Com certeza você já teve uma grande ideia e de cara pensou que a partir disso poderia empreender. Na maioria das vezes, é assim que surgem muitos negócios.
Mas, muitas vezes o novo empreendedor não fez uma boa análise de mercado, concorrentes e clientes para sua empresa. Sendo assim, pode ser que em pouco tempo o negócio seja fechado, por falta de planejamento.
Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas tem como motivo a falta de gestão e planejamento. Dessa forma, em menos de cinco anos de mercado, muitas delas fecham suas portas.
Pode se dizer o que brasileiro não é um povo que planeja muito, porém é muito persistente e criativo. Mas, quando se trata de investir, quem sabe, seu único capital em um negócio, é importante elaborar um plano de negócios.
Fazer um bom planejamento empresarial, pode garantir o sucesso da empresa.
Dessa forma, para você que está pensando em abrir um negócio ou mesmo expandir o seu, criamos este artigo para te ajudar a entender o que é um plano de negócio e como fazer. Acompanhe!
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é onde você vai documentar os objetivos, viabilidade e riscos do seu negócio. Ele pode ser estruturado tanto para novas empresas, ou para as que tem um projeto de expansão.
É a partir do plano de negócio, que se obtém em detalhes as informações do ramo, quais serão seus produtos e serviços e para quem serão vendidos. Além disso, contém seus potenciais fornecedores, além dos pontos fortes e fracos da empresa. Assim, é muito mais fácil identificar a viabilidade do negócio.
Por que o plano de negócio é importante?
Como vimos, o plano de negócios é uma ferramenta para validar o potencial de mercado da empresa. Ele não elimina erros, mas ajuda o empreendedor a evitá-los, fazendo com que se diminua os riscos do negócio.
Confira os benefícios de um business plan, como também é chamado:
- ajuda o empreendedor a organizar suas ideias;
- se a empresa já está em atividade, a estratégia pode ajudar em sua expansão;
- é uma análise da viabilidade do negócio;
- dá orientação aos sócios, gestores e funcionários sobre os objetivos da empresa;
- ajuda na captação de recursos;
- traz mais credibilidade para o negócio.
Esses são alguns dos inúmeros benefícios do plano de negócios. É a partir dele, que você vai estudar o mercado e entender como pode ter sucesso, se destacar da concorrência e oferecer diferenciais aos seus clientes.
Como fazer um plano de negócio?
Pode parecer complexo, mas criar um plano de negócio é muito simples. Pode-se comparar a um jogo de perguntas e respostas, onde você vai validar todas as suas ideias, pontos fortes e fracos da sua futura empresa.
Existem vários modelos de planos de negócios na internet e em livros. Mas, o mais usado pelos empreendedores é o disponibilizado pelo Sebrae. Neste post, vamos te ajudar a elaborar o seu plano a partir dele. Confira algumas informações que o documento precisa conter:
Sumário executivo
O sumário executivo funciona como um resumo do plano de negócios. É onde estão indicados os assuntos que você vai abordar no documento. Eles podem ser:
- Descrição da empresa;
- Diferenciais competitivos;
- Missão, visão e valores;
- Perfil dos empreendedores;
- Produtos e serviços;
- Mercado de atuação;
- Localização;
- Investimento inicial;
- Forma jurídica;
- Enquadramento tributário.
Análise de mercado
Um dos pontos importantes do plano de negócio é a análise de mercado. É a partir dela que você terá vários insights sobre o potencial do seu negócio.
- Estudo de clientes (o que compram, quais seus hábitos, onde vivem, porque está comprando);
- Análise concorrentes (quem são, principais produtos, clientes, faturamento);
- Pesquisa de fornecedores (quem são, preços, prazos de entrega, condições de pagamento).
Plano de Marketing
Toda empresa precisa pensar em marketing para conquistar clientes, se engajar com sua base, ter a marca forte e reconhecida no mercado. Assim, é de extrema importância que o empreendedor analise os seguintes tópicos:
- Descrição do produto ou serviço que a empresa vai vender;
- Precificação;
- Estratégias de promoção e divulgação;
- Criação de estrutura para venda;
- Localização da empresa ou estratégias de construção do site.
Planejamento financeiro
Um dos principais pontos de atenção do empreendedor antes e depois da abertura do negócio, é o controle financeiro. É de extrema importância que o gestor faça um bom planejamento desde o início do negócio, pois é isso que vai guiar seu crescimento e desempenho. Alguns pontos para analisar são:
- Total de investimento;
- Estimativa de investimentos fixos;
- Capital de giro;
- Estimativa do faturamento mensal;
- Estimativa do custo produtos e matérias-primas;
- Estimativa dos custos com funcionários ou mão-de-obra;
- Demonstrativo de resultados (DRE);
- Ponto de equilíbrio;
- Lucratividade;
- Rentabilidade;
- Prazo de retorno do investimento (ROI).
Esses são alguns dos pontos para a criação de um plano de negócios. É interessante que o empreendedor analise todas essas informações, realmente verifique como seus concorrentes trabalham e quais são seus possíveis clientes.
Depois de identificado todos esses pontos, é importante refletir se a empresa terá potencial de mercado. Assim, você tem muito mais segurança para investir no negócio.
E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre plano de negócios? Espero ter ajudado 🙂
Este texto foi produzido por Bruna Wagner. Jornalista por formação, começou a atuar com comunicação e marketing durante a faculdade. É apaixonada por produzir conteúdos ricos que ajudam empresários a chegar ao sucesso com seu negócio. Atua como Assistente de Conteúdo, na VHSYS. Startup que fornece o sistema de gestão mais completo do mercado para micro e pequenas empresas.