Você já deve saber que o marketing é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa.
Especialmente nos canais digitais, que proporcionam oportunidades de forma rápida e com maior controle. Se você quer esses resultados para sua indústria, veja nossas dicas de como montar um time de marketing.
Antes mesmo de pensar em consolidar uma estratégia repleta de detalhes e planejamentos, você precisa garantir que uma equipe estará 100% dedicada a essas ações.
Com o foco que sua indústria precisa para ter resultados com marketing digital.
Importância do time de marketing nas indústrias
Para que você compreenda nosso passo a passo de como montar um time de marketing em 5 etapas fundamentais, antes vamos esclarecer algumas coisas.
Por qual motivo sua indústria realmente precisa de um time de marketing?
Bom, primeiramente para garantir que sua empresa está:
- Se relacionando da melhor forma com os consumidores/fornecedores;
- Realizando ações de comunicação direcionadas para os resultados desejados;
- Aumentar a percepção de valor da marca (branding) no mercado;
- Dar posicionamento competitivo para a indústria em meio a um mercado hiper competitivo.
Esses são só alguns dos motivos. Daria para construir uma enorme lista de benefícios que o marketing digital traz para as indústrias, no formato B2B (modelo de venda entre empresas).
Como montar um time de marketing: 5 etapas básicas (e fundamentais)
Agora que falamos um pouco sobre os papéis que o marketing industrial pode assumir na empresa. Vamos te mostrar 5 etapas básicas e fundamentais a se explorar e saber como montar um time de marketing. Veja:
#1 Considere o tamanho da empresa e da demanda
O tamanho da empresa e das filiais (se houver) é determinante para saber a demanda de marketing. Se for o caso da sua indústria atuar em diferentes regiões, possivelmente algumas ações deverão ser distintas em cada lugar.
O grande ponto dessa etapa é: garantir que você realmente sabe, com dados, a demanda de serviços de marketing conforme o tamanho da sua indústria. O que também dirá o orçamento necessário x disponível para o investimento.
#2 Defina se essa equipe será terceirizada ou não
A etapa #1 te ajuda com essa segunda. Dependendo do tamanho da demanda e da empresa, pode ser que terceirizar seja a melhor escolha.
Na verdade, nem sempre pode ser uma boa ideia focar em construir uma equipe de marketing interna, considerando que a terceirização garante foco em “tempo integral” de especialistas.
Se for o caso de sua indústria já ter colaboradores dessa área e você estiver buscando formas de qualificar e aumentar esse time, a etapa #5 fala sobre isso.
Mesmo assim, tenha em mente que sua indústria sempre precisará de ao menos um representante de marketing que faça a ponte entre sua empresa e a agência terceirizada de marketing.
#3 Tenha seu objetivo com a estruturação do time de marketing definido
Entenda que a Internet é um espaço proveitoso para que as indústrias se posicionem e conquistem novos clientes e um bom relacionamento com eles. Mas mais do que isso, é preciso entender o real objetivo que a empresa almeja.
O resultado específico que se deseja conquistar: aumentar carteira de clientes? Melhorar posicionamento de mercado? Consolidar identidade da marca? Retomar relacionamento com clientes inativos?
Essa resposta ajudará a saber quais profissionais você precisa contratar, que é o nosso próximo passo de como montar um time de marketing.
Uma das vantagens de terceirizar essa equipe é que uma agência especializada pode definir esses detalhes junto com você. Garantindo maior precisão e efetividade.
#4 Trace os perfis ideais para as vagas do seu time de marketing (e saiba os requisitos de cada vaga)
Pronto! Agora que você sabe:
- A demanda de marketing para sua indústria;
- Se vai terceirizar ou não a equipe de marketing;
- O objetivo maior de montar essa equipe.
É hora de traçar perfis ideais para as vagas.
Se você for terceirizar, garanta que a agência escolhida preste os serviços que você precisa (tráfego pago, redes sociais,orgânico, otimização e construção de site etc.) para o objetivo maior.
Se for construir um time interno, avalie bem os valores, missão e cultura organizacional da empresa junto ao RH para garantir que:
- A vaga seja divulgada nos canais certos;
- A vaga seja bem descrita para atrair talentos;
- A descrição do cargo especifique habilidades e requisitos necessários;
- O processo de recrutamento saiba filtrar os candidatos da melhor forma para conseguir os talentos ideais para seus objetivos com marketing.
#5 Depois, foque em qualificar sua equipe
Como você já deve saber, o marketing industrial é um nicho super específico e que vai requerer a melhor performance do seu time. Garanta isso através de treinamentos, cursos e monitoramentos de indicadores de desempenho.
Para concluir, a melhor forma de como montar um time de marketing para sua indústria é conhecer suas necessidades e objetivos com marketing.
Com isso, será mais fácil se dedicar às outras etapas.