Ao iniciar um negócio, encontrar uma boa ideia é metade da batalha. A outra metade é a questão financeira. Uma grande ideia de negócio com capital zero não significa que seu caminho para o empreendedorismo acabou.
Existem muitas maneiras de começar um negócio sem dinheiro. Na maioria dos casos, tudo o que você precisa é de uma mentalidade empreendedora: paciência, trabalho duro, criatividade e vontade de testar coisas novas.
Como abrir um negócio sem dinheiro
Desde validar sua ideia até ganhar seu primeiro real, aqui está o plano para iniciar um negócio sem dinheiro: Encontre uma ideia de negócio gratuita. A primeira etapa de iniciar um negócio é desenvolver uma ideia. Se você não tiver certeza do que poderia ser, aqui estão seis ideias criativas de negócios que você pode começar sem dinheiro.
Venda seus serviços
A maneira mais fácil de começar um negócio sem dinheiro é vender seus serviços. Mesmo que você não domine uma área específica, ser melhor do que a média das pessoas em alguma coisa significa que você pode iniciar um negócio que as ajude. Então, comece olhando para as coisas que você sabe fazer melhor do que a maioria das pessoas. Empacote esse conjunto de habilidades em um serviço, como:
- Escrita freelancer;
- Assistente virtual;
- Marketing de mídia social;
- Serviços de faz-tudo.
Como você ainda não tem capital, comece com as coisas que tem, como experiência, conhecimento, habilidades e recursos que possui. Esses são os melhores investimentos que você pode fazer com R$0,00.
Valorize seu tempo. Pessoas ocupadas geralmente pagam uma taxa por hora para que outra pessoa faça tarefas que não querem ou não têm tempo para fazer. Isso inclui trabalhos como:
- Limpeza;
- Babá de crianças ou animais;
- Passear com cães;
- Compras pessoais;
- Lavagem de carro.
Muitos empreendedores descartam essas ideias de pequenos negócios porque temem ganhar um valor muito baixo. Mas as empresas baseadas em serviços podem ser lucrativas. Alguns escritores freelancers ganham seis dígitos anualmente dentro de dois anos de administração de seus negócios.
Dropshipping
O dropshipping é um modelo de negócios popular para empreendedores que desejam iniciar um pequeno negócio sem dinheiro. Basta criar uma loja on-line e escolher um fornecedor dropshipping como DSers ou AliExpress.
Quando um pedido é feito, sua plataforma de comércio eletrônico encaminhará as informações do pedido ao seu fornecedor. É o trabalho deles escolher, embalar e enviar o pedido ao seu cliente.
A melhor parte do dropshipping é que você pode começar com um orçamento minúsculo. Em vez de comprar o estoque antes de vendê-lo e armazená-lo em um depósito caro, os fornecedores só cobrarão pelo estoque quando você o vender. Comece com uma avaliação gratuita e, em seguida, escolha um plano que lhe dê maiores possibilidades.
Impressão sob demanda
O mercado global de produtos personalizados é estimado em US$38 bilhões. Aproveite essa oportunidade, mesmo que não tenha dinheiro adiantado para investir em estoque, com um negócio de impressão sob demanda.
A impressão sob demanda é o processo de rotular produtos de marca própria como sacolas, camisetas ou bonés e vendê-los por encomenda. Fornecedores imprimirão seus designs no estoque, enviarão ao cliente e cobrarão pelo serviço depois que você receber o dinheiro do cliente.
Assim como o dropshipping, há custos mínimos associados ao início desse tipo de negócio, já que você só pagará pelo estoque quando um cliente fizer o pedido. Também não há custos de armazenamento para enfrentar usando o modelo de impressão sob demanda, tornando-o uma opção valiosa se você deseja iniciar um negócio sem dinheiro.
Vender produtos digitais
Os produtos digitais são algo que você pode criar e vender com apenas uma conexão com a Internet, tornando-os uma excelente maneira de iniciar um negócio online sem dinheiro. Comece identificando uma área na qual você tem mais conhecimento do que a média das pessoas.
Em seguida, faça uma pesquisa on-line para ver com quais problemas as pessoas do seu nicho de conhecimento estão enfrentando. Empacote sua solução em um produto digital, como:
- E-books;
- Cursos on-line;
- Planilhas ou modelos.
A beleza dos produtos digitais é que eles são escaláveis. Crie-os uma vez e venda-os várias vezes em plataformas como Shopify usando o aplicativo Digital Downloads. Não é de admirar que tantos empreendedores usem produtos digitais como forma de obter renda passiva.
Torne-se um influenciador de mídia social
A palavra “influenciador” ganhou vida própria na última década. Mais pessoas estão ganhando dinheiro através da mídia social do que nunca. Só é preciso paciência, conhecimento de mídia social e conteúdo interessante para compartilhar – três coisas que podem ser feitas gratuitamente.
Comece construindo sua presença na mídia social em uma plataforma popular, como Instagram ou TikTok. Mas não comece com vendas pesadas ainda. Os seguidores podem ser monetizados quando sabem, gostam e confiam no que você tem a dizer. Isso leva a oportunidades mais tarde para ganhar dinheiro através de:
- Marketing de afiliados: Promova produtos de suas marcas favoritas e ganhe uma porcentagem de comissão quando seus seguidores os comprarem;
- Blogando: Venda espaço publicitário, publique conteúdo patrocinado e promova produtos digitais por meio de seu blog;
- Vendendo mercadoria: Adicione o nome da sua marca, logotipo ou slogan à mercadoria. Seguidores leais pagarão para usá-lo;
Os empresários têm usado essa rota para levantar dinheiro para um negócio baseado em produtos.
Escreva um plano de negócios
Um plano de negócios é o modelo de como você expandirá seus negócios. O conteúdo do seu dependerá do modelo de negócios de baixo custo que você escolheu. Mas geralmente inclui:
- Descrição da Empresa: Uma visão geral da empresa que você está prestes a abrir, incluindo o modelo de negócios e a estrutura legal.
- Pesquisa de mercado: Inclua dados demográficos que seu mercado-alvo compartilha. Por exemplo, você venderá diretamente ao consumidor ou por meio de atacadistas? Como isso se compara aos concorrentes?
- Produtos e serviços: Você vai ganhar dinheiro vendendo um desses. Explique o que é o produto ou serviço e por que as pessoas o comprarão.
- Estratégia de marketing: Explique como você promoverá sua empresa para atingir seu mercado-alvo, seja por meio de mídia social, publicidade ou marketing por e-mail.
- Logística e plano de operações: Como você pretende colocar seu produto ou serviço nas mãos de seus clientes pagantes? Podem ser fornecedores de dropshipping, empresas terceirizadas de logística ou você mesmo imprimir etiquetas.
- Plano financeiro: Detalhe como você pretende ganhar e gastar dinheiro. Inclua suas necessidades financeiras, custos e despesas, balanço e projeções de fluxo de caixa.