A indústria é um dos principais setores econômicos do Brasil, representando 21% do PIB, 51% das exportações, 68% da pesquisa e desenvolvimento da iniciativa privada e 30% dos impostos federais.
Para se ter uma ideia da importância da indústria na economia brasileira, todo dia 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria, data especial para esse setor que tanto gera riqueza ao país.
Diante da crise econômica, e apesar da lenta recuperação da economia brasileira, o setor industrial não deixou de crescer. De acordo com o IBGE, esse crescimento foi de 3,6% entre 2017 e 2018.
Parte desse crescimento se deve a medidas tomadas pelo setor. Dentre elas, a adoção de estratégias online como uso das lojas virtuais. Esse é o chamado modelo D2C (Direct to Consumer), em que a indústria vende diretamente ao consumidor final
Tanto que o mercado de e-commerces mercado vem ganhando cada vez mais força no Brasil. O comércio eletrônico rendeu R$ 69 bilhões em 2018, 15% a mais que 2017 quando o faturamento foi de R$ 59,9 bi, de acordo com pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Aproveitando essa oportunidade de escapar da crise e garantir as vendas, muitas indústrias buscaram entrar no comércio eletrônico e uma das plataformas mais usadas ultimamente é o marketplace.
Marketplace é uma espécie de “shopping virtual”, no qual os vendedores de diversas empresas disponibilizam seus produtos, segmentando de acordo com a categoria das mercadorias.
A expansão no número dos marketplaces é significativa. Eles passaram de 7,4 mil para 14,2 mil lojas no Brasil em 2017, um aumento de 90% segundo pesquisa da Precifica.
Pensando no potencial dessas plataformas, separamos dicas especiais para alavancar as vendas com elas.
Vantagens de investir em marketplaces
Dentre os benefícios do marketplace, detalhamos abaixo as principais razões de usar essa plataforma para alavancar suas vendas:
Gestão simplificada
Em grande parte das lojas, sejam físicas ou digitais, fazer o gerenciamento do estoque, pedidos e entregas pode ser algo complexo.
Mas, as plataformas de vendas marketplace possibilitam ao vendedor integrar toda gestão dos produtos, facilitando os processos e o controle de suas operações.
Pronta para vender
Uma plataforma Marketplace oferece toda infraestrutura e as ferramentas necessárias para o lojista vender, fazer a gestão de recebimentos e etc.
Maior visibilidade
Os marketplaces permitem que seus produtos sejam vistos por um grande número de usuários devido ao bom posicionamento dessas plataformas nos sites de busca.
Além disso, a plataforma estimula a disputa de diferentes empresas pelo mesmo produto, possibilitando a competição de pequenas empresas com as gigantes do varejo.
Menor investimento
Os custos para colocar uma empresa numa plataforma Marketplace são menores que as lojas virtuais próprias.
Isso acontece porque o vendedor não tem despesas com o desenvolvimento de uma plataforma específica para a venda, hospedagem e manutenção da loja virtual que tomam uma boa fatia do investimento.
Dicas para alavancar suas vendas no marketplace
1 – Faça uma boa apresentação dos produtos
Na hora da apresentação dos produtos, cada detalhe é fundamental.
Por isso, em um mercado altamente competitivo como os marketplaces, um erro pode custar a relevância do anúncio.
Coloque imagens de alta qualidade do produto, com descrições completas, características e todas as informações técnicas.
2 – Seja competitivo nos preços
Com um grande número de empresas vendendo o mesmo produto, os clientes procuram dois diferenciais: preço e qualidade.
Por isso, o lojista precisa praticar preços competitivos para conseguir vender seu produto.
Uma das formas de ter êxito nessa estratégia é monitorar a concorrência.
Com essas informações, é possível estabelecer valores para o produto ser competitivo no mercado, considerando todas as despesas e sem prejudicar a margem de lucro do vendedor.
3 – Tenha atenção com o frete
O frete é essencial para manter o produto competitivo nas plataformas marketplace.
Quando o consumidor acessa o anúncio de um produto, além do preço e qualidade, ele observa o preço do frete.
Altas tarifas de entrega fazem com que as pessoas deixem de comprar a mercadoria.
Uma dica interessante é montar uma tabela que leve em consideração os prazos e o frete da concorrência para o anúncio ser competitivo e chamar a atenção do consumidor.
4 – Atente-se as datas sazonais
Datas sazonais são dias comemorativos como natal, páscoa e carnaval.
Mas, existem outras datas importantes e específicas para determinados segmentos da economia.
Esses períodos costumam ser uma grande oportunidade para alavancar as vendas no comércio e a visibilidade da sua marca.
Por isso, veja quais datas sazonais são as melhores e mais adequadas para sua empresa vender mais.
Por exemplo, se você possui uma empresa de ferramentas, pode usar datas como o dia da indústria para fazer uma campanha de vendas, pois seu público alvo pode estar mais propenso a comprar do que em outras datas.
5 – Escolha uma boa plataforma de venda
Nem todas as plataformas marketplace vão alavancar suas vendas rapidamente.
Portanto, é necessário escolher uma plataforma de qualidade.
Para isso, vale fazer uma avaliação de qual marketplace o seu público-alvo mais acessa e os que podem estar ascensão entre seu nicho de mercado.
Com esses dados é possível escolher a plataforma ideal para agregar mais valor à sua marca, mantendo o foco somente nas melhores opções.
Use o marketplace para aumentar suas vendas
A plataforma marketplace é uma excelente ferramenta para alavancar seus resultados.
Nesse tipo de loja virtual é possível ter uma concorrência direta entre empresas de pequeno, médio e grande porte no mesmo produto.
Além disso, a empresa terá mais visibilidade, devido a essas plataformas já terem um bom posicionamento no Google.
Portanto, escolha um marketplace que seja adequado ao seu público-alvo, levando em conta a margem de lucro e a quantidade de pessoas interessadas nos seus produtos.
Um exemplo de marketplace é o Soluções Industriais, uma plataforma B2B focada no setor industrial que tem como objetivo facilitar o contato das indústriais com seus potenciais clientes. A plataforma tem meio milhão de acessos por mês, sendo a principal do segmento. Para saber mais sobre o Soluções Industriais e como revolucionar suas vendas com esse marketplace, visite o site.