A divulgação de empresas na internet é uma forma mais rápida e dinâmica de vender produtos e serviços. Sua indústria já investe nessas novas mídias? Se ainda não, fique tranquilo, pois te ajudaremos a saber como vender mais através dos meios digitais!
Já é sabido que a divulgação de empresas na internet, hoje, é uma realidade crescente e tem cada vez mais relevância no dia a dia das pessoas e dos negócios.
Por esse motivo, as empresas devem se adaptar a este novo cenário, renovando, por exemplo, suas ideias para vender na internet.
O ambiente digital mudou os hábitos de consumo dos compradores.
É possível comprovar isso por meio de uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International.
O estudo apontou que os brasileiros costumam consultar alguns sites antes de fazer uma compra e comentam suas experiências sobre produtos e serviços, por exemplo.
Uma das plataformas digitais utilizadas, hoje, para compra e venda de produtos/serviços e interação entre clientes e empresas é o marketplace.
Essa plataforma é uma modalidade do comércio na web no qual, dentro de um único site, inúmeras empresas vendem seus produtos/serviços.
De acordo com o levantamento da TNS Research International, 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites marketplaces ou comparam preços nas lojas virtuais e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.
Mas como isso influencia na divulgação de empresas na internet?
Leia o artigo até o final para entender as principais mudanças que ocorreram nos últimos tempos e como sua empresa pode se diferenciar com ótimas ideias para vender na internet!
Confira os assuntos abordados:
- O atual panorama da divulgação de empresas na internet!
- O que é um Marketplace?
- Os principais pontos a se atentar quando o assunto é marketing industrial na internet
O atual panorama da divulgação de empresas na internet!
Atualmente, 99% dos compradores industriais utilizam a internet para encontrar fornecedores.
Por isso, a pergunta principal que você precisa fazer é: como faço para ser encontrado pelo meu cliente no ambiente on-line?
Você precisa aparecer em todos os canais frequentados por seu cliente.
Vale dizer que o Google continua sendo o maior buscador da internet, o Youtube é o segundo colocado em quantidade de buscas e o Facebook é a maior rede social do mundo.
Para se tornar relevante neste cenário, você precisa saber traçar as melhores estratégias digitais e dominar as práticas fundamentais de divulgação de empresas na internet.
Continue lendo o artigo para entender como aumentar as vendas neste cenário!
O que é um Marketplace?
Vinda do inglês, a palavra Marketplace é resultado da junção das palavras market (mercado) e place (local).
É possível compará-lo com um shopping center, onde existem diversas marcas disponibilizando seus produtos e diversos compradores.
O marketplace surgiu como uma nova modalidade de comércio on-line, no qual, dentro de um único site, diversas empresas podem vender mais pela internet sem arcar com custos de um e-commerce, por exemplo.
Ele também é conhecido como shopping on-line ou e-shopping.
Os marketplaces vêm ganhando destaque em vários sites pela facilidade e baixo risco de investimento para lojistas e vendedores.
Com o passar dos anos e a evolução da internet, cada vez mais pessoas e negócios começaram a se conectar e utilizar este canal para distribuir seus produtos.
Um marketplace, então, trata-se de uma plataforma onde pessoas e empresas se encontram no ambiente digital para realizar negócios: comprar e vender.
Os principais pontos a se atentar quando o assunto é marketing industrial na internet
Sua empresa e seu marketplace são encontrados por todas as formas como seu cliente te procura nos buscadores on-line?
Para isso, é fundamental você saber aplicar as técnicas da estratégia de SEO em seu site e blog, por exemplo, como no caso de palavras-chave, por exemplo.
As palavras-chave são termos que resumem ideias para vender na internet, ou seja, é, provavelmente, a forma como os usuários vão procurar por algum tema nos buscadores.
Por exemplo: se você vende motor elétrico, precisa ser encontrado por todas as formas que seu cliente procura esse motor.
Algumas formas possíveis: “motor de alta potência”, “motor de alto rendimento”, “motor sustentável” e derivações semelhantes.
O segredo do ambiente digital é que você precisa atrair seu cliente de forma objetiva, simples e clara.
Ou seja, é preciso atrair seu cliente da forma que ele te procura, seja nos conteúdos do seu site e blog, ou nas descrições de seus produtos/serviços da plataforma de marketplace.
Como a sua indústria pode se destacar em um Marketplace?
Por funcionarem como uma plataforma de comércio on-line, na qual estão presentes diversas empresas e indústrias, é bastante comum encontrarmos nos marketplaces produtos semelhantes ou até mesmo iguais entre si.
Para diferenciar seus produtos de sua concorrência é preciso não oferecer só preço, mas agregar valor ao item ofertado.
É interessante ter produtos com descrições detalhadas.
Os meios de divulgação na internet também são muito válidos para tirar dúvidas dos clientes, por exemplo.
Além disso, fazer a divulgação de fotos ou vídeos é uma estratégia capaz de agregar valor ao produto e fazer com o cliente se envolver cada vez mais com a sua indústria.
Você está presente em todos os canais relevantes para seu segmento?
Por muitos anos, investir em revistas, por exemplo, fazia sentido, porém, hoje, imagine que você precise de um fornecedor novo.
Você procura em uma revista ou procura na internet? Provavelmente, a resposta é: internet!
Isso se dá por conta do surgimento da divulgação de empresas na internet, que dão retornos mensuráveis, efetivos e necessitam de um menor investimento financeiro.
Isso deixa para trás as estratégias de marketing tradicional que pedem por um alto investimento financeiro e não possibilitam a exata mensuração de resultados.
Ou seja, atualmente, é muito mais viável investir em ideias para vender na internet, sendo viável introduzir marketing industrial na internet.
Veja que a velocidade do mundo das informações fazem com que você precise estar onde seu cliente está buscando, no exato momento que ele está procurando, para assim não correr o risco de abrir portas para a concorrência.
Vale então pesquisar sobre onde estão presentes os clientes do seu segmento e, a partir disso, criar uma estratégia on-line assertiva.
Invista, por exemplo, em marketing nas redes sociais, blog, site, utilização de marketplaces para o fechamento de negócios e assim por diante.
Você precisa medir objetivamente cada uma das ações que você toma na internet e reforçar as que geram resultado!
Imagine que você passa a investir em campanhas on-line.
Como você poderá medir quantos contatos comerciais são gerados para você a cada clique nesses canais?
Você precisa configurar as métricas corretas de acompanhamento, afinal, o marketing digital permite a análise de métricas específicas para sua divulgação de empresas na internet.
Quase todas as plataformas atuais possuem configurações específicas que você pode utilizar para averiguar se uma meta foi atingida ou não e assim saber quanto retorno específico você está obtendo.
Além disso, quando você faz uma análise dos dados obtidos em cada ação, torna possível você saber em quais ações vale a pena você investir ou quais você deve deixar de lado.
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