das principais características do marketing tradicional é que a sua indústria é que vai atrás do cliente e não o contrário, pois o foco é sempre a divulgação e a venda do produto, e não o real interesse do consumidor.
No momento de atrair novos clientes, o Marketing 1.0 não é o método mais eficiente, uma vez que as pessoas passaram a prestar pouca atenção nas mídias tradicionais.
Isso se deve ao acúmulo de informações que recebem diariamente.
Apesar de contar com uma grande audiência, neste tipo de comunicação é impossível medir o seu retorno de forma efetiva e os custos altos podem tornar a propaganda inviável para indústrias que não tenham um orçamento pré destinado para marketing.
O que é o marketing 4.0, o marketing do novo mundo?
Diferente do marketing 1.0, o marketing do novo mundo tem sua estruturação inicial da campanha também realizada com uma certa antecedência e seu retorno também pode ser a médio e longo prazo.
Porém,o o Marketing Digital proporciona um investimento de baixo custo, ações segmentadas e acesso mais direcionado ao seu público-alvo. Além de o diálogo entre a empresa e o cliente ser intenso e constante neste modelo.
As principais ferramentas do marketing digital são:
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma opção de publicidade on-line rentável e econômica.
Campanhas de e-mail marketing podem gerar tráfego para o site de sua empresa, aumentar o número de vendas e estreitar o relacionamento com seus clientes, por exemplo.
Este tipo de e-mail é modelado, afim de impactar os destinatários, conforme a necessidade e o objetivo da empresa.
Pode ser uma informação, venda, aviso, divulgação de evento, informativo eletrônico, entre outros.
Site
A criação de um site é muito importante para tornar sua empresa visível no cenário on-line, falar mais sobre o negócio, bem como seu know-how, e para gerar a autoridade da empresa, tornando-a competitivo no mercado.
Blogs
Os blogs são utilizados para a postagem regular de conteúdos relacionados ao seu negócio e setor.
Eles são utilizados com foco em atrair novos visitantes on-line e converter esses visitantes em potenciais clientes.
Isso se dá por meio de um estudo relacionado ao seu público-alvo.
A partir desse estudo, você saberá quais conteúdos atraem seus clientes, quais os problemas deles e quais as possíveis resoluções desses problemas.
Além disso, seu blog é responsável também por marcar presença no ambiente digital através dos buscadores da web, podendo gerar credibilidade para o seu negócio.
Redes Sociais
Elas auxiliam na comunicação com clientes e possíveis clientes, SAC, link building, divulgação de conteúdos criados em blog e assim por diante.
Atualmente, temos cerca de 45% da população brasileira ativa em redes sociais.
Google Adwords
O Google Adwords é a ferramenta de publicidade paga do Google.
É a ferramenta utilizada para criar os links patrocinados, que são responsáveis por 20% dos cliques do buscador.
Links patrocinados são aqueles anúncios de sites que aparecem logo no topo da primeira página dos buscadores como Google, Yahoo e Bing.
Ou seja, as empresas pagam para estarem lá e pagam pela posição em que aparecem nas pesquisas efetuadas na web.
Esse pagamento é feito por meio do pay per click (custo por clique), o que significa que cada clique que o link da página receber, a empresa pagará para o Google.
Principais diferenças do marketing 1.0 para o marketing 4.0
Marketing do velho mundo:
- Cai 10% ao ano;
- Comunicação em massa;
- Imensurável;
- Retorno a longo prazo;
- Custo elevado;
- Empresa vai ao cliente.
Marketing do novo mundo:
- Sobe 20% ao ano;
- Comunicação segmentada (direcionada);
- Mensurável;
- Retorno a médio e longo;
- Custo mais baixo;
- Cliente vai à empresa.
Faça a sua escolha!
O marketing 1.0 vem cada vez mais perdendo a sua força no mercado.
Atualmente, 62% das indústrias norte americanas acreditam que que irão conseguir mais negócios através dos seus sites.
Não existe nada de errado em investir em revistas, eventos, outdoors e outros meios off-line.
No entanto, é importante que você conheça o seu público e esteja onde eles estão.
Para isso, o marketing do novo mundo é essencial, pois seu principal objetivo é a satisfação do cliente e a ideia é que o produto atenda às necessidades e expectativas dos clientes.
O Marketing Digital leva o produto certo à pessoa certa e no momento certo.
Desta forma, a atração de novos clientes é muito mais eficiente por ser mais focada no consumidor do que na maneira tradicional.
Ou seja, o cliente presta mais atenção ao que a empresa está falando.
São essas ações que o ajudarão a saber como vender mais!
É importante que você tome a decisão certa para definir o caminho traçado pela sua indústria.
De acordo com o que foi dito, o Marketing 1.0 não deixou de existir, mas vem perdendo muito mercado.
Em contrapartida, a evolução do marketing digital vem ganhando campo e contando com a adesão de novos consumidores a cada dia.
De um modo geral, as mudanças do marketing podem ser positivas para sua empresa, basta saber aproveitá-las!
Se precisar saber ainda mais sobre como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa, confira nosso conteúdo exclusivo sobre como vender mais!