Desejar começar um negócio e está se perguntando qual a chave para o sucesso? Conheça 7 passos simples para montar um bom plano de negócios e obter êxito nessa nova jornada.
Ter um planejamento simples antes de começar a investir em seu negócio físico ou loja virtual, é uma das estratégias mais importantes para evitar possíveis frustrações.
Entre as vantagens de preparar um plano de negócios, está evitar o desperdício de recursos no pagamento de renda, salários e matérias-primas que são comprados “por intuição” e sem necessidade.
O plano de negócios também oferece indicadores de desempenho para corrigir o curso ou, na pior das hipóteses, cancelar o projeto a tempo de não perder mais dinheiro. Por esse motivo há a necessidade dos microempreendedores terem um plano básico e um projeto de investimento.
Conheça os 7 passos simples para montar um bom plano de negócios
1. Descrição do Negócio
É preciso começar com as informações básicas da empresa que devem incluir sua visão corporativa, quem é a empresa, o que a mesma vai oferecer aos clientes, valores, qual o mercado ideal e porque a sua a ideia de negócio é viável.
2. Nichos do mercado desejado
É uma das partes mais importantes e deve levar em conta o tamanho atual e as tendências do mercado.
Uma vez definido o nicho, descrevê-lo por geografia, o tamanho da empresa, organização empresarial, estilo de vida, sexo, idade, ocupação e outras características necessárias para retratar as empresas ou consumidores que provavelmente compre seu produto ou contrate seu serviço.
3. Posicionamento de negócios
Isso constitui a identidade da empresa no mercado: é a maneira pela qual você deseja que o mercado e a concorrência percebam seu produto ou serviço.
4. Concorrência
Isso indica se os produtos e serviços são adequados para o ambiente competitivo. Você deverá mostrar que entende o setor e está preparado para enfrentar alguns dos obstáculos que a empresa pode encontrar.
Descreva brevemente as principais empresas da competição. As avaliações devem incluir comentários sobre as maneiras pelas quais eles se encontram e não as necessidades dos clientes.
Explique por que você acha que sua empresa pode obter uma participação nesse mercado.
5. Custo de Produção e Desenvolvimento
Nesta parte, o orçamento entra em ação. Deve incluir o custo do projeto do protótipo e os custos de sua produção no caso de produtos. Em termos de serviços, você deve arcar com os custos de consultoria, treinamento, preparação de material, etc.
Certifique-se de incluir o trabalho. Ao planejar os custos, forneça um plano de contingência que mencione o que aconteceria se houvesse problemas, como atrasos, dificuldades em cumprir os padrões da empresa, erros, etc.
6. Vendas e Marketing
Descreva a estratégia e as táticas que você usará para fazer com que os clientes comprem seus produtos ou serviços. Vendas e marketing são os elos fracos em muitos planos de negócios, por isso é importante que você gaste o tempo que precisar e invista nessas estratégias.
Uma seção de vendas e marketing bem preparada pode servir como um roteiro. Também garante aos investidores em perspectiva que você tem um plano viável e os recursos necessários para promover e vender seus produtos e serviços.
7. Equipe
Uma boa equipe de gerenciamento é capaz de ter uma ideia, mesmo que muito simples, e fazê-la ter sucesso. Esta seção do plano de negócios refere-se ao endereço da empresa que deve mostrar claramente que a equipe formada vale à pena.
É essencial que cada membro tenha o talento e experiência relevante para o negócio