Sua empresa já investe em aplicativos? Essa estratégia vem se tornando cada vez mais popular e esse é melhor momento para investir nessa tecnologia.
Quando o assunto é alcançar o sucesso de um determinado aplicativo, a única coisa que queremos é atrair mais usuários. Para isso, é essencial adotar estratégias de marketing.
Neste artigo você vai aprender algumas dicas de como adotar uma estratégia de marketing para seu aplicativo, seguindo as técnicas de Inbound Marketing.
O que você encontrará por aqui:
- Crie sua persona
- Utilize a técnica ASO
- Crie um site
- Acompanhe suas métricas
- Esteja por dentro de tudo
- Consiga Sucesso
1 – Crie sua persona
A primeira etapa (e uma das principais) é realizar uma persona e estudá-la.
A persona é a representação do seu cliente ideal, e é feita por meio de uma pesquisa sobre o comportamento e características demográficas de seus clientes ou usuários.
Você pode aprender com mais detalhes como criar sua persona por meio deste artigo: Personas – O que é e guia básico para você criar a sua persona
Mas, para uma estratégia de marketing para aplicativos, certas informações são essenciais para te auxiliar na comunicação com o público e na otimização do aplicativo.
É importante você entender como sua persona lida com os dispositivos móveis. Um exemplo: “Será que usam android, IOS, ou windows phone? Smartphones ou tablets? Qual o tipo de aplicativo que costumam utilizar?”
Sendo assim, use o máximo de tempo possível apenas para conhecer o seu público, pois será crucial para o resultado do seu aplicativo.
A segunda fase, é estar sempre de olhos bem abertos em relação aos seus concorrentes. Você pode olhar os comentários dos seus usuários e ter a resposta do que estão fazendo de bom, de ruim e o que não fazem para agradá-los.
Usando isso a seu favor, te ajudará a entender como seus usuários enfrentam certas situações e suas verdadeiras vontades.
2 – Utilize a técnica ASO
ASO é a sigla de App Store Optimization. É bem parecido com o SEO, mas o ASO funciona somente para as lojas de aplicativos.
Na internet as pessoas usam os buscadores para saber informações de assuntos específicos, já nos dispositivos móveis, as pessoas usam as lojas mais comuns que são a App Store e Google Play para encontrarem os aplicativos que buscam. Uma das dicas é analisar as palavras-chave.
As palavras-chave vão ajudar você a trazer resultados surpreendentes para o seu aplicativo. A mais importante está no nome do aplicativo, e as outras em sua descrição. Use o seu slogan para incluir a principal palavra-chave.
3 – Crie um site
Ter uma presença online é indispensável até mesmo antes do lançamento do seu aplicativo. Primeiramente faça com que seu conteúdo deixe claro o que você oferecerá no aplicativo. Você pode investir também em Marketing de conteúdo por meio de um blog, melhorar o Yoast SEO e atrair leitores para o seu site e levá-los a baixar o seu aplicativo.
Você pode descobrir o que é Marketing de conteúdo e suas vantagens clicando aqui: Marketing de conteúdo: O que é e suas vantagens
SEO do site
Investir em SEO também é uma dica importante para que seu site fique bem rankeado no google.
Procure otimizar seu site para dispositivos móveis também. Devemos sempre lembrar que as pessoas utilizam mais dispositivos móveis do que desktops.
Faça sempre conteúdos relevantes para o seu público, responda as dúvidas mais frequente e faça posts sobre assuntos relacionados ao aplicativo.
Além de marcar presença com seu site, é fundamental utilizar as redes sociais também. Entenda qual rede social seu público frequenta mais e desenvolva uma estratégia com base nos objetivos que você traçou.
Você pode saber mais sobre ações de marketing clicando aqui: 5 ações de marketing digital para você investir
4 – Acompanhe suas métricas do seu aplicativo
É muito importante criar e acompanhar métricas, para assim conhecer o que você deve medir na avaliação dos resultados de suas ações.
Você pode utilizar alguma ferramenta de Mobile App Analytics que são plataformas que coletam dados dos usuários do seu aplicativo, como idade, sexo, localização, comportamento, entre outras. Todo o uso do usuário é monitorado, desde o download até o envolvimento.
Com esses dados, é possível verificar se sua estratégia de marketing para aplicativos está no caminho certo.
Se esses números estiverem abaixo do esperado, reavalie em qual ponto sua estratégia de marketing para aplicativos não está dando certo.
Conhecemos as métricas básicas de marketing que estão relacionadas ao site e rede social, mas existem algumas informações que se relacionam apenas ao uso do aplicativo.
Algumas delas são:
- Custo: Meça os tipos de custos, principalmente os que são relacionados diretamente ao aplicativo. O custo por download é a divisão entre o valor gasto em um determinado tempo dividido pelo número de downloads. Custo por usuário ativo, é esse mesmo valor gasto dividido pelo número de usuários ativos em seu aplicativo
- Receita por usuário: A receita total do aplicativo é dividida pelo seu número de usuários ativos.
- Retenção: Essa é uma medida que depende totalmente de qual é o seu conceito “de usuário ativo” e do seu modelo de negócio. Com ela você irá saber a quantidade de usuários que continuam ativos em um determinado período de tempo.
- Engajamento: São as informações relacionadas ao uso do aplicativo. O tempo em que seus usuários permanecem nele, a frequência com que o abrem e as telas abertas por sessão. Estes são alguns exemplos que podem mostrar como os usuários interagem com seu aplicativo.
5 – Esteja por dentro de tudo
Acompanhe as tendências do mercado de aplicativos, pois assim você poderá adaptar métodos que melhorarão a experiência do usuário e a até a própria qualidade do seu app.
Alguns exemplos dessas tendências são:
- Segurança: Manter seu aplicativo seguro é uma preocupação das lojas de aplicativo e elas têm ficado mais rigorosas ao passar do tempo
- Internet das coisas: Objetos inteligentes que se conectam na internet, aumentam a demanda de aplicativos para controlá-los.
Location Based Services: Vem se tornado mais comum a utilização da geolocalização em aplicativos. Vários apps já estão utilizando para oferecer uma ótima experiência, como promoções, ofertas e cupons de descontos para quem está próximo de uma loja.
Consiga sucesso com o seu aplicativo
A ideia deste artigo é mostrar o caminho para começar a montar uma boa estratégia de marketing para aplicativos.
Sabemos que cada aplicativo é exclusivo, tem seus valores e filosofia, mas utilizar a melhor estratégia e seguir as suas práticas, você irá atingir o topo nas lojas de aplicativos.
O marketing de aplicativos é uma das melhores partes do seu desenvolvimento, e será o principal fator que irá ajudar você a alcançar o sucesso.
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