As empresas devem pensar em métodos eficientes para ficarem próximas do cliente. Um dos caminhos é desenvolver um aplicativo, onde os produtos e serviços estejam disponíveis para consulta e compra, além de outras funcionalidades que sejam úteis, como notificações.
Hoje, os apps estão ao lado do usuário, instalados em smartphones ou tablets. Por isso, é fundamental criar plataformas que tragam bons retornos. A concepção do aplicativo deve ter como base a finalidade da plataforma para a empresa e a relevância para o cliente. Caso contrário, o app pode não ter bons resultados.
Selecionamos algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento de um aplicativo e agregar valor para empresas. Confira!
Estude a proposta do aplicativo
Antes de começar o desenvolvimento do app, o responsável deve saber qual será o objetivo da plataforma e a viabilidade do programa. A partir disso, ele saberá de forma inicial as demandas do projeto, o que precisará ser implantado na aplicação e os custos de desenvolvimento do app.
No mercado, existem apps para diversas finalidades: cuidar da saúde, pedir comida, gerenciar redes sociais, acessar conta-corrente, entre outros serviços. Pensando nisso, o app do negócio deve ser útil e gerar usuários, diminuindo os riscos de desinstalação após alguns dias.
Separe investimentos para o app
A criação e manutenção de um aplicativo requer um bom investimento, principalmente para obter retornos satisfatórios da plataforma. É fundamental colocar os custos com o desenvolvimento do app na planilha de gastos do negócio ou da empresa.
Pode parecer um processo simples, mas é necessário incluir os custos a longo prazo e pensar no investimento de novas tecnologias para o app no futuro.
Escolha um bom desenvolvedor
Ainda na fase de estruturação, o auxílio de um desenvolvedor ou empresa de tecnologia especializada fará uma grande diferença ao projeto. Com base no objetivo do aplicativo, os profissionais, junto à empresa, farão o desenho do app, levando em conta o caminho feito dentro da plataforma.
Cabe ao profissional esquematizar o aplicativo com todos os componentes, gerando um programa de uso fácil e seguro. Além disso, garantir que o programa tenha um bom funcionamento para o usuário desde o lançamento do app.
Leve em conta a finalidade do programa
Quer fazer um app para vender os produtos do seu negócio? Durante o desenvolvimento do app, soluções de pagamentos e ferramentas de e-commerce precisam ser incluídas no projeto. Desse modo, os usuários verão o catálogo de itens disponíveis e podem finalizar compras diretamente pelo app.
Além disso, as plataformas de pagamento que serão integradas precisam ser seguras, para que os documentos e dados bancários do usuário fiquem protegidos. Verifique junto ao time de desenvolvedores a implementação das melhores funcionalidades.
Avalie layout e funcionalidade do app para o usuário
Um fator decisivo para que o usuário veja no aplicativo uma solução para o cotidiano está na usabilidade da plataforma. Quando o app possui um menu desorganizado ou informações de difícil acesso, a tendência é que o usuário desinstale o aplicativo e procure outra solução.
Na fase de desenvolvimento do app, é importante aplicar conhecimentos na área de design, principalmente em duas ramificações: UI (User Interface) e UX (User Experience). O primeiro está ligado à interação do usuário com a plataforma, já o segundo, à experiência e sentimentos do cliente com o programa.
Portanto, não adianta lançar um app que responda apenas às necessidades da empresa. Cabe ao projeto envolver o cliente final em todas as suas fases. Um app agradável e de fácil usabilidade pode trazer um retorno maior.
Realize manutenções frequentes no aplicativo
Após o lançamento do app, os responsáveis precisam acompanhar o funcionamento da plataforma e, caso necessário, efetuar as manutenções para um funcionamento adequado. Assim, o aplicativo terá menos problemas com instabilidade ou perda de usuários.
Os itens de segurança devem estar sempre atualizados, para proteger os dados de usuários e o aplicativo como um todo. Fique atento às manutenções!