Um bom plano de marketing digital consiste em escolher estratégias efetivas e que sejam capazes de atingir seu público-alvo. Em segmentos competitivos esse planejamento deve ser feito com ainda mais precisão. Entenda mais!
Um plano de marketing digital bem elaborado é fundamental para quem deseja sair na frente da concorrência.
Por conta do enorme número de empresas à procura de um lugar de destaque no mercado, é preciso se diferenciar, e o marketing digital pode ser um grande aliado nessa missão.
Em 2016, segunda a IAB (Interactive Advertising Bureau), os investimentos em mídia digital cresceriam 12% no ano, totalizando um valor de R$ 10,4 bilhões de lucro no ramo on-line.
Principalmente, para o mercado B2B, um segmento extremamente competitivo, é preciso pensar “fora da caixa” e investir em estratégias de marketing digital específicas e inovadoras que vão trazer grandes resultados para o seu negócio.
Neste artigo, você vai acompanhar quais são as técnicas essenciais para inserir em seu plano de marketing digital e investir visando o crescimento da sua empresa.
Confira os assuntos abordados:
- Invista no SEO e posicione sua marca nos buscadores
- Aposte em links patrocinados para retorno a curto prazo
- Faça link building e gere credibilidade para o seu negócio
- E-mail marketing: segmente e comunique-se com seus clientes
- Combine suas técnicas de marketing digital
- Marque presença nas redes sociais e estreite o relacionamento com seus clientes
- Inbound Marketing: A tendência do futuro
- Marketing de conteúdo: o marketing que entrega relevância
- Dica de ouro!
Invista no SEO e posicione sua marca nos buscadores
O SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar um determinado site na busca orgânica e faz com que os mecanismos de buscas on-line como Google e Yahoo, por exemplo, reconheçam a relevância de um site.
Essa técnica tem como base o estudo de palavras-chave, ou seja, o estudo dos termos mais buscado sobre um determinado assunto.
Para isso é levado em conta o volume de pesquisas mensais, o nível de concorrência e quais são as que mais se encaixam dentro do segmento.
Sempre que um potencial cliente pesquisar por uma palavra-chave no buscador, ele vai encontrar o conteúdo que você produziu nas primeiras páginas.
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar sua empresa na escolha das melhores palavras-chave, como o planejador de palavras-chave do Google AdWords, Keyword Tools, FreshKey, entre outros.
Além do estudo de palavras-chave há outras ações que quando aplicadas tornam o site mais relevante, ajudando em seu posicionamento.
Se o objetivo da sua indústria é construir um plano de marketing digital duradouro, o SEO é ideal, pois é uma técnica que gera retorno efetivo a médio e longo prazo.
Ela possui alto retorno e baixo investimento, pois você não paga por cada clique que o seu site recebe como acontece no link patrocinado, além de gerar maior credibilidade ao seu site.
Aposte em links patrocinados para retorno a curto prazo
Os links patrocinados são aqueles primeiros resultados que aparecem nos buscadores como Google, Yahoo e Bing.
São ideais para quem busca resultados imediatos, apesar de terem um custo mais elevado já que você paga pelos cliques que receber em seus anúncios e o valor deste pagamento varia em relação a keyword.
Para escolher as palavras-chave mais adequadas ao seu segmento, de acordo com as pesquisas que seus clientes costumam fazer e aos objetivos que quer alcançar, você deve utilizar a ferramenta Google AdWords.
A partir disso você poderá montar sua campanha de links patrocinados.
Porém, é importante ter em mente que você paga por clique e não por conversão
Ou seja, o fato de 30 pessoas terem clicados em seus anúncios isso não significada que 30 pessoas compraram seu produto/serviço.
Portanto, pense muito bem na palavra-chave que for escolher, para não acabar apostando em uma estratégia falha.
A grande vantagem dessa técnica é que os retornos são imediatos, sendo muito utilizadas para promoções sazonais ou limpa de estoque.
Faça link building e gere credibilidade para o seu negócio
O link building é uma das estratégias dentro de um plano de marketing digital que consiste na obtenção de links de outros domínios redirecionando para um determinado site.
