Trabalhar com estratégias digitais é fundamental para melhorar o desempenho do seu negócio. Essa é uma forma de pequenas empresas se destacarem e conquistaram vantagem competitiva.
Ao mesmo tempo, atraem clientes por meio de diferentes ações, especialmente o marketing direto.
Você pode até achar que essa é só mais uma conversa que traz pouco resultado. No entanto, quando realizada de maneira fundamentada, é capaz de aumentar as vendas, fortalecer a reputação da marca e atingir um patamar mais elevado para o negócio.
Tem dúvidas sobre essas afirmações? Veja neste post por que vale a pena investir nessa estratégia e como isso vai ajudar sua empresa a alcançar o sucesso.
- A importância do investimento em estratégias digitais
- O marketing direto como alternativa
- A interação com outras marcas para aumentar o alcance
A importância do investimento em estratégias digitais
Uma estratégia digital é um plano amplo que define as ações a serem tomadas para alcançar os objetivos traçados. Eles podem ser: melhorar a reputação do negócio, aumentar as vendas, atrair clientes etc.
A partir dessa delimitação, sua empresa investe nas diferentes alternativas online para elevar sua competitividade.
Essas ações estão inseridas no conceito de marketing digital, que abrange canais e atividades online.
Tudo depende do seu público-alvo e persona. Além disso, a realização de testes direciona as ações e ajuda a determinar o que dá certo para o seu caso. Por isso, a comunicação é personalizada e direcionada à persona.
O investimento nessas estratégias dá tão certo que 95,3% das agências informam prestar serviços de marketing digital, segundo o estudo Panorama de Agências Digitais 2019. Aquelas que adotam o marketing de conteúdo captam até 13,6 vezes mais leads.
Por sua vez, a pesquisa Content Trends: tendências do marketing de conteúdo 2018 mostrou que 98,9% das pessoas consomem conteúdo online. As empresas que adotam essa estratégia digital têm 2,6 mais visitas e 3,7 mais leads.
Por isso, 58% pretendem terminar o ano de 2019 com aumento no investimento em marketing de conteúdo.
O marketing direto como alternativa
O marketing direto é uma estratégia que nasceu do modelo tradicional, mas hoje inclui ações digitais e personalizadas. Por isso, foca as necessidades dos clientes e o bom relacionamento com o público-alvo.
Desse modo, é possível aumentar a fidelização e a receita média por cliente.
Os objetivos, aqui, dependem das demandas do seu negócio. Existem várias possibilidades, como aumento das vendas, melhoria do reconhecimento da marca, geração de leads, criação de um relacionamento personalizado e mais.
Qualquer que seja sua proposta, podem ser adotadas várias estratégias no âmbito digital. Algumas das principais estão listadas abaixo.
1. Redes sociais
Ao optar por essa estratégia digital, você aumenta a divulgação da marca e o engajamento com os consumidores. O alcance de bons resultados também é importante, porque, pelos dados obtidos, você entende melhor o comportamento do consumidor, seus hábitos de consumo e preferências.
2. E-mail marketing
O modelo novo da antiga mala direta é uma estratégia que traz bons resultados no que se refere a criar relacionamento e engajar clientes. O ponto positivo é a aceitação do público, já que ele fornece seu endereço de e-mail. Assim, o contato é menos invasivo.
Também é importante fazer testes A/B e mensurar os resultados. Assim, é possível saber quantos e-mails foram disparados e o número de pessoas que receberam, visualizaram e clicaram no e-mail. Com as informações, você realiza os ajustes necessários.
3. Cupons virtuais
O objetivo dos cupons é oferecer crédito ou descontos aos clientes. A dica é oferecer algo valioso, que incentive uma nova compra.
Um exemplo claro de como os cupons virtuais são usados são os app iFood e Uber Eats. Eles oferecem o desconto como forma de atração. Por sua vez, Burger King e McDonald’s oferecem valores mais baixos nos produtos para fidelizar o consumidor.
Ainda existe o Outback, que incentiva a realização de uma pesquisa para o cliente ganhar um aperitivo.
A interação com outras marcas para aumentar o alcance
Seu negócio também pode contar com parcerias estratégicas para aumentar a divulgação dos produtos ou serviços. Isso é feito a partir da interação com outras marcas.
Elas podem ser do mesmo setor ou de segmentos correlatos. Veja alguns exemplos!
4. Guest post para o blog
A proposta é ter um artigo escrito por um autor convidado. Por exemplo, sua empresa produz o conteúdo a ser postado no site da outra marca. Isso aumenta a credibilidade perante os usuários, porque um especialista fala com o público. Ao mesmo tempo, a outra parte passa a se tornar referência.
5. Divulgação cruzada nas redes sociais
As vendas cruzadas são uma estratégia em que você sugere produtos ou serviços complementares a partir da compra. Por exemplo, se for adquirida uma passagem aérea, você pode ofertar o hotel. No caso da divulgação para redes sociais, a ideia é a mesma.
6. Venda de serviços em parceria
O marketing de parceria consiste em duas ou mais empresas com públicos iguais unirem esforços em torno da mesma estratégia. Assim, produtos ou serviços complementares são oferecidos com o objetivo de gerar mais vendas e conquistar clientes.
7. Troca de serviços por divulgação
Nesse caso, você faz uma parceria com um influencer, por exemplo, e oferece seu produto ou serviço para garantir sua divulgação. Como atinge um grande número de pessoas de uma só vez, tende a trazer bons resultados.
Agora você já sabe o que fazer para suas estratégias digitais darem certo. Então, que tal seguir as dicas para melhorar o desempenho do seu negócio? Lembre-se das dicas e veja os resultados aparecerem.
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Esse artigo foi escrito pela equipe da Ingage Digital.