Escolher o canal de comunicação empresarial certo para sua empresa é uma forma de ir aonde seus clientes estão. As redes sociais e um site próprio são as melhores formas de fazer isso. Saiba mais por meio deste conteúdo exclusivo!
Todos sabemos que você quer ser a primeira opção do seu cliente.
Mas, como você se destaca de todos os outros fornecedores da indústria que disputam os mesmos contatos e clientes?
Isso só pode ser feito se você escolher o canal de comunicação empresarial certo para o seu público.
E para te ajudar, separamos os dois canais de comunicação que você deve usar em sua indústria!
Confira:
O que é um canal de comunicação?
Nós vivemos em uma era notável, onde a internet possibilitou que pessoas distantes se aproximassem como se estivessem uma ao lado da outra.
Tudo que você, como profissional de marketing ou comercial na indústria, tem a fazer é ter seus produtos ou serviços, que interessem as pessoas, divulgados no canal de comunicação empresarial certo.
Mas, espere – O que você quer dizer com canais?
Bem, a internet é um lugar grande. Mas, se você quer ser encontrado pelo cliente certo, deve saber que escolher os meios de comunicação certo é o primeiro passo para o sucesso.
Tenha um bom site
O que significa ter um bom canal de comunicação empresarial? Quais são os fatores que determinam a qualidade da página da sua indústria?
Um site considerado como bom é aquele que consegue ser lido pelos usuários da internet e também pelos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
Existem diversos fatores que definem a qualidade de um site e os principais são:
- O site/layout precisa ser responsivo, ou seja, consegue se adaptar nas mais diferentes telas de dispositivos dos usuários (PC, celular, tablet, smartphone).
- SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas capazes de otimizar os sites para os mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing). Sendo que o seu principal objetivo é de aumentar o volume do tráfego orgânico de sites.
- Produção de conteúdo – Defina e mantenha uma frequência de postagens de conteúdos com fácil leitura e mídias (imagem, vídeo, áudio), de qualidade.
- Links internos nos conteúdos que leva o usuário para outras páginas com novas informações e que vão agregar para o leitor.
- Além disso, o site da sua indústria deve atrair os clientes certos, saiba como neste artigo.
Redes sociais
Entre os meios de comunicação que sua indústria deve ficar de olho para uma maior presença digital, estão as redes sociais.
Isso porque o marketing nas redes sociais possibilita que você aumente a interação com o seu público e ainda consiga ser encontrado de várias maneiras.
Segundo a pesquisa “2015 B2B Buyer’s Survey Report” (Pesquisa de 2015 dos compradores do mercado B2B em tradução livre), feita nos Estados Unidas, 73% dos compradores aprendem mais sobre os seus fornecedores por meio das redes sociais.
Por outro lado, 53% fazem contato direto com as indústrias.
Além do networking com seus clientes atuais e potenciais, o objetivo das redes sociais de sua indústria deve ser o de servir como uma fonte confiável para as pessoas que precisam de mais informações sobre um produto ou serviço.
Para ajudar você nesta busca pela presença nesse tipo de canal de comunicação empresarial, preparamos uma lista com as principais redes sociais gratuitas para você construir um perfil e se conectar aos compradores certos.
Ok, você já usa esses canais de divulgação, mas, afinal, como fazer marketing nas redes sociais?
A resposta é escolher as melhores plataformas, como mostraremos abaixo:
Ao contrário de outros canais sociais, o Twitter possui algumas vantagens únicas como tratar o seu perfil como se fosse de uma pessoa individual, ou seja, a sua conta pode ser usada em nome de sua indústria.
Apesar de não precisar de tanto esforço para manter o seu perfil atualizado, você deve se certificar de sempre ter um responsável para monitorar e atualizar o perfil.
Os perfis do Twitter também são fáceis de configurar e necessitam de quantidades mínimas de informação como nome da indústria, imagem de perfil e de capa.
Além disso, os seus tweets podem ser acompanhados por todos os seguidores da sua indústria.
Linkedin é mais do que um veículo para encontrar um novo emprego. É também uma grande plataforma para mostrar seus conhecimentos por meio de posts em seu perfil e participando de grupos.
Além disso, as contas da empresa também são capazes de listar as suas capacidades, configurar páginas especializadas e mostrar para os potenciais compradores como eles estão conectados com você.
A combinação de informações detalhadas e conversas intelectuais faz do Linkedin um centro de oportunidades de negócios. Saiba como montar um bom perfil de Linkedin.
Usar o Facebook como canal de comunicação empresarial é muito importante, pois a rede social é considerada a maior do mundo.
Utilize imagens, memes, textos e enquetes que estimulem o engajamento com seu público.