2023 está batendo na porta e com isso muitos já estão buscando se programar buscando por tendências do mercado, e sem dúvidas sempre podemos contar com as oportunidades do mercado de afiliados.
Para quem busca empreender, sem sair de casa e sem necessariamente investir um grande montante de dinheiro, o mercado de afiliados tem se tornado cada vez mais atrativo.
Em suma, nada mais é do que utilizar a sua influência online para fechar parcerias ou vender produtos e serviços de terceiros.
Sem dúvidas que você precisa de um bom funil de vendas, tanto para criar a sua audiência quanto para convencê-los a seguir as ações recomendadas por você.
Estima-se que a indústria global de afiliados vale mais de $17 bilhões de dólares. Por que não buscar uma pequena fatia, não é mesmo?!
Se você ainda tem dúvidas sobre as oportunidades do mercado de afiliados, quer saber mais sobre a performance por indústria, o que tem funcionado para os principais players e mais, confira o conteúdo abaixo.
O que é o mercado de afiliados?
Se você ainda não sabe, a função de afiliado consiste na divulgação de campanhas de diversos anunciantes, na intenção de promover seus produtos ou infoprodutos. De forma resumida, o afiliado ganha uma comissão em dinheiro a cada venda concluída.
O bacana desta área é que é possível gerenciar seus próprios horários, locais de trabalho e estratégias de divulgação, de forma a escalar consideravelmente os ganhos no fim do mês.
Quais são as oportunidades no mercado de afiliados?
Você deve estar se perguntando, quais são as oportunidades que este mercado oferece? Como consigo começar?
Confira abaixo 4 dicas importantes que todo empreendedor do mercado de afiliados deve considerar para ter sucesso.
1. Mercado favorável ao empreendedorismo
Se em 2021 houve um recorde de abertura de micro e pequenas empresas, segundo o SEBRAE, em 2022 podemos esperar a continuação dessa tendência. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021 foram 2,1 milhões de novos negócios, ou seja, um crescimento de 35% em comparação ao ano anterior.
A pandemia fez com que muitas pessoas investissem em seus próprios negócios para ter renda. Consequentemente, tivemos o aumento de diversos tipos de negócios, principalmente e-commerces.
E isso é uma ótima notícia para quem é afiliado porque quanto mais lojas querendo vender, mais oportunidades existem para o marketing de afiliados em 2023.
2. Tendência do Home office
Durante a pandemia, o home office foi a única opção possível para diversas empresas, mas esse comportamento impactou significativamente a vida dos funcionários. Muitos preferem se manter neste modelo de trabalho, mesmo com o fim da pandemia.
Por isso, se você busca uma alternativa para trabalhar de casa, o marketing de afiliado tem tudo a ver, já que é possível fazer tudo pelo computador ou pelo celular. Esse é mais um dos motivos que coloca a área em evidência em 2022.
3. Importância de trabalhar com nichos
Se você chegou até aqui já deve ter percebido que trabalhar com marketing de afiliação tem diversas vantagens, mas é importante ser realista: os resultados são obtidos através de estratégias e técnicas de divulgação.
É importante definir alguns pontos antes de começar e provavelmente o mais relevante deles seja o nicho. Ou seja, a área que você vai escolher trabalhar, como alimentação, educação, pets, moda, beleza etc.
É primordial ter isso em mente porque os produtos anunciados podem exigir estratégias de venda diferentes, assim como um público-alvo distinto.
Imagine que você vai divulgar seus links nas suas próprias redes sociais, em que você produz conteúdo sobre vida fitness.Talvez, se escolher divulgar uma marca de salgadinhos e bolachas recheadas não faça sentido, certo? Porque provavelmente esses produtos não vão ter aderência ao seu público.
iGaming
Um mercado com potencial tão grande quanto o mercado de afiliados tem tudo para ser a tendência em 2023.
Estima-se que as casas de apostas esportivas movimentaram mais de R$10 bilhões de reais no Brasil em 2021.
E a expectativa é ainda maior para 2023 com a possibilidade de regulamentação da atividade.
Casas de aposta estão apostando alto no Brasil. Fazer aposta na Bet365 por exemplo nunca foi tão fácil e “comum” no Brasil. O interesse por essa casa cresceu mais de 400% só em 2022.
Outra empresa que têm apresentado cada vez mais destaque, sendo patrocinadora principal de 2 dos maiores times de futebol do Brasil, o Atlético MG e o Fluminense, é a Betano.
4. Plataformas confiáveis de afiliados
Já existem no mercado diversas plataformas de afiliação, tanto focadas em produtos digitais, como físicos. É provável que você já até conheça algumas delas, já que o ramo tem se destacado nos últimos anos.
No entanto, é importante conhecer profundamente a plataforma ou empresa que você está se cadastrando, deixando seus dados e dedicando suas horas de trabalho. Infelizmente, não são todas as empresas que se comprometem com o pagamento e atendimento de seus afiliados.
Conclusão
O mercado de afiliados promete movimentar bilhões de reais em 2023.
Para participar desse movimento, não é necessário ter uma empresa já consolidada, experiência, nem milhares de reais.
O mais importante é estudar muito, buscar por indústrias e parceiros que trabalham neste modelo, fortalecer o seu pitch de vendas, e crescer a sua influência na internet.
Independente do canal que você trabalha, se é Facebook, Instagram, TikTok ou um blog, você provavelmente consegue monetizar a sua audiência através do mercado de afiliados.