É quase impossível negar que qualquer negócio precisa vender para manter a marca ativa, independente se atua com revenda de produtos importados, equipamentos eletrônicos, dentre diversos outros.
Por isso, é importante pensar na fidelização de clientes na sua empresa a fim de obter vendas frequentes.
Contudo, alguns erros podem impedir que o consumidor se torne fiel à marca, logo, como resultado, o seu negócio pode perder clientes para a concorrência, além de obter muitos resultados negativos, tais como queda de faturamento, menor visibilidade, etc.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda a importância de investir na fidelização de clientes e quais erros evitar. Confira!
A importância da fidelização de clientes
Fidelizar o consumidor é mais do que ter vendas sendo realizadas mais de uma vez para o mesmo cliente. Ou seja, a empresa pode garantir muitas vantagens para que o seu negócio eleve de patamar.
Resumidamente, um consumidor fiel tende a comprar mais vezes com a mesma marca que atendeu suas necessidades e, desse modo, pode influenciar outras pessoas a adquirir o produto ou serviço. Nesse sentido, é possível considerar que o cliente se torna defensor da marca, o que influencia no aumento das vendas.
Com a fidelização, a marca obtém as seguintes vantagens:
- Diminui o ciclo de vendas (negociação);
- Aumenta o faturamento, bem com a lucratividade;
- Vantagem competitiva;
- Garante ter defensores da marca;
- Entre outros benefícios.
Isso significa que, se o seu negócio investe nas redes sociais com a criação de letras diferentes para o Instagram, por exemplo, o público fiel se torna defensor desse serviço.
Assim, ocorre o marketing de boca a boca, que nada mais é que uma divulgação do seu serviço, sem a necessidade de pagar por isso, pois o consumidor fará esse processo de modo natural devido à sua satisfação.
4 erros que impedem a fidelização de clientes
Agora que você já sabe a importância dos consumidores para o seu negócio, chegou o momento de conhecer os principais erros que impedem a sua marca de garantir a satisfação do público e, consequentemente, fidelizá-los. Veja a seguir!
1. Não dar importância aos feedbacks negativos
Acredite: os feedbacks negativos podem ajudar qualquer negócio a alavancar as vendas, bem como promover a satisfação dos consumidores.
Portanto, não ignore os feedbacks negativos, pois dessa maneira o gestor pode traçar estratégias para solucionar um determinado problema que aconteceu com algum consumidor. Assim, evita que o mesmo erro seja cometido e impactando negativamente na experiência de outros clientes.
2. Oferecer um atendimento ruim
O atendimento impacta significativamente no faturamento da empresa, afinal, caso o serviço prestado seja ruim, os clientes não voltarão a procurar a marca para adquirir um determinado produto.
Dito isso, não investir em treinamentos da equipe, tanto para atendimento digital em chats de redes sociais, por exemplo, quanto por meio de telefone, é um dos principais erros e deve ser evitado.
3. Dificultar que o cliente encontre informações da empresa ou produto
Outro erro muito comum é dificultar, por exemplo, a comunicação com o cliente. Uma vez que o usuário busca uma informação da empresa na internet e não encontra, a experiência será negativa e, dessa forma, tende a obter mais chances de procurar a concorrência.
Para evitar esse acontecimento, aposte em site e blog para o seu negócio, além disso, invista na criação de meta tags a fim de influenciar no posicionamento da sua página e permitir que o usuário encontre a sua marca!
Lembre-se de facilitar sempre a comunicação com o cliente, então, invista em diferentes meios de comunicação.
4. Não interagir nas redes sociais
Pode não parecer, mas a interação nas redes sociais é uma forma de manter a aproximação com o público. Não é à toa que muitas empresas apostam nesses meios para atrair, converter e fidelizar clientes.
Sendo assim, se você não usa as redes sociais para divulgar o seu negócio, bem como manter o relacionamento com o cliente, comece a utilizá-lo para influenciar na fidelização e, então, obtenha muitas vantagens como, por exemplo, ter defensores da marca.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!