O crescimento da automação de marketing disparou nos últimos 4 anos, ampliando em 11 vezes sua participação no mercado e alcançando, em 2019, US $ 5,5 bilhões. De acordo com o relatório da Salesforce, 67% dos líderes de marketing já estão usando pelo menos uma entre as várias ferramentas de automação de marketing e outros 21% planejam começar a usar uma.
Ao mesmo tempo, a lista de plataformas de automação de marketing continua a crescer com novas ferramentas, tornando mais difícil do que nunca encontrar a plataforma certa para sua indústria.
Neste artigo, vamos nos dedicar a alguns tópicos sobre essa área para ajudar você a colocar sua indústria em contato com as melhores opções de ferramentas de automação de marketing do mercado. A seguir abordaremos:
- o que é uma ferramenta de automação de marketing;
- os principais tópicos que devem ser observados antes de contratar a ferramenta;
- opções de ferramentas do mercado.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é realizada por meio de um tipo de software que permite que as empresas direcionam, efetivamente, os clientes com mensagens de marketing automatizadas em todos os canais, incluindo:
- e-mail;
- sites;
- mídias sociais;
- SMS e mais.
O objetivo com isso é gerar leads de vendas ou qualificar os leads de marketing que chegam até a empresa por meio de seus diversos canais de comunicação.
A tecnologia é um segmento do gerenciamento de relacionamento com o cliente e é normalmente usada pelos departamentos de marketing como uma forma de remover tarefas repetitivas dos fluxos de trabalho da equipe e aumentar a eficiência geral do setor.
Em sua forma mais básica, a automação de marketing é um conjunto de ferramentas projetadas para otimizar e simplificar algumas das responsabilidades das funções atuais de marketing e vendas.
Desde a automação do processo de qualificação de leads até a criação de campanhas digitais, a automação tem tudo a ver com a simplificação de um mundo de negócios que está se tornando mais complexo.
Dentro do conceito sobre o que é Inbound Marketing, a ferramenta de automação auxilia que todas as etapas do funil de vendas e marketing.
Nota: O que é Inbound Marketing? Em resumo, trata-se de um novo modelo de marketing que tem objetivo atrair tráfego qualificado para a empresa, nutrir e converter esses usuários e leads, por meio de estratégias que incluem o marketing de conteúdo (blogs, podcasts, vídeos, ebooks, newsletters, whitepapers e mais), SEO, e outras ações.
Leia também: Automação de marketing: o que é, afinal?
O que considerar ao comparar ferramentas de automação de marketing?
Antes de escolher entre as ferramentas de automação de marketing é importante que você saiba o que deve procurar.
Você não quer que o software de torne obsoleto, correto? Então, vale a pena fazer uma pesquisa considerando as principais funcionalidades de uma ferramenta como essa. Abaixo estão algumas considerações importantes ao comparar as várias ferramentas de automação de marketing.
Usabilidade
A automação de marketing é inerentemente complexa. Assim, a usabilidade é extremamente importante, pois, determina o valor que sua equipe extrai da ferramenta.
Quanto menos intuitivo for o software, mais dores de cabeça sua equipe irá suportar e mais facilmente a ferramenta será deixada de lado. Por isso, essa é uma das principais características a ser observada ao realizar a contratação do software de automação de marketing.
Integrações com o seu software existente
Isso é extremamente importante, mas às vezes esquecido. Algumas ferramentas de automação de marketing permitem apenas a integração com um pequeno número de aplicativos.
Isso pode ser um problema se o seu negócio precisa integrar outros sistemas já usados pela sua equipe, à ferramenta de automação.
As integrações são fundamentais para o funcionamento ideal da ferramenta e para otimizar os processos para a equipe que utiliza o sistema. Sem essas integrações você perde em resultados, tempo e velocidade.
Recursos de CRM
Algumas ferramentas de automação de marketing possuem um software de CRM integrado com pontuação de leads e recursos avançados de marcação. Outros não têm um CRM embutido, pois, esperam que você conecte o software ao seu CRM existente. Ainda existem casos em que a escolha será sua: usar o CRM da ferramenta ou integrar o sistema utilizado.
É preciso que você compreenda a sua necessidade e encontre um sistema que ofereça exatamente o que tornará a inserção do software em sua rotina, mais simples.
Vamos considerar que sua empresa ainda não utilize um CRM, o ideal é encontrar uma ferramenta que oferece essa funcionalidade, ao contrário você terá que contratar dois sistemas e ainda considerar se a ferramenta de automação de marketing aceita a integração com o CRM contratado. Fique atento a este tópico para garantir uma gestão de prospects e clientes, mais eficaz.
Capacidades de e-mail
Enquanto todas as ferramentas de automação de marketing permitem a gestão de e-mail marketing, de alguma forma, algumas são melhores que outras.
Você precisa de campanhas de gotejamento? Deseja realizar testes A/B (recomendado)? Qual o nível de segmentação de clientes você deseja alcançar, a ferramenta suporta?
Recursos de conteúdo
Você precisa criar landing pages, webinars ou outras formas de conteúdo para enviar a seus contatos? Enquanto a maioria das ferramentas de automação de marketing permite isso, algumas são mais fáceis de usar e mais completas do que outras.
Recursos de comércio eletrônico
Você vende produtos online? Algumas ferramentas de automação de marketing, podem permitir integrações com sistemas de pagamento, como PagSeguro e PayPal, bem como com plataformas de e-commerce como o Magento, criando uma estratégia ainda mais robusta, eficaz e otimizada.
Busque por empresas que agreguem valor à sua gestão comercial como um todo e não apenas de maneira individualizada. Quanto mais conectados estiverem os sistemas que sua empresa usa, melhores serão os resultados de produção, de vendas e marketing.
Recursos de mídia social
Algumas ferramentas de automação de marketing integram-se às redes sociais permitindo que você controle a publicidade social, monitore o engajamento e os resultados das campanhas.
Esses recursos costumam ser valiosos, mas pode valer a pena considerar se seriam ou não úteis para você ou não.
Atendimento e pós-venda
Uma vez que sua empresa acabou de contratar uma ferramenta de automação de marketing, será necessário apoio estratégico e técnico para que sua equipe use o sistema e tire o melhor dele. Analise se a empresa que você está contratando tem uma política de Customer Success, que ajude você na implementação, no suporte e no desenvolvimento das táticas.
Preço
Por último, mas não menos importante, o preço! É claro que esse é um aspecto que deve ser considerado, não apenas na contratação de uma ferramenta de automação de marketing, mas em qualquer tipo de investimento que for feito pela empresa, mas disso você sabe!
Analise os planos oferecidos e se existe taxa extra para migrar de um plano para o outro. Entenda cada aspecto financeiro.
Uma dica é buscar por ferramentas de automação de marketing que possuam contas básicas, para que você comece com um investimento médio, e que também ofereçam possibilidade de crescimento, conforme as ações comecem a dar certo e o número de leads e clientes aumentem, tornando seu investimento sustentável.
[A escolha] Ferramentas de automação de marketing
Como dissemos no primeiro parágrafo deste artigo, o mercado de automação de marketing já movimenta bilhões de dólares e isso indica que existem dezenas de opções de ferramentas de automação de marketing a sua disposição.
Isso não quer dizer, entretanto, que todas elas servirão para a sua indústria. Entender os aspectos que consideramos acima é fundamental para realizar uma boa decisão e ter em mãos uma ferramenta que realmente vai ajudar a alavancar vendas.
Este artigo foi escrito pela LAHAR, eleita a melhor ferramenta de marketing digital de 2019, pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que, em 2017 também elegeu a empresa como a melhor na categoria.