Toda empresa precisa de clientes para sobreviver e cada vez mais a tarefa de atrair e manter uma base de consumidores ativos se torna mais complicada.
Já existem diversas pesquisas comprovando que o custo de aquisição de um novo cliente chega a ser sete vezes maior do que o de manutenção ou fidelização de um cliente já incluído na base da empresa.
Infelizmente muitas empresas ainda não perceberam essa enorme oportunidade e insistem em investir apenas em ações voltadas para ampliar sua base de consumidores e não na fidelização de quem já compra.
Muitos gestores ainda acreditam que essa estratégia não dá resultado e acabam gastando mais recursos do que seria necessário para obter o mesmo volume de vendas.
E com o mercado instável como o atual, qualquer ação que desperdice recursos financeiros deve ser evitada.
Então hoje você irá conhecer algumas formas simples de trabalhar a fidelização dos clientes da sua empresa, para manter ou até aumentar as vendas de produtos ou serviços, com menor custo.
Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade surgiram na década de 80 nas companhias aéreas. Ao longo do tempo eles foram aprimorados e novas modalidades de programas de pontos foram inventados.
Muitos deles podem ser utilizados ou adaptados para as empresas em geral e trazem grandes benefícios para a fidelização de clientes, regando excelentes resultados.
Porém é preciso cuidado já que estratégias muito apelativas costuma não funcionar e acabam gerando resultados indesejados.
A estratégia de programas de fidelidade tem como objetivo melhorar os resultados das vendas através da seleção de clientes certos para o negócio e da oferta de benefícios atraentes para que eles mantenham o relacionamento próximo com a empresa.
De acordo com o Princípio de Pareto, 80% dos resultados de vendas são gerados por 205 dos compradores, e são exatamente esses clientes que as empresas desejam manter um relacionamento duradouro.
Os principais benefícios de utilizar essa estratégia são:
- Captação de informações estratégicas sobre o cliente;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Importante ferramenta de persuasão para o Marketing;
- Novas experiências de consumo;
Estratégia 1 – Descontos especiais
Essa é uma estratégia muito eficiente, porém precisa ser utilizada da maneira correta para gerar lucro.
Em geral as empresas oferecem descontos para atrair clientes e assim acabam sacrificando boa parte da sua margem de lucro, o que não é interessante.
A maneira ideal de utilizar essa estratégia é oferecer os descontos como um prêmio a ser conquistado pelo cliente.
Os descontos podem ser, por exemplo, resgatados nos programas de fidelidade, após acumular determinada quantidade de pontos e serem utilizados nas próximas compras.
Estratégia 2 – Oferta de brindes
Todo mundo gosta de ganhar brindes, desde que eles sejam realmente úteis. E vão gostar ainda mais se puderem escolher qual produto querem ganhar. Essa é uma maneira incrível de melhorar o relacionamento com os clientes e torná-lo ainda mais ativo na sua base.
Funciona da mesma forma do anterior. Você pode criar uma tabela de produtos que poderão ser trocados por determinadas quantidades de pontos. O cliente acumula os pontos através do relacionamento com a sua empresa e depois troca pelo produto que deseja.
Estratégia 3 – Lembrete de aniversário
Todo mundo gosta também de ter seu aniversário lembrado e de ganhar presentes por isso. Isso faz a pessoa se sentir valorizada.
Hoje em dia não é mais viável enviar um presente para a casa de cada cliente, pois o custo acaba sendo muito alto, mas você pode oferecer pontos no seu programa de fidelidade que permitam a ele resgatar algum produto que deseja.
Estratégia 4 – Indicação de amigos
Hoje em dia a indicação de amigos é uma das mais poderosas ferramentas de atração. As pessoas confiam em pessoas, e quando um amigo diz que uma empresa é confiável, a tendência é de aceitar essa informação sem hesitar.
Ofereça uma boa recompensa de pontos no seu programa de fidelidade aos clientes que indicarem amigos que também se tornem clientes.
Como identificar a melhor estratégia de fidelidade?
E quem disse que você precisa escolher?
Você pode utilizar todas elas para os diversos tipos de clientes da sua empresa, sendo necessário, porém identificar qual estratégia será mais indicada em cada caso.
Para isso é fundamental conhecer bem o seu cliente e o perfil de compra e de interesse dele. Utilizar uma ferramenta de gestão empresarial ajuda nessa difícil tarefa.
Com um sistema ERP é possível ter total controle sobre diversos aspectos da empresa, inclusive sobre os cadastros dos clientes, obtendo importantes informações e insights.
Além disso, o ERP ajuda no controle de estoque, vendas, emissão de notas fiscais eletrônicas, fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos, orçamentos e muito mais. A ferramenta permite a geração de relatórios em tempo real contribuindo para a tomada de decisões importantes.
Agora você já sabe a importância de utilizar estratégias de fidelização e de manter uma gestão de clientes eficiente na sua empresa comece hoje mesmo a praticar no seu negócio!