3 tipos de sites para empresas

Se você tem dúvidas sobre os tipos de sites que podem ser criados para empresas, é importante que saiba que é possível criar desde site institucional até blog. Tudo vai depender da sua necessidade. 

A criação de sites é um serviço que vem ganhando destaque nos últimos anos. Inclusive, estima-se que existem mais de 1,7 bilhões de sites ativos e mais de 4 bilhões de usuários de internet

Os números acima só comprovam como é importante que as empresas tenham um site. Afinal de contas, os consumidores estão na internet e precisam encontrar o seu negócio. Caso isso não aconteça, eles escolherão o seu concorrente. 

Porém, se a sua empresa ainda não tem um site, é comum ter dúvidas sobre por qual caminho deve seguir. 

Pensando nisso, neste artigo, falaremos sobre alguns dos principais tipos de sites para empresas para que você possa avaliar se algum deles é o ideal para o seu negócio. Confira! 

Tipos de sites mais populares

Aqui está uma lista com alguns tipos de sites para empresas, juntamente com uma breve descrição de cada um deles para que você possa considerar qual é ideal para o seu negócio. 

1. Site de comércio eletrônico

Um site de comércio eletrônico é um tipo específico de site de negócios que permite transações online para que os clientes comprem seus produtos e serviços.

Sites como Amazon e Mercado Livre, por exemplo, são excelentes exemplos de sites de comércio eletrônico.

Para um melhor desempenho, os sites de comércio eletrônico devem ter recursos capazes de suportar transações online para que você possa vender produtos com facilidade. 

Esse tipo de site é ótimo para empreendedores que desejam expandir seu mercado ou reduzir custos de produção e operação. As principais plataformas de criação de sites de comércio eletrônico também facilitam a criação e a integração do seu site de comércio eletrônico às plataformas de mídia social.

Esse tipo de site geralmente inclui: 

  • Navegação amigável com filtros úteis e funções de pesquisa;
  • Um sistema de checkout funcional;
  • Botões de call-to-action;
  • Design atraente e responsivo que encoraje os visitantes a fazer uma compra na plataforma.

2. Site de negócios

Um dos melhores sites é um site de negócios, que tem como objetivo gerar leads. Se você perguntar a qualquer profissional de marketing, provavelmente descobrirá que a geração de leads é uma prioridade.

É o processo pelo qual sua empresa pode atrair clientes em potencial, despertar seus interesses em produtos ou serviços e, finalmente, levá-los ao ponto em que estejam prontos para tomar decisões de compra.

Seu site de negócios deve criar confiança e incentivar as pessoas a retornarem ao seu site. Você pode gerar leads por meio de email marketing, materiais ricos, e muito mais!

3. Blog

Os blogs, que incluem artigos, vídeos e fotos, podem ser criados tanto de forma pessoal quanto empresarial. 

Vale destacar que um blog só terá sucesso a longo prazo se você o atualizar regularmente com conteúdo útil, com o qual seu público possa se relacionar.

Portanto, ao criar o blog da sua empresa, também foque no planejamento de uma estratégia de conteúdo. 

Caso você contrate um profissional para fazer isso, certifique-se de que ele realmente conseguirá criar o conteúdo certo. Isso incluirá elementos de SEO locais para garantir que seu público-alvo encontre o seu conteúdo. 

Também é importante dizer que embora os blogs também sejam um tipo de site, eles costumam ser um complemento de outros sites. Por exemplo, você pode ter um site de negócios ou um comércio eletrônico e também ter um blog. Inclusive, é recomendável que faça isso. 

Conclusão 

Neste artigo, você conferiu quais são os 3 principais tipos de sites para empresas. Porém, existem muitas outras opções disponíveis. 

Para decidir qual tipo de site é o ideal para o seu negócio, é muito importante que você avalie não somente as opções que citados, mas também outras que possam atender melhor às suas necessidades.