A troca de links é de extrema importância para o seu site, pois os mecanismos de busca priorizam os sites que possuem links direcionados para ranqueá-los na busca orgânica, enxergando-os como votos de confiança para mensurar a popularidade e relevância do site.
As práticas de link building consistem em duas etapas: a linkagem interna e a linkagem externa.
A linkagem interna é o processo de trocar links entre páginas do mesmo site, podendo ser colocados dentro dos conteúdos, por exemplo, e servirão como um guia de navegação para o usuário dentro de um mesmo site e domínio por meio do link.
A linkagem externa é o processo de trocar links com outros site.
E este é um fator essencial para o SEO do site, porque os buscadores determinam a relevância do site pela quantidade de links externos que ele possui, ou seja, é assim que o seu conteúdo ganha popularidade e a relevância mencionada.
E-mail marketing: segmente e comunique-se com seus clientes
A melhor maneira para se comunicar de forma direta com seus potenciais clientes é utilizando as técnicas de e-mail marketing.
Elas são baseadas no envio de e-mails para uma lista de contatos segmentados que, em algum momento, autorizaram o seu envio, pois se interessaram pelos seus produtos/serviços e efetuaram o cadastro de seus respectivos e-mails em seu site.
Essa é considerada uma das melhores técnicas de marketing digital para análise e mensuração de resultados.
Você pode realizar diversos testes com a base segmentada de e-mails que você construiu e disparar esses e-mails de uma forma personalizada, se for o caso.
Com isso, é possível mensurar os resultados obtidos e alterar o que está ineficiente para melhorar a performance da sua campanha.
O e-mail marketing é indicado tanto para induzir seus leads a se tornarem clientes efetivos, tanto para reter e fidelizar os clientes que já estão na casa.
Por ser uma técnica com muitas métricas a serem analisadas, você precisa ter muita atenção na hora de montar a sua campanha de e-mail marketing para não cometer alguns erros como:
- Não segmentar a comunicação;
- Não ser claro no assunto da mensagem;
- E-mails sem interatividade (Call To Action – CTA);
- Falta de cuidado com o layout;
- Comprar lista de e-mails.
Esses pontos citados acima podem prejudicar, e muito, seu plano de marketing digital, afinal, eles poderão reverter resultados positivos em negativos.
Combine suas técnicas de marketing digital
Agora que você acompanhou algumas técnicas fundamentais para a sua indústria implementar em seu plano de marketing digital, está na hora de saber como se destacar em um mercado competitivo de fato, atrelando e complementando táticas e estratégias.
Marque presença nas redes sociais e estrei o relacionamento com seus clientes
Estar presente em redes sociais facilita a comunicação direta com seus clientes e potenciais clientes.
Porém, é válido analisar qual rede o seu público-alvo possui maior presença, para que assim, você não gaste tempo e esforços em vão.
Assim, você aumentará as chances de atingir quem realmente está interessado com seus produtos e serviços, podendo assim realizar uma comunicação diferenciada, oferecendo conteúdos que sejam de maior interesse e relevância.
Busque por páginas, comunidades e grupos de discussão de assuntos relacionados aos que você trabalha nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn) e faça postagens dos seus produtos e conteúdos.
Dessa forma, você começa aparecer para seus potenciais clientes e faz com que seu conteúdo seja disseminado.
Inbound Marketing: a tendência do futuro
Conhecido como marketing de atração, essa estratégia inovadora surge com o objetivo de atrair novos clientes através de uma metodologia que segue as seguintes etapas:
Atrair, Converter, Fechar e Encantar. E dentro de cada etapa são utilizadas diversas técnicas e ferramentas que auxiliam em todo o processo.
Diferente de outras estratégias dentro de um plano de marketing digital, a empresa que faz inbound está realmente preocupada com o lead e suas necessidades, procurando por formas de ajudá-lo a resolver e sanar seus problemas.
Ao mesmo tempo que a empresa o ajuda, ela também o guia durante a jornada de compra até o momento em que ele estará pronto para realizar a levantada de mão (momento em que o cliente demonstra intenção de adquirir o produto/serviço).
Para realizar tudo isso, é necessário criar um grande plano de marketing de conteúdo, sendo ele a base e o fator de sucesso da estratégia.
Depois de concluída a venda, chega a hora de encantar o cliente para que ele possa se tornar um promotor e divulgador da sua marca e de seus produtos/serviços.
Vale lembrar que todas as etapas do inbound são realizadas com o auxílio das técnicas que você acompanhou como: SEO, e-mail marketing, redes sociais, link building, produção de conteúdo, entre outras.
Vale lembrar que a análise compõe todo o processo, através das métricas que o marketing digital oferece.
É necessário fazer a mensuração de resultados constantemente, assim é possível buscar sempre por melhorias, tornando a sua estratégia ainda mais assertiva.
Marketing de conteúdo: o marketing que entrega relevância
Uma das técnicas mais utilizadas pelo inbound marketing, considerada como um dos pilares dessa estratégia, é o marketing de conteúdo.
Sendo baseada em criação e compartilhamento de conteúdos relevantes, informativos e de qualidade para atrair as pessoas certas e engajá-las com a sua empresa.
Para isso, você precisa conhecer qual é a persona da sua empresa, ou seja, o seu real público-alvo.
Estudar o comportamento dele e alinhar seu interesse com o conteúdo que será produzido pela sua empresa.
Fazendo isso, você consegue atrair os visitantes certos para convertê-los em leads, fechar as vendas e por fim conquistar a fidelidade deles.
Esse novo modelo vem conquistando seu espaço, porque de acordo com estudo feito pela HubSpot, empresa pioneira em inbound marketing, 58% das empresas usam algum elemento do marketing de conteúdo.
E em relação aos profissionais de marketing, mais de 80% deles possuem planejamento voltado para aumentar os investimentos em conteúdo por conta do seu alto retorno.
Veja dados de empresas americanas como Pew Internet & American Life Project, SRI, HubSpot e Search Engine Land e do estudo “B2B Content Marketing Trends 2013” que comprovam a eficiência do marketing de conteúdo:
- 60% dos consumidores buscam produtos de uma determinada marca após lerem conteúdo relevantes a respeito dele;
- O orçamento médio utilizado para blogs e mídias sociais dobrou nos últimos dois anos;
- 78% dos usuários utilizam a internet para fazer pesquisas de produtos on-line;
- 91% das empresas B2B e 86% das empresas B2C utilizam marketing de conteúdo;
- 78% dos diretores de marketing acham que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing;
- 71% dos profissionais que trabalham com marketing B2B usam marketing de conteúdo com o objetivo de gerar leads;
- 82% dos profissionais que trabalham com marketing B2B, vão aumentar sua produção de conteúdo nos próximos tempos.
Dica de ouro!
Depois de acompanhar todas essas estratégias de marketing digital, está na hora de você conferir a dica final que é fundamental para que você consiga obter o sucesso desejado:
Unifique todas as estratégias de marketing digital!
Um bom plano de marketing digital deve ter todas as suas estratégias unificadas, ou seja, elas devem conversar entre si para criar uma força e impacto muito maior.
Para isso, direcione seus usuários de um canal para outro, como, por exemplo, do Facebook para o seu site.
Sendo assim, você precisa sempre atualizar suas técnicas e atuações nas suas redes sociais, no seu site, nos conteúdos disponibilizados, nos anúncios, entre outros canais.
As estratégias dentro de um plano marketing digital possuem mais chances de dar resultados quando estão unificados do que se estiverem separadas.
Lembre-se: Sempre verifique qual estratégia está trazendo mais resultados para a sua indústria!
Descubra e selecione qual estratégia tem o melhor retorno para que você possa aumentar os investimentos nela e dar mais atenção no planejamento das suas próximas estratégias de marketing digital.
2 comentários sobre “Saiba como elaborar um plano de marketing digital para segmentos competitivos”
Não é sempre que comento em post. Mas sinceramente tenho que te agradecer pelo trabalho que faz. Realmente seu conteúdo é muito bom. Parabéns, e continue postando conteúdo de qualidade sempre.
Ótimas dicas pra rankear no google. Parabéns!
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