4 dicas de como usar as redes sociais para atrair clientes para o seu negócio

Atrair clientes para o seu negócio vai muito além do que construir um site de vendas online. Para se destacar na internet, é necessário investir em diferentes estratégias de marketing digital e uma delas é a utilização das redes sociais. 

As redes sociais são uma ferramenta extremamente importante tanto para pequenas quanto grandes empresas. 

Isso porque os consumidores possuem contas nas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook, Twitter e assim por diante. 

Inclusive, para que você compreenda a importância da estratégia, existem mais de 4,7 bilhões de pessoas conectadas à internet e muitas delas utilizam as redes sociais.  

Com esse número se tornando maior a cada dia que passa, promover seu negócio nas mídias sociais pode aumentar significativamente seu alcance. 

Além de utilizar as plataformas para gerar conhecimento e leads — que podem se tornar clientes, e é isso que você deve querer —, você também pode utilizá-las para construir reputação para sua marca, fidelizar clientes e, finalmente, aumentar suas vendas. 

Por esse motivo, neste artigo, daremos algumas dicas importantes de como usar as redes sociais para atrair clientes para a sua empresa. Confira! 

Dicas para atrair clientes com as redes sociais

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Aqui está a nossa lista com as principais dicas para quem deseja atrair clientes através das redes sociais. 

1. Invista em tráfego pago

A melhor forma de alavancar as mídias sociais é por meio de anúncios pagos, pois você pode alcançar um público maior e aparecer mais nos feeds das pessoas.

Recentemente, o alcance orgânico vem caindo continuamente devido aos novos algoritmos de mídia social. Ao pagar para aumentar a probabilidade de as pessoas verem seu conteúdo, isso levará a mais vendas e reconhecimento da marca. 

Embora você possa investir em anúncios pagos em outras redes sociais, o Facebook possui as ferramentas mais extensas e também é super fácil de usar! Ele permite que você impulsione suas postagens para aumentar um dos quatro objetivos:

1. Alcance;

2. Engajamento;

3. Impressões;

4. Cliques.

Você pode até personalizar a localização alcançada, quanto deseja gastar, o público-alvo e até os interesses do público. 

Inclusive, quando você estiver navegando em seu próprio feed de notícias de mídia social, encontrará anúncios pagos de outras empresas.

Seja através de fotos, vídeos ou até stories, o tráfego pago é eficaz e definitivamente vale o investimento!

2. Trabalhe com influenciadores

Embora seja importante construir seus próprios seguidores sociais, muitas empresas também estão fazendo uso de influenciadores para aumentar suas vendas, estratégia conhecida como marketing de influência

Os influenciadores de mídia social são pessoas que têm um grande número de seguidores engajados. Hoje em dia, as pessoas confiam muito nos influenciadores, especialmente quando eles indicam produtos, serviços ou empresas. 

Isso cria uma enorme oportunidade para as empresas alcançarem novos públicos e influenciarem consumidores, como millennials e geração Z. 

Para aproveitar isso, encontre influenciadores que correspondam ao seu setor e tenham seguidores que se interessem pelo seu produto/serviço.

Peça que promovam sua marca postando sobre seu produto/serviço e dando avaliações honestas em troca de códigos de desconto especiais, amostras grátis ou pagamento em dinheiro. 

Isso ajudará a aumentar o reconhecimento da sua marca para seus seguidores em massa e comprovadamente aumentar as vendas. 

3. Transforme os clientes em embaixadores da marca

Além de influenciadores, você também pode usar pessoas reais para promover seus produtos. Para ter uma presença de mídia social bem-sucedida, as pessoas precisam estar falando e compartilhando sobre você. 

Use seus clientes mais apaixonados para falar sobre suas experiências e promover seus produtos em troca de brindes ou descontos. 

Você pode até usar um programa de embaixador da marca, onde você dá aos seus clientes fiéis códigos de especiais e os recompensa com descontos sempre que alguém usa seu código de referência para comprar um item. 

4. Conheça seu mercado-alvo e qual plataforma eles usam

Como existem muitas plataformas de mídia social por aí, como você sabe quais usar e qual conteúdo criar ou postar para cada uma delas? 

Aqui estão algumas dicas gerais:

  • O Facebook geralmente é usado por todos, mas os principais usuários são especialmente um público mais velho. O conteúdo deve ser mais longo em termos de vídeo e legendas, pois é uma plataforma forte para contar histórias.
  • O público do Instagram é composto principalmente por millennials e um mercado mais jovem. O conteúdo deve girar em torno de imagens e histórias estéticas. 
  • O Pinterest é ótimo para fornecer informações mais detalhadas sobre produtos e dicas, por exemplo, receitas, etc. 
  • O Twitter é conhecido por mensagens curtas, geralmente atualizações por meio de um tweet.
  • O LinkedIn é usado para profissionais de negócios e tem foco principalmente para contratação.
  • O YouTube é para vídeos longos, informativos e divertidos.
  • O TikTok  é onde você pode liberar o lado criativo da sua marca com vídeos menores. 

Conclusão

As redes sociais são uma grande sensação e atrai milhares de pessoas em todo o mundo. Com isso, elas se tornam ótimas opções de ferramentas para que as marcas consigam clientes.

No entanto, para usar efetivamente as plataformas, você precisa entender sua marca e em qual plataforma seu público-alvo está. Só assim você poderá escolher a melhor opção para usar e criar um conteúdo exclusivo e relevante para ela.

Por exemplo, as marcas de moda se concentram mais no Instagram do que no Facebook, enquanto os serviços podem priorizar o Facebook. 

Ao priorizar e investir na plataforma certa para atingir o público certo, a probabilidade de suas vendas aumentarem é maior à medida que você alcança as pessoas certas. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas ajudem a atrair mais clientes para o seu negócio